O Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado em parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) — marcará presença na Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo) e na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. A participação nas duas feiras literárias promete ampliar a visibilidade da produção editorial nacional e deve gerar mais de 300 mil dólares em expectativa de negócios.
A edição da FILBo deste ano será realizada entre os dias 25 de abril e 11 de maio, com o tema “As palavras do corpo”. Já a 49ª Feira do Livro de Buenos Aires acontecerá de 24 de abril a 12 de maio, e o Brazilian Publishers estará presente nos dias profissionais do evento, de 22 a 24 de abril. As editoras que participarão das feiras são: Callis, Panda Books, Mágico de Oz, EDUSP, Mil Caramiolas, Editora da UNICAMP e Carochinha — representando a diversidade da produção editorial nacional nos encontros profissionais e nas rodadas de negócios.
Ao longo das duas feiras, as editoras brasileiras terão a oportunidade de estabelecer contatos com profissionais do mercado editorial latino-americano, negociar direitos autorais de livros e ampliar a rede de distribuição no mercado internacional.
Para Sevani Matos, presidente da CBL, participar da FILBo e da Feira do Livro de Buenos Aires é de extrema importância para o mercado brasileiro do livro. “É sempre uma alegria participar desses dois eventos. É um momento para estreitar laços com outro país da América Latina e demonstrar a força e a capacidade da literatura brasileira de dialogar com outros países do continente”.
Já Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, aponta que a diversidade nas delegações reforçam a multiplicidade do Brasil. “Essas feiras são portas para ampliar a literatura brasileira em países com culturas tão próximas à nossa. Conseguimos resultados promissores nas últimas edições e esperamos conquistar novas oportunidades para o mercado literário brasileiro”.