Esta semana está acontecendo o Encontro Anual da Agência Internacional do ISBN em Paris, na Bibliothèque nationale de France (BnF), reunindo representantes de agências de diversos países para discutir temas relevantes para o sistema de ISBN. A Agência Brasileira do ISBN está representada por Fernanda Garcia, Diretora Executiva da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que atualmente ocupa o cargo de tesoureira no Board da Agência Internacional do ISBN.
Um dos grandes destaques do evento foi o anúncio de que o Brasil sediará o próximo encontro, que acontecerá na cidade de São Paulo nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2025. Este será um marco importante para o país e reforça o papel do Brasil no cenário global do ISBN.
A organização do encontro será feita pela Cámara Brasileña del Libro, em parceria com a Agência Internacional do ISBN. Desde março de 2020, a CBL é a única instituição autorizada a emitir o registro no Brasil.
Sevani Matos, presidente da CBL, recebeu a notícia com entusiasmo: “Este será um marco importante para o país e reforça o papel do Brasil no cenário global do ISBN. O evento reunirá representantes de agências de diversos países para discutir temas essenciais para o setor, como o futuro do ISBN, inovações tecnológicas e a importância da cooperação entre as agências internacionais”.
O ISBN (Padrão Internacional de Numeração de Livro) foi criado para fornecer uma espécie de "RG" para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas.
A sequência numérica do ISBN é gerada por um sistema de registro utilizado pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo. Ela é composta de 13 dígitos que identificam o título, o autor, o país, a editora e a edição de uma obra. Esse código, reconhecido em mais de 200 países, permite o compartilhamento de metadados das obras em diferentes sistemas.
O evento atual, sediado na icônica Bibliothèque François-Mitterrand, conta com discussões sobre o futuro do ISBN, inovações tecnológicas e a cooperação entre as agências internacionais.