2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico anuncia vencedores

Cuota:

5 de agosto de 2025

2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico anuncia vencedores

Cerimônia de premiação aconteceu no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo

 

A 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, que valoriza a excelência da produção científica, técnica e profissional nacional, foi realizada na noite de 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o prêmio celebrou os vencedores da 2ª edição. Confira aqui a lista completa dos vencedores.

Os autores premiados receberam a estatueta do Jabuti Acadêmico e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. As editoras das obras vencedoras também foram contempladas com a estatueta.

A presidente da CBL, Sevani Matos, ressaltou a relevância e o crescimento da premiação: “A cada edição, o Jabuti Acadêmico reafirma seu compromisso com a valorização da produção científica no Brasil. Nesta segunda edição, recebemos mais de 2 mil inscrições, o que demonstra a força e a diversidade da literatura acadêmica nacional. Reconhecer essas obras é incentivar a pesquisa, a ciência e a cultura como pilares para o desenvolvimento do nosso país.”

O curador do prêmio pelo segundo ano consecutivo, Marcelo Knobel, também celebrou os resultados: “Estamos orgulhosos com a consolidação do Jabuti Acadêmico, que, mesmo em sua segunda edição, já se destaca pela qualidade e pela importância do que propõe. Parabenizamos os finalistas, que se destacaram em suas áreas com obras relevantes. Agradeço ao conselho curador e aos 78 jurados que atuaram com dedicação para selecionar as obras vencedoras”.

A noite de celebração contou com a participação do Coral Heliópolis, do Instituto Baccarelli, com quatro arranjos clássicos de músicas brasileiras. A premiação também teve como mestre de cerimônias o Dr. Fernando Gomes, com sólida trajetória na comunicação científica. É professor livre-docente em Neurocirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), atua como neurocientista e coordena a Unidade de Hidrodinâmica Cerebral no Hospital das Clínicas. O evento também foi transmitido ao vivo pelo YouTube da CBL.

Homenagens da edição

Personalidade Acadêmica
O sociólogo José de Souza Martins foi homenageado como Personalidade Acadêmica do prêmio, em reconhecimento ao conjunto de sua obra e à sua notável contribuição para a compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos. O cientista social já recebeu três Prêmios Jabuti na categoria Ciências Humanas com os livros Subúrbio (1993), A Chegada do Estranho (1994) e A Aparição do Demônio na Fábrica (2009).

Natural de São Caetano do Sul (SP), Martins é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado, doutorado e a livre-docência. Professor titular aposentado da USP, recebeu o título de Professor Emérito em 2008.

Atuou como professor visitante nas universidades da Flórida (EUA) e de Lisboa (Portugal) e foi eleito para a prestigiada Cátedra Simón Bolívar, da Universidade de Cambridge (Reino Unido) — sendo o terceiro brasileiro a ocupar o posto —, além de se tornar fellow do tradicional Trinity Hall. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelas universidades federais de Viçosa (MG), da Paraíba e pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

Entre 1991 e 2003, em Genebra, foi representante das Américas na Junta de Curadores do Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão. Em 2002, coordenou — de forma voluntária — uma comissão especial da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, que elaborou o Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e Escravo. Desde 2015, ocupa a Cadeira 22 da Academia Paulista de Letras. É autor de 41 livros e de capítulos em 73 obras publicadas na Europa e nas Américas.

Livro Acadêmico Clássico
Durante a cerimônia, a CBL homenageou a obra Metodologia do Trabalho Científico, de Antônio Joaquim Severino, como o Livro Acadêmico Clássico do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025.

Publicado pela Cortez Editora, o livro completa 50 anos em 2025 e é referência entre estudantes universitários e docentes. Oferece fundamentos teóricos e práticos essenciais para a realização de atividades acadêmicas e científicas.

Lançada em 1975, a obra chegou à sua 24ª edição em 2024, revista e ampliada, com uma tiragem acumulada de 386 mil exemplares. Consolidou-se como um clássico indispensável no meio acadêmico brasileiro.

O título de Livro Acadêmico Clássico reconhece obras que, ao longo do tempo, mantêm sua relevância e impacto na formação intelectual e científica.

O Jabuti Acadêmico tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da CBL no YouTube e está disponível para acesso.

Mais informações e detalhes sobre o Prêmio Jabuti Acadêmico estão disponíveis no site oficial.

Categoria: 

¿Te gustó el contenido?

Comparte ahora mismo

Cuota:

Newsletter

¡Suscríbete y recibe novedades en tu email!

    CBL se compromete a respetar su privacidad, utilizaremos sus datos con fines de marketing. Puede cambiar sus preferencias en cualquier momento.

    Sigue a @cbloficial en las redes sociales

    Resumen de privacidad

    Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.