CBL realiza 6ª Jornada Profissional do Brazilian Publishers que acontece no RJ com expectativa de gerar US$ 900 mil em negócios

Cuota:

4 de junio de 2025

CBL realiza 6ª Jornada Profissional do Brazilian Publishers que acontece no RJ com expectativa de gerar US$ 900 mil em negócios

A 6ª edição da Jornada Profissional promovida pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Agencia Brasileña de Promoción de Exportaciones e Inversiones), — será realizada nos dias 11 e 12 de junho, no Rio de Janeiro, cidade nomeada Capital Mundial do Livro 2025. O evento conta também com o apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

A 6ª Jornada Profissional do Brazilian Publishers reunirá 43 editoras — 31 brasileiras e 12 internacionais — para realização de negociações de direitos autorais e conexões estratégicas com a expectativa de negócios de cerca de US$ 900 mil.

A iniciativa conta com a participação de editoras como AllBook, SPVI Books, Beti Rozencwaig, Boitempo, Cafezal, Callis, Ciranda Cultural, CLB Produções, Companhia das Letras, Editora da UNICAMP, Editora do Brasil, Editora Nacional, FTD Educação, Girassol Brasil, Ideias Brilhantes, Infinitoon, Ler Editorial, Letras do Pensamento, Liser, Lume Livros, Melhoramentos, Mil Caramiolas, Pallas Editora, Panda Books, Rua do Sabão, SENAC SP, Solisluna, Telos Editora, Viajante do Tempo, Vida & Consciência e VR Editora.

Do lado internacional, participam representantes da Associação Moçambicana de Editores e Livreiros (Moçambique), Books Agent (França), Emirates Publishers Association e Ghaf Publishing (Emirados Árabes), Enlace Editorial e Fundalectura (Colômbia), Kalem Agency (Turquia), Linden Editions (Inglaterra), Plan Provincial de Lecturas y Escrituras (Argentina), Porto Editora (Portugal), Taylor & Francis (Estados Unidos) e Vakxikon Publications (Grécia).

O evento já acumula uma trajetória bem-sucedida desde sua primeira edição, realizada em 2018 durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A iniciativa vem expandindo em alcance e resultados. Em 2020, durante a 1ª Bienal Virtual do Livro, foram gerados US$ 250 mil em vendas de direitos autorais. Em 2022, na 26ª Bienal de São Paulo, o evento ultrapassou US$ 650 mil em negócios, e em 2023, na Bienal do Rio, alcançou US$ 700 mil em novos contratos. A edição mais recente, realizada em 2024, consolidou o sucesso do programa, com mais de US$ 800 mil em negócios, representando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.

A programação de dois dias incluirá uma série de rodadas de negócios entre editoras e agentes literários, permitindo aos participantes explorar temas como venda de direitos autorais, coedições e as tendências do mercado editorial internacional. A expectativa é de que os encontros promovam não apenas negócios imediatos, mas também abram portas para colaborações futuras e ampliem a presença do conteúdo brasileiro no exterior.

“Temos um projeto maduro e consolidado, que conecta o conteúdo brasileiro a mercados relevantes no exterior e gera impacto real para as editoras participantes”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. “Ao realizarmos a Jornada durante a Bienal do Rio, reforçamos ainda mais a relevância internacional do livro brasileiro, especialmente em um momento simbólico, já que a cidade foi nomeada Capital Mundial do Livro 2025.”

Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, também destaca a importância estratégica do encontro: “A Jornada Profissional vem colhendo resultados expressivos ano após ano, ampliando o reconhecimento internacional do conteúdo editorial brasileiro e fortalecendo a presença do Brasil no mercado internacional. Estamos certos do sucesso desta edição e do potencial de negócios que será gerado”.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial. As iniciativas que contemplam as feiras internacionais do calendário com estande próprio contam, ainda, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, o MRE. Tem interesse em participar do Brazilian Publishers? Então entre em contato com a Ana Claudia Paiva por meio do e-mail: anaclaudia@cbl.org.br e realize a adesão ao Programa.

Sobre a CBL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as ações da entidade são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Conheça: https://apexbrasil.com.br/

Categoria: 

¿Te gustó el contenido?

Comparte ahora mismo

Cuota:

Newsletter

¡Suscríbete y recibe novedades en tu email!

    CBL se compromete a respetar su privacidad, utilizaremos sus datos con fines de marketing. Puede cambiar sus preferencias en cualquier momento.

    Sigue a @cbloficial en las redes sociales

    Resumen de privacidad

    Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.