A 36ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) vai acontecer entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro. O Brasil estará no evento com uma delegação de dez empresas. A presença é promovida pela Embaixada do Brasil no México em conjunto com o Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Agencia Brasileña de Promoción de Exportaciones e Inversiones).
A edição deste ano, novamente realizada durante nove dias a partir do último sábado de novembro, terá a presença dos autores brasileiros Nara Vidal, Giovana Madalosso e Raphael Montes, além da tradicional comitiva formada pelas editoras nacionais Girassol, Cedic International Inc., Callis, University of São Paulo Press - Edusp, Editora Rua do Sabão, Global Editora, Mil Caramiolas, Évora Editora, Editora Imeph e Ciranda Cultural.
“Participar da Feira de Guadalajara, considerada a maior feira literária entre as nações hispano-americanas, é sempre uma grande honra”, afirma Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL. “Com a participação de autores brasileiros renomados e a presença de tantas editoras excelentes, temos certeza de que o estande que representará o Brasil este ano tem tudo para ser um sucesso e chamar atenção internacional”, conclui.
Outros destaques da participação brasileira da FIL 2022 incluem uma mesa com o autor Raphael Montes, que acontecerá no dia 1º de dezembro das 18h30 às 19h20 no estande brasileiro, e um evento de networking que reunirá empresários brasileiros e internacionais para se conhecerem e negociarem em clima descontraído de Happy Hour, além de um jantar oferecido pela Embaixada do Brasil no México aos participantes brasileiros.
Para Vitor Tavares, presidente da CBL, a Feira de Guadalajara promete ser um prato cheio para as editoras brasileiras participantes: "Temos confiança de que a participação brasileira em mais uma FIL resultará em excelentes oportunidades de novos negócios para as nossas empresas", afirma Vitor. “Estamos prontos para mais esta oportunidade de representar o mercado literário nacional em uma das maiores feiras literárias do mundo”, conclui.
A expectativa para a edição deste ano é que Feira gere cerca de USD 250 mil em novos negócios, entre vendas de livros físicos e direitos autorais, para as empresas brasileiras.
Confira abaixo a programação completa do Brasil no evento:
FIL Literatura
América Latina ao vivo
Terça-feira, 29 de novembro
19h00 às 20h20
Participantes: Paulina Flores, Laura Ortiz, Nara Vidal
Moderador: Daniel Centeno Maldonado
Organiza: FIL Guadalajara, com apoio de Idartes-Colômbia, Embaixada do Brasil no México e Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio do Governo do Chile
*Haverá tradução português-espanhol
FIL Literatura
Destino Brasil
Quarta-feira, 30 de novembro
18h30 às 19h20
Participantes: Giovana Madalosso, Nara Vidal
Moderador: Gustavo Raposo
Organiza: Embaixada do Brasil no México e FIL Guadalajara
*Haverá tradução português-espanhol
FIL Jovem
Ecos da FIL
Quinta-feira, 1 de dezembro
11h00 às 12h30
Participa: Nara Vidal
FIL Jovem
Ecos da FIL
Quinta-feira, 1 de dezembro
12h00 à 13h30
Participa: Giovana Madalosso
Apresentações de livros
Doramar ou a Odisseia / Sorte
Quinta-feira, 1 de dezembro
19h00 às 19h50
Autores: Itamar Vieira Junior, Nara Vidal
Apresentador: Ricardo Sanchez Riancho
Editora: Textofilia
FIL Literatura
América Latina ao vivo
Sexta-feira 02 de dezembro
18h00 às 18h50
Participantes: Catalina Murillo, Giovana Madalosso, Daniel Centeno Maldonado, Wingston González
Moderadora: Keila Vall
Organiza: FIL Guadalajara, com apoio da Embaixada do Brasil no México e Festival Centroamérica Cuenta
*Haverá tradução português-espanhol
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.