Com a participação de Margareth Menezes, Ministra da Cultura do Brasil, programação pré Bienal do Livro de São Paulo terá cinco mesas de debate com autoridades e representantes do Brasil e de importantes organizações internacionais
No dia 5 de setembro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), e o Ministério da Educação (MEC) promoverão o Seminário Políticas Públicas de Livro e Leitura, dedicado à discussão e promoção de políticas voltadas para a leitura, literatura, bibliotecas e a escrita. O evento será realizado um dia antes da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e conta com o patrocínio do CAF (Banco de Desarrollo de América Latina Y El Caribe).
Com a participação de Margareth Menezes, Ministra da Cultura do Brasil, o evento contará com especialistas, autoridades e representantes, que discutirão a importância das políticas de leitura na cultura e na educação. Entre os temas abordados estão os Planos de Livro e Leitura, o Movimento Ibero-americano do Livro, a Estratégia Nacional de Educação, a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Entre os participantes estão também Juan David Correa, Ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, Margarita Cuellar, diretora de Lectura, Escritura y Bibliotecas no Centro Regional para o Fomento do Libro na América Latina e Caribe (Cerlac); Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura (MinC); Raphaella Rosinha Cantarino, da Coordenação de Materiais Didáticos Ensino Fundamental II e Ensino Médio – CGMD - SEB/MEC; Nadja Cezar, secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (FNDE); e Adriana Martínez-Villalba, diretora da Biblioteca Nacional de Colombia.
Também participarão Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Antônio Donato, deputado da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP); Jeferson Assumção, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB); Karine Pansa, presidente no International Publishers Association (IPA); e Luciano Monteiro, vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
“Estamos felizes em promover esse espaço para trocar ideias e experiências, com grandes nomes do setor. O objetivo desse seminário é contribuir para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que incentivem a leitura no país - uma premissa da CBL”, pontua Sevani Matos, presidente da CBL.
“O Seminário Políticas Públicas de Livro e Leitura será um ambiente de grande relevo para o debate em torno da retomada das políticas nacionais de livro e leitura, considerando a regulamentação da Lei 13.696/2018, que institui a PNLE e dará ao MinC e ao MEC, com a participação da sociedade, a tarefa de construção do novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL). Nada mais instigante do que este evento acontecer no contexto da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que reúne todos os atores sociais das cadeias criativa, produtiva e mediadora do livro e da leitura em nosso país”, afirma Fabiano Piúba.
“Discutir e promover políticas e ações governamentais de incentivo à leitura, à escrita e, especialmente, à literatura é crucial quando se pensa na promoção da equidade educacional em um país que deseja fortalecer a educação básica”, argumentou a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt. E completou: “O PNLD, PNLE e o PNLL formam um conjunto coeso de políticas que garantem o direito à educação e à cultura, oferecendo acesso a livros e materiais de qualidade para toda a sociedade brasileira”, disse.
“É fundamental ampliarmos o acesso aos livros e às plataformas de leitura. E precisamos também potencializar o fato de que, ainda que não pareça, nossas crianças e jovens já leem, mas em outras plataformas”, finalizou.
Confira a programação do evento:
8h00 - Credenciamento e Café da Manhã de boas-vindas
9h15 - Mesa 1: Planos Nacionais do Livro e Leitura sob as perspectivas Brasil e Colômbia
Participantes:
Margareth Menezes, Ministra da Cultura do Brasil
Juan David Correa, Ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia
Sevani Matos, Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL)
10h30 - Mesa 2: Por que Planos de Livro e Leitura? - A PNLE – Lei 13696/2018 – e o novo PNLL no Brasil
Esta mesa redonda discutirá a importância dos Planos de Livro e Leitura como instrumentos fundamentais para a promoção da leitura e da escrita no Brasil, com foco na Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), instituída pela Lei 13.696/2018, e no novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Com a participação de Marília Marton, Secretária Estadual de Cultura de São Paulo; Antônio Donato, Deputado Estadual de São Paulo e autor do Projeto de Lei que institui o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo (PELLLB-SP); Lígia Jalantonio, Secretária da Cultura do Município de São Paulo; e Jefferson Assumção, Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, a mesa será mediada por Renata Costa. O debate abordará a implementação e os impactos desses planos nas esferas federal, estadual e municipal, discutindo estratégias e desafios para efetivar o acesso ao livro e à leitura como um direito de todos.
Participantes:
Marília Marton, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
José Castilho, consultor na JCastilho, consultoria em gestão de projetos na área do livro, leitura e bibliotecas e ex-secretário do PNLL e ex-secretário do PNLL
Lígia Jalantonio, Secretária da Cultura do Município São Paulo
Jefferson Assumção, Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, MinC
Renata Costa, Gestora da empresa Palavralida e ex-secretária do PNLL - mediação
11h30 - Mesa 3: O livro, a leitura e a escrita na estratégia Nacional de Educação
Esta mesa redonda explorará o papel crucial do livro, da leitura e da escrita na Estratégia Nacional de Educação do Brasil, analisando como essas ferramentas são integradas nas políticas e práticas educacionais para promover a formação de leitores críticos. Participam do debate Luiz Miguel Garcia, Presidente da Diretoria Executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP); Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação de São Paulo; e Nadja Cezar, Coordenadora Geral do Livro do FNDE. A Secretaria de Educação Básica do MEC, através de Raphaella Rosinha Cantarino, da Coordenação de Materiais Didáticos Ensino Fundamental II e Ensino Médio – CGMD. A mediação será conduzida por Fernanda Garcia, da Câmara Brasileira do Livro (CBL). A discussão abordará os desafios e as oportunidades na implementação de políticas educacionais que integram o livro e a leitura como elementos centrais para o desenvolvimento educacional no Brasil.
Participantes:
Luiz Miguel Garcia, Presidente da Diretoria Executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP)
Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação de São Paulo
Anita Stefani, Diretora de Apoio a Gestão da Educação Básica MEC - Ministério da Educação
Nadja Cezar, Coordenadora Geral do Livro do FNDE
Fernanda Garcia, Diretora Executiva da Câmara Brasileira do Livro - mediação
12h30 às 14h - Almoço
14h30 - Mesa 4: Movimento Ibero-americano do Livro Leitura e escrita
Esta mesa discutirá o fortalecimento do Movimento Ibero-americano do Livro, da Leitura e da Escrita, destacando as iniciativas e estratégias para promover a leitura e o acesso ao livro na região. Participam do debate Raphael Callou, Diretor-Geral de Cultura da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI); Alejandra Claros, Secretária Geral do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF); Karine Pansa, Presidente da International Publishers Association (IPA); e Margarita Cuellar, Diretora do CERLALC. A mediação será conduzida por Luciano Monteiro, Vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O debate abordará ações colaborativas e políticas públicas para expandir a bibliodiversidade e fortalecer o mercado editorial na Ibero-América, promovendo a leitura como um direito fundamental.
Participantes:
Santiago Plata, Especialista de Projetos da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI)
Alejandra Claros, Secretária geral do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF)
Karine Pansa, Presidente da International Publishers Association (IPA)
Margarita Cuellar, Diretora CERLALC
Luciano Monteiro, Vice-Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) – mediação
15h30 - Coffee Break
16h00 - Mesa 5: A importância das políticas de leitura e escrita na cultura e na educação ibero-americana
Esta mesa abordará a relevância das políticas de leitura e escrita como pilares fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação na Ibero-América. Com a participação de Adriana Martínez-Villalba, Diretora da Biblioteca Nacional da Colômbia, Jeimy Hernández, Coordenadora da RedPlanes do CERLALC, Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura do Brasil, e o Ministro da Cultura da Colômbia, Juan David Correa, serão discutidos os desafios e oportunidades na implementação de políticas públicas que promovam o acesso ao livro e a leitura em toda a região. A mediação será conduzida por José Castilho, trazendo à tona uma perspectiva abrangente sobre as estratégias adotadas em diferentes países para promover a leitura como um direito universal.
Participantes:
Adriana Martínez-Villalba, Diretora Biblioteca Nacional da Colômbia
Jeimy Hernández, Coordenadora RedPlanes - CERLALC
Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC
Diana Rey, Diretora da Fundalectura (Fundação de Fomento à Leitura na Colômbia)
José Castilho, consultor na JCastilho, consultoria em gestão de projetos na área do livro, leitura e bibliotecas e ex-secretário do PNLL e ex-secretário do PNLL - mediação