Entre os dias 18 e 22 de outubro, acontece a 75ª edição da Feira do Livro de Frankfurt. O evento recebe 24 empresas brasileiras participantes do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) —, além da poeta Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti 2022 nas categorias Poesia e Livro do Ano.
Compõem a delegação com destino à cidade alemã as seguintes empresas: Árvore, Bom Bom Books, Callis, Ciranda Cultural, Clube de Autores, EDUSP, Faro Editorial, Girassol, Global Editora, Lux Editora, Melhoramentos, Mil Caramiolas, Online Editora, Ôzé, Pé da Letra, Pergunta Fixar, Revista Internacional Destaque Nordeste, Ronaldo Andrade, SENAC SP, SESC SP, Todavia, UNESP, Viajante do Tempo, VR Editora. Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro, e Karine Pansa, diretora da CBL e presidente da International Publishers Association (IPA), também estarão presentes e participarão de uma série de encontros e reuniões, começando pela cerimônia de abertura, que acontece no dia 17, às 17h.
A programação do estande brasileiro na edição deste ano inclui um matchmaking com café da manhã (exclusivo para convidados), que será realizado às 9h do dia 18. Também neste dia, às 11h, Sevani participa do painel Publishing Perspectives Forum, enquanto Karine participa dos encontros “Sustainability Summit”, “Freedom to Publish”, entre outros. Já a tradicional Caipirinha Hour promete reunir profissionais do mundo inteiro para um encontro em clima descontraído de Happy Hour, que acontece no dia 19, a partir das 16h30. No dia 20, às 17h, a autora Luiza Romão participa de uma apresentação de sua obra “Também guardamos pedras aqui”.
“A relevância da Feira do Livro de Frankfurt se estende não apenas à indústria editorial, mas também à promoção da diversidade cultural e à difusão de ideias globalmente”, afirma Sevani Matos. “A Feira de Frankfurt serve como uma vitrine para a literatura brasileira, possibilitando que autores e editoras brasileiras alcancem um público global, o que não apenas aumenta a visibilidade internacional de seus trabalhos, mas também promove a troca de conhecimento e a compreensão cultural entre o Brasil e o resto do mundo”, conclui.
Para Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e do Brazilian Publishers, a presença brasileira na Feira do Livro de Frankfurt destaca a diversidade literária do país, que vai além das obras de autores já consagrados internacionalmente, como Machado de Assis e Clarice Lispector. Essa exposição global também abre portas para negociações de traduções, acordos editoriais e parcerias internacionais, o que pode impulsionar a disseminação da literatura brasileira em diferentes idiomas.
Na edição passada, as empresas brasileiras participantes prospectaram US$ 928 mil em novos negócios, entre acordos fechados e expectativas, superando a estimativa inicial de US$ 600 mil. A delegação também estabeleceu mais de 170 novos contatos comerciais com representantes editoriais de outros países. Na ocasião, o mercado editorial brasileiro foi representado por um total de 21 editoras.