São Paulo é candidata à Capital Mundial do Livro em 2022

Cuota:

10 de agosto de 2020

São Paulo é candidata à Capital Mundial do Livro em 2022

Com foco no tema da “Diversidade”, a iniciativa busca fortalecer a formação de leitores e a potência cultural de novas linguagens, além de ampliar o acesso à educação e cultura

A cidade de São Paulo é candidata à Capital Mundial do Livro (World Book Capital) em 2022, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Por meio do programa World Book Capital, a UNESCO reconhece o compromisso das cidades em incentivar a leitura durante o período de um ano. Com o lema “DiverCity: many stories, one city!”, a candidatura é orientada pela diversidade – de pessoas, de culturas, de gêneros, a diversidade étnico-racial, sexual, social, política e de pensamento – que constrói São Paulo como ela é: uma cidade aberta, inclusiva, multicultural e com uma fascinante complexidade.

Para preparar a candidatura à certificação de Capital Mundial do Livro 2022, foi instituído o Grupo de Trabalho Intersecretarial com representantes das Secretarias Municipais de Educação (SME), Cultura (SMC), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O grupo é coordenado pelo Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, que possui vasta experiência no mercado editorial.

A capital paulista tem desenvolvido uma série de ações e projetos com o objetivo de tornar os livros e a leitura acessível a todos. Ao concorrer para Capital Mundial do Livro, a cidade de São Paulo busca fortalecer o trabalho de formação de leitores e a potência cultural de novas linguagens. A candidatura de São Paulo é apoiada pelas cidades de Buenos Aires (Argentina) e Tbilisi (Geórgia), pela Comissão Nacional do Brasil para Unesco, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), pela União Brasileira dos Escritores (UBE) e pela Rede Mundial de Governos e Líderes do Setor Cultural World Cities Culture Forum (WCCF).

“Desenvolver e empoderar nossos cidadãos para garantir o exercício da cidadania pela cultura, pela ciência e pela educação é prioridade para o município de São Paulo”, afirmou o Prefeito Bruno Covas em carta enviada a UNESCO para a candidatura.

“A cidade de São Paulo é um território fértil para a literatura, às artes e para as manifestações culturais devido à diversidade de povos e nações que se encontram por aqui. Tornar São Paulo a Capital Mundial do Livro é um ação para impulsionar a universalização do acesso à leitura e à cultura não só no nosso município, mas em todo país”, declarou o Secretário Luiz Alvaro.

 

"Fortalecer o nosso mercado editorial nacional e internacionalmente é umas das principais propostas da Câmara Brasileira do Livro. São Paulo tem uma das maiores diversidades editoriais da América Latina e do mundo e é isso que queremos mostrar".  Vitor Tavares, Presidente da Câmara Brasileira do Livro

O ano de 2022 é simbólico para São Paulo e para o Brasil, pois além do Bicentenário da Independência do país, marco histórico que ocorreu na cidade de São Paulo, o ano também celebrará o centenário da Semana de 22, evento que marcou a renovação artística brasileira e foi sediado na capital paulista. Em 2022 também está prevista a realização da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a maior feira literária da América Latina.

A candidatura de São Paulo ao título de Capital Mundial do Livro 2022 será enviada para a Unesco até o dia 14 de agosto.

 

 


Informações à imprensa:

Lis Ribeiro

lisribeiro@cbl.org.br

Categoria: 

¿Te gustó el contenido?

Comparte ahora mismo

Cuota:

Newsletter

¡Suscríbete y recibe novedades en tu email!

    CBL se compromete a respetar su privacidad, utilizaremos sus datos con fines de marketing. Puede cambiar sus preferencias en cualquier momento.

    Sigue a @cbloficial en las redes sociales

    Resumen de privacidad

    Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.