A edição deste ano do Istanbul Publishing Fellowship, programa que leva editores do mundo inteiro para encontros com agentes internacionais na Turquia, resultou em mais de USD 145 mil em novos negócios e 40 contatos comerciais para os participantes brasileiros. A Editora do Brasil, representada por Suria Oliveira, e a FTD Educação, representada por Isabel Lopes Coelho, participaram de maneira virtual. Ambas as editoras são do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Agencia Brasileña de Promoción de Exportaciones e Inversiones).
A Editora Blucher, a Riff Literary Agency e a Abroadbooks também marcaram presença nos encontros virtuais, e foram representadas por Jonatas Eliakim Dangelo de Oliveira, Julia Wahmann e Denya Rabelo, respectivamente. Já Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e coordenadora do Brazilian Publishers, marcou presença fisicamente na 8ª edição do encontro organizado pela Sociedade Turca de Licenciamento e Direitos Autorais em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo turco, sediado entre os dias 6 e 8 de junho na Biblioteca Rami, em Istambul.
Alguns dos destaques da programação brasileira durante os três dias do encontro incluíram uma reunião com o presidente da Associação de Editores do México, Hugo Serzer; e o seminário "Publicando em tempos difíceis: Tornando-se um editor refugiado", que contou com a participação de Olga Chychynska e Harun Al-Zir.
“Estamos muito orgulhosos de novamente podermos contar com profissionais tão capazes nos representando em um dos principais encontros literários do mundo”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. “Temos certeza de que os contatos realizados pelos participantes brasileiros durante o evento, tanto de maneira presencial quanto virtual, irão gerar ainda mais resultados para nosso mercado futuramente”, conclui.
Para Rayanna Pereira, a experiência de conversar pessoalmente com editores do mundo inteiro é inestimável para a promoção da literatura brasileira no exterior: “É um prazer enorme participar mais uma vez do Istanbul Publishing Fellowship e encontrar tantos profissionais do mercado literário reunidos. A cada nova conversa, temos certeza de que a literatura brasileira tem muito espaço para crescer fora do Brasil e ser recebida de braços abertos por leitores de dezenas de países”, afirma.