A 67ª edição do Prêmio Jabuti contará com uma categoria inédita e especial: Fomento à Leitura – Rio Capital Mundial do Livro, voltada exclusivamente a ações desenvolvidas na cidade do Rio de Janeiro que promovam o interesse e o hábito da leitura.
A nova categoria busca reconhecer iniciativas de caráter social, educativo, cultural ou tecnológico, desde que inclusivas, abrangentes e voltadas à população carioca.
Podem concorrer projetos que contribuam para despertar e manter o gosto pela leitura em diferentes públicos e territórios da cidade, como: saraus; encontros com autores; rodas de leitura/literárias; clubes de leitura; bibliotecas comunitárias; campanhas; festas e festivais literários; formações (projetos de leitura na escola, capacitação de mediadores); conteúdos (revistas, jornais etc.); contação de histórias; oficinas; tecnologia e audiovisual (blogs, aplicativos, plataformas, portais, canais de vídeo, podcasts etc.).
O vencedor da categoria receberá uma estatueta especial, inspirada na nomeação do Rio como Capital Mundial do Livro pela Unesco, e um prêmio de R$ 5 mil. Será considerada na análise a realização de projeto ocorrido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, mesmo que a iniciativa tenha sido instaurada anteriormente. As iniciativas podem ser inscritas por pessoa física ou jurídica responsável legal pelo projeto.
Para participar os projetos devem ser inscritos na categoria Fomento à Leitura. As inscrições estão abertas até as 18h (horário de Brasília) do dia 15 de maio de 2025, exclusivamente pelo site: www.premiojabuti.com.br/jabuti.
Para dúvidas sobre a nova categoria, o atendimento é feito pelo e-mail: jabuti@cbl.org.br.
Outra novidade desta edição é o prêmio especial para o vencedor da categoria Livro do Ano, que, em celebração ao Ano da Cultura Brasil-Reino Unido, será contemplado com uma viagem à Feira do Livro de Londres. O autor ganhará passagem aérea, hospedagem, alimentação, credencial para o evento e uma agenda exclusiva organizada pela CBL, com encontros, palestras e ações de divulgação de sua obra. O prêmio inclui ainda a tradicional estatueta do Jabuti e R$ 70 mil.
O Prêmio Jabuti conta com 22 categorias, divididas em quatro eixos. No eixo Literatura, as categorias são: Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance de Entretenimento e Romance Literário. No eixo Não Ficção, poderão ser inscritas obras nas categorias Artes, Biografia e Reportagem, Economia Criativa, Educação, Negócios e Saúde e Bem-estar. No eixo Produção Editorial, as inscrições avaliadas serão nas categorias Capa, Ilustração, Projeto Gráfico e Tradução. Já no eixo Inovação, as categorias são: Escritor Estreante – Poesia, Escritor Estreante – Romance, Fomento à Leitura e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.
As obras vencedoras também ganharão mais visibilidade em eventos nacionais e internacionais. Para isso, as editoras vencedoras de cada categoria deverão enviar cinco exemplares físicos da obra premiada à sede da Câmara Brasileira do Livro, para ações de promoção e divulgação nos estandes e espaços de exposição da CBL.
Podem concorrer obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, com ficha catalográfica e ISBN emitidos no Brasil no mesmo período, e que não tenham utilizado recursos de Inteligência Artificial, exceto nos casos em que seu uso esteja claramente identificado como citação, exemplo, estudo, debate ou crítica.