Lançamento do Guia ESG reforça o debate sobre sustentabilidade na Bienal do Livro de São Paulo

Cuota:

11 de septiembre de 2024

Lançamento do Guia ESG reforça o debate sobre sustentabilidade na Bienal do Livro de São Paulo

O “Guia ESG para o Mercado Editorial” foi lançado na última sexta, dia 06, durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em um evento especial no Espaço Papo de Mercado - MVB. O lançamento contou com a presença de líderes do setor, que destacaram a importância das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) para o futuro do mercado editorial, oferecendo orientações para que as empresas adotem uma abordagem mais sustentável em suas operações.

Durante a mesa "A Importância do ESG no Setor Editorial: Lançamento do Guia ESG", Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), Luciano Monteiro, vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Câmara Brasileira do Livro (CBL), e José Diego Gonzáles, coordenador da área de Ecossistema do Livro do Cerlalc, apresentaram diversas práticas sustentáveis voltadas para as organizações do setor editorial.

O Guia ESG é uma publicação voltada ao setor editorial e oferece um recurso prático para auxiliar as empresas a integrarem iniciativas ambientais, sociais e de governança em suas operações diárias. Organizado em quatro capítulos, o material aborda a sustentabilidade do mercado editorial de maneira abrangente, explorando as dimensões das três letras (ESG). Cada capítulo traz informações atualizadas e orientações claras para facilitar a implementação de ações alinhadas a esse modelo, além de incluir referências para aprofundamento nos temas.

“A sustentabilidade está cada vez mais presente em todos os segmentos da sociedade. No setor editorial, não é diferente. Com o guia, queremos ajudar as empresas e profissionais a avançarem pelo caminho da sustentabilidade. Sei que muito já é feito pelas editoras e demais empresas do setor, mas ainda há um grande espaço para evoluir na agenda ESG e alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou Luciano Monteiro.

José Diego Gonzáles reforçou a importância das ações de ESG no setor editorial: “A adoção de práticas ESG pela indústria editorial começa a ganhar relevância à medida que a sociedade exige mais responsabilidade das empresas. É extremamente valioso que a CBL ofereça ferramentas que permitam ao setor incorporar esses critérios na gestão. Embora o setor editorial seja reconhecido por seu impacto geralmente positivo, é importante lembrar que, como qualquer outra indústria, ele também causa impactos ambientais e sociais, afetando trabalhadores e suas condições laborais. Ainda que não seja comparável a indústrias como a mineração ou o carbono, a gestão do setor editorial também precisa começar a integrar práticas de ESG.”

O material oferece estratégias para que as empresas alcancem destaque no mercado, alinhando suas operações aos princípios de responsabilidade e inovação.

Clique aqui para fazer o download!

Categoria: 

¿Te gustó el contenido?

Comparte ahora mismo

Cuota:

Newsletter

¡Suscríbete y recibe novedades en tu email!

    CBL se compromete a respetar su privacidad, utilizaremos sus datos con fines de marketing. Puede cambiar sus preferencias en cualquier momento.

    Sigue a @cbloficial en las redes sociales

    Resumen de privacidad

    Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.