A Colômbia, país convidado de honra na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024, abriu inscrições para o programa Reading Colombia, que apoia a tradução de obras de autores colombianos para o português. Editoras brasileiras com interesse no financiamento de 20 milhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 27,1 mil) por projeto podem se inscrever até o dia 8 de julho.
Os livros devem ser publicados até fevereiro de 2025, com prioridade para aqueles disponíveis na Bienal do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 6 e 15 de setembro de 2024. Estão aptas a participar obras de ficção e não ficção, poesia e literatura infantil e juvenil, excluindo livros didáticos, educativos ou guias turísticos.
As editoras interessadas devem incluir na inscrição o currículo do tradutor, informações sobre a editora e pelo menos cinco títulos publicados, além da data prevista de publicação. As editoras selecionadas devem incluir a logomarca do Governo da Colômbia na publicação e mencionar a colaboração.
O programa é realizado pelo Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, Ministério das Culturas, Artes e Conhecimento, DEDE e Biblioteca Nacional da Colômbia, com apoio da CoCrea.
O edital completo está disponível aqui. As inscrições devem ser realizadas enviando as informações por e-mail para readingcolombia@mincultura.gov.co.