Resumos selecionados para apresentação - II Seminário A língua Portuguesa na Literatura e na Educação

Cuota:

20 de septiembre de 2018

Resumos selecionados para apresentação - II Seminário A língua Portuguesa na Literatura e na Educação

Confira a lista dos trabalhos que foram selecionados para apresentação, em mesas de comunicação, no seminário previsto para os dias 22 e 23 de novembro de 2018.

Os pesquisadores selecionados que apresentarem seus trabalhos receberão comprovante específico. Um segundo comprovante – relativo à participação no seminário – será entregue a todos os participantes, sejam eles pesquisadores ou público comum, que tiverem 75% de presença comprovada no seminário.

Até o final de setembro, os pesquisadores receberão, por e-mail, informação sobre datas e horários de suas apresentações.

Os certificados serão emitidos e entregues, por e-mail, pela Câmara Brasileira do Livro, no prazo de 30 dias após o término do seminário.

A partir de 27 de outubro será divulgada a programação completa do evento no endereço http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br

A participação do público está sujeita à lotação das salas.

Os pesquisadores selecionados deverão confirmar participação até o dia 27/09, encaminhando e-mail para cpclp@cbl.org.br

 

Resumos:

A produção escrita no Ensino Médio: uma proposta didático-metodológica

Ana Flávia Nejaim Mesquita

Literatura e mangá: o romantismo em Basilisk, de Fuutarou Yamada e Masaki Segawa

Alessandro Caraça Fonseca

Cortejo de fantasmas: os espaços da memória em Rainhas da Noite, de João Paulo Borges Coelho

Bruna Del Valle de Nóbrega

Não tenhas medo de ser: o corpo da/na poesia erótica de Maria Teresa Horta e Olga Savary

Bruna Renata Bernardo Escaleira

A pulsão ensaística em Esse cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida

Bianca Mafra Gonçalves

Cultura popular e critica social em Malhação do Judas Carioca, de João Antônio

Clara Ávila Ornellas

Vozes silenciadas: formação inicial de professores e o papel da literatura na escola como ação afirmativa

Denise Cenci

“Eu sei que vou te amar”: uma análise transdisciplinar entre as estruturas musical e poética da canção

Daniel de Thomaz

A cortesia no monitoramento do mal-entendido em tweets

Débora Cristina Longo Andrade

Uma existência atópica: vida e obra de Carolina Maria de Jesus

Edgar Godoi Gabriel

Nós matamos o cão tinhoso: A narrativa sob o Império Português

Fábio Salem Daie

A representatividade da voz feminina no Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago

Fabrizio Uechi

Uso de podcasts como estratégia de ensino de língua portuguesa em curso de publicidade e propaganda

Fernando Luís Cazarotto Berlezzi

Educação e língua portuguesa

Gabriella da Silva Araújo

A roteirização na produção de microdocumentários nas aulas de língua portuguesa: Uma proposta para o trabalho com a escrita e a oralidade

Gisane Márcia Carvalho Dinnouti

A experiência migratória em contos da literatura cabo-verdiana e moçambicana

Giselle Rodrigues Ribeiro

O conceito de dialogismo bakhtiano na formação continuada de professores, a partir do gênero propaganda

Gisele Maria Souza Barachati  / Thiago Vasquez Molina

A interface História e ficção no romance Mad Maria de Márcio de Souza

José Ferreira Costa

Ficção e História em As visitas do Dr. Valdez

João Paulo Borges Coelho

Ilustrações jornalísticas nas aulas de língua portuguesa: a linguagem não verbal na formação critica do leitor

Losana Hada de Oliveira Prado

Salgar a carne morta: uma concepção triádica no espaço em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós

Luana Jéssika Dela-Flora

Corpo múltiplo de Serrano como corpo comunitário

Luana Barossi

Aula de português no Ensino Superior: um olhar para a aprendizagem significativa

Luciana Paula Bento Luciani

O que o seu aluno realmente precisa aprender? Estratégias comunicativas e socioculturais em aulas de Português Língua Adicional

Marceli Cherchiglia Aquino

Descortesia nos debates políticos de 1989 e de 2014 –  comparação das estratégias utilizadas

Mariana Santos de Andrade

O repertório literário dos livros didáticos de língua portuguesa e a temática racial

Nara Lasevicius Carreira

Ensino de língua portuguesa por meio de tecnologias digitais

Nívea Eliane Farah

Leitura literária no Ensino Médio: entre a obrigação e a fruição

Paula Crepaldi Campião

O perigo da literatura: considerações sobre leitura, crítica e ensino

Ricardo Alexandre Rodrigues

Língua portuguesa, formação integral do educando e ferramenta pedagógica Maprei: perspectivas

Saraj Jimena Moreno de Paula

Marginalidade em violência na dramaturgia de Plínio de Marcos

Sergio Manoel Rodrigues

Literatura e instrução moral: uma análise inicial da função pedagógica da obra ficcional de Figueiredo Pimentel (1889 – 1896)

Susana Palermo de Souza

Do alfabeto à leitura significativa: construção da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Talita Alves Silva

 

 

Categoria: 

¿Te gustó el contenido?

Comparte ahora mismo

Cuota:

Newsletter

¡Suscríbete y recibe novedades en tu email!

    CBL se compromete a respetar su privacidad, utilizaremos sus datos con fines de marketing. Puede cambiar sus preferencias en cualquier momento.

    Sigue a @cbloficial en las redes sociales