MESA REDONDA
Leitura para bebês: por que, como e o quê
08/08 das 9h30 às 11h
Espaço Papo de Mercado – Rua N 02
Convidadas: Ana Paula Yazbek e Edi Fonseca
Mediação: Sandra Medrano
Muito se tem falado sobre a importância de se ler para os bebês desde muito pequenos. Mas o que fundamenta tais afirmações? Como ler para envolve-los na leitura? Que tipo de livros é mais adequado para os bem pequenos? Estas e outras reflexões relacionadas ao tema serão abordadas nesta mesa.
Ana Paula Yazbek
Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da USP, com especialização em Educação de Crianças de zero a três anos pelo Instituto Singularidades. Iniciou mestrado na FEUSP em 2018.
É sócia-diretora do Espaço da Vila. Trabalha com formação de professores, e dedica-se ao aprofundamento dos estudos sobre as crianças pequenas.
Edi Fonseca
Graduada em Pedagogia pela USP. Pós-graduada pela FACON, no curso “A Arte de Contar Histórias”.
Sócio-coordenadora da Roda Fiandeira - Consultoria em Educação e Cultura. Autora do livro Com olhos de ler, editora Blucher. Atualmente é colaboradora do CENPEC, da Revista Emília e atua como formadora de professores e gestores pela Comunidade Educativa CEDAC e pelo Instituto Avisa Lá.
Entre narrar oralmente e ler - o que aprendem as crianças?
09/08 das 9h30 às 11h
Espaço Papo de Mercado – Rua N 02
Convidadas: Claudiane Santos e Madalena Monteiro
Mediação: Cristiane Tavares
É muito comum presenciarmos nas salas de aula, principalmente da educação infantil, a narração oral (“contação”) e leituras convivendo no dia a dia. Quais as diferenças entre narrar oralmente e ler para as crianças? O que elas podem aprender em cada uma dessas propostas? De que forma elas colaboram para a formação do leitor? Saber mais sobre esse tema pode contribuir para a formação do leitor na escola.
Claudiane Santos
Coordenadora pedagógica de Educação Infantil e professora efetiva da Rede Municipal de Lagoinha. Licenciada em Letras pela Universidade de Taubaté e Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales, especialista em Educação Especial Inclusiva e em Metodologia da Língua Portuguesa.
Madalena Monteiro
Educadora e Contadora de histórias. Formada em Pedagogia, pela PUC/SP e pós-graduada em Didática da Alfabetização, pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISEVEC). Atuou como professora alfabetizadora e formadora de educadores na área de leitura, escrita e comunicação oral pelo CENPEC, Comunidade Educativa CEDAC e Movimenta Educação. É Formadora do Projeto Comunidade de Aprendizagem, pelo Instituto Natura e assessora do projeto "Aprender com prazer", da UNIBES. Coautora do livro “O filho do caçador e outras histórias dilema da África”.
PALESTRAS
- É preciso ser leitor para formar alunos leitores?
07/08 das 11h às 11h45
Espaço do Saber / Microsoft Rua D 050
Convidada: Cristiane Tavares
Apesar de todos concordarem que ler é importante, é comum professores afirmarem que não são leitores de livros literários. Qual impacto disso na atuação pedagógica para formar alunos leitores? É possível que um professor que não lê forme alunos leitores? Esses serão alguns pontos para a reflexão desse tema tão relevante para pensar a formação na escola.
Cristiane Tavares
Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, coordena a Pós-Graduação “Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica”, no Instituto Vera Cruz-SP. É colaboradora da Comunidade Educativa CEDAC na área de Língua Portuguesa. Escreve sobre literatura infantojuvenil para a Revista 451 e Blog das Letrinhas. Participou como jurada em concursos e prêmios literários, como Barco a Vapor (Edições SM), Destaques Emília (Revista Emília) e Os 30 melhores livros do ano (Revista Crescer). É autora de Quintais (Salesiana, 2007) e Aos olhos do mar (MovPalavras, 2015).
Quem são os responsáveis pela formação do leitor? E lançamento do guia Itinerários de leitura
06/08 das 18h às 19h30
Espaço do Saber/Microsoft, Rua D 050
Convidada: Bel Santos Mayer
Quais são os desafios para a formação de leitores? Quem são os responsáveis por essa formação? Que ações são possíveis? Quais resultados são esperados?
Nesta palestra serão apresentadas alguns projetos em que esses desafios estão sendo enfrentados e com muitos resultados positivos alcançados.
Bel Santos Mayer
Educadora social, mestranda do Programa de Pós-graduação em Lazer e Turismo (PPTur/EACH/USP). Desde 1988 atua em organizações não governamentais e facilita processos de criação de Bibliotecas Comunitárias gerenciadas por jovens. É empreendedora social da Ashoka. Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC. É membro do grupo gestor da Rede LiteraSampa/RNBC
OFICINAS
- Leitura na hora de dormir
06/08 das 9h30 às 11h30
Espaço Infantil C 080
Convidada: Fátima Fonseca
A leitura que adultos compartilham com as crianças antes de dormir é cercada de afetividade. Mas quais livros são adequados para ler nessa hora? Como instalar essa rotina no dia a dia da família? Como realizar essa leitura? Venha conhecer livros e conversar sobre a mediação da leitura com as crianças nesta oficina.
Fátima Fonseca
Pedagoga e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atualmente é coordenadora pedagógica de Língua Portuguesa do Programa AlfaParagominas, no Pará e formadora no Programa Myra, juntos pela leitura – programa inspirado no Lecxcit – Leitura para o êxito escolar (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Fundação SM. Faz parte da equipe do Destaques da Revista Emília.
Critérios para análise e seleção de livros
10/08 das 9h30 às 11h30
Local: Espaço Infantil – C 080
Convidada: Fátima Fonseca
Existe um universo quase infinito de livros destinados às crianças. Como analisar e avaliar a qualidade de cada um? O que é importante considerar em se tratando da formação literária das crianças? Esta oficina tem como objetivo possibilitar uma reflexão sobre possíveis critérios para análise e seleção de livros quando se objetiva proporcionar experiências estéticas literárias às crianças.
Fátima Fonseca
Pedagoga e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atualmente é coordenadora pedagógica de Língua Portuguesa do Programa AlfaParagominas, no Pará e formadora no Programa Myra, juntos pela leitura – programa inspirado no Lecxcit – Leitura para o êxito escolar (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Fundação SM. Faz parte da equipe do Destaques da Revista Emília.
- Texto e imagem em livros para crianças - como entender essa combinação
08/08 das 16h30 às 18h30
Local: Espaço Infantil – C 080
Convidada: Alda Beraldo
Livro ilustrado ou livro álbum é um artefato contemporâneo que tem proporcionado belíssimas obras para leitores de todas as idades. Mas de que forma a relação entre o texto escrito, as imagens e o projeto gráfico do livro narram uma história permitindo uma experiência leitora única? Venha analisar alguns exemplares e conhecer a potência destes livros!
Alda Beraldo
Formada em Letras pela USP e especialização em alfabetização pelo Instituto Vera Cruz. Formadora da Comunidade Educativa CEDAC há 15 anos, atuando em vários Estados do Brasil presencialmente. Atua como formadora do curso a distância Itinerários Literários Virtuais, pela Comunidade Educativa CEDAC. Participou da equipe de elaboração do material adaptado para o Brasil, Myra, juntos pela leitura – programa inspirado no Lecxcit – Leitura para o êxito escolar (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Fundação SM. Faz parte da equipe de apoio permanente da Revista Emília.
- Mergulhando no universo literário de Marina Colasanti
07/08 das 14h30 às 16h30
Local: Espaço Infantil – C 080
Convidada: Alda Beraldo
Quer conhecer mais as obras dessa incrível e premiada autora? Sabia que ela tem publicações de diferentes gêneros e temas? Esta oficina irá proporcionar uma imersão no universo literário da autora, possibilitando identificar e apreciar como Marina “esculpe” as palavras produzindo obras de artes em histórias que são consideradas contos de fadas modernos.
Alda Beraldo
Formada em Letras pela USP e especialização em alfabetização pelo Instituto Vera Cruz. Formadora da Comunidade Educativa CEDAC há 15 anos, atuando em vários Estados do Brasil presencialmente. Atua como formadora do curso a distância Itinerários Literários Virtuais, pela Comunidade Educativa CEDAC. Participou da equipe de elaboração do material adaptado para o Brasil, Myra, juntos pela leitura – programa inspirado no Lecxcit – Leitura para o êxito escolar (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Fundação SM. Faz parte da equipe de apoio permanente da Revista Emília.
Explorando novelas gráficas e HQ
09/08 das 14h30 às 16h30
Local: Espaço Infantil
Convidado: Vítor Massao
O mundo das histórias em quadrinhos já não se resume a meia dúzia de personagens conhecidos da década de 50 e 60 do século passado. Os HQ tiveram um enorme desenvolvimento nos últimos tempos e são diversos autores, temas e estilos disponíveis. Nesta oficina serão apresentados alguns autores e obras de destaque para que os participantes possam experimentar uma leitura bastante peculiar.
Vítor Massao
Técnico em Artes Gráficas pelo SENAI Theobaldo De Nigris e formação em Design Gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi, desde jovem atua com comunicação comunitária, pensando em como gerar a comunicação de forma coletiva. Com a escuta ativa na comunicação e processo coletivo, faz parte desde 2010 do Coletivo EntreLinhas, empresa de facilitação gráfica com participação ativa em políticas públicas, meio ambiente, direitos humanos e comunicação. Acreditando no processo visual e sistêmico para gerar novas soluções e maneiras de interagir com o mundo.