Leonardo Neto, Tiago Marchesano, Clivia Ramiro, Lucinda Marques e André Boccato contam o que o público visitante irá encontrar nesta edição
Em novo episódio, o "Papo CBL", podcast que traz informações valiosas sobre o mercado editorial brasileiro, apresenta algumas novidades dos espaços da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento, que vai acontecer de 6 a 15 de setembro, em São Paulo, já está chegando, e os curadores dos espaços Salão de Ideias, Cordel e Repente, BiblioSesc, e Cozinhando com Palavras comentam os detalhes da programação.
Leonardo Neto, curador do Salão de Ideias, revela alguns dos convidados ilustres que irão passar pelo espaço, como Marcelo Tas, Thalita Rebouças, padre Júlio Lancelotti, Nathalia Arcuri, e outros. Serão diversas mesas que abordarão temas como: refugiados do clima, literatura e o mundo em colapso, patrimônio arquitetônico de São Paulo, etc. Os 60 anos do golpe militar, os 30 anos da morte de Ayrton Senna, e os 100 anos da morte de Franz Kafka também serão algumas das efemérides lembradas neste espaço.
A programação do Salão de Ideias conta com parceria do Sesc, e algumas das mesas trarão temáticas importantes e atuais para o público visitante. A curadora Clivia Ramiro, revela que o espaço abordará temas como machismo e racismo no futebol, direitos LGBTQIA+, a poesia no livro no Islã, filosofia pop com Marcia Tiburi e Jean Wyllys, e outros.
Já Tiago Marchesano conta o que é o BiblioSesc, e o que o visitante vai encontrar na Praça da Palavra e na Praça de Histórias. Em cada uma delas, o público terá acesso aos caminhões biblioteca, e conhecerá de perto, esse projeto do Sesc que atualmente conta com 40 caminhões no estado de São Paulo que levam a possibilidade de empréstimo de livros e atividades culturais para diferentes comunidades. Serão espaços compartilháveis em que o público também poderá trazer as suas experiências, por meio de ações de contação de histórias, intervenções poéticas e saraus.
O espaço Cordel e Repente está repleto de novidades para os apaixonados pela literatura de cordel e xilogravura! A curadora Lucinda Marques revela que serão 300m2, com uma programação extensa que envolve 200 artistas, 12 editoras de vários estados do Nordeste do país, além de oficinas, palestras, contação de histórias, lançamento de livros, etc. Entre os convidados estão: Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga - o grande homenageado do espaço; Mayana Neiva, atriz, cordelista e compositora premiada; Del Feliz, cantor e compositor; Anastácia, esposa de Dominguinhos, entre outros.
Para os que adoram gastronomia, André Boccato, curador do Cozinhando com Palavras, adianta que o espaço levará chefs escritores renomados para o público visitante. Serão mais de 60 autores de livros como Morena Leite, Bela Gil, a chef confeiteira Otávia Sommavilla, o chef padeiro Rogério Shimura, Lu Bonometti, que trará as receitas do livro oficial do Harry Potter, além de um grande chef colombinano, que será revelado no dia do evento.
Clique aqui para ouvir o podcast.