Novo guia vai mostrar como a leitura no ambiente escolar pode ser transformadora

Cuota:

23 de marzo de 2018

Novo guia vai mostrar como a leitura no ambiente escolar pode ser transformadora

Na última pesquisa Retratos da Leitura, as mães com nível universitário médio e das classes A e B apareceram como as maiores influenciadoras da leitura. No entanto, esse não é o perfil majoritário das famílias brasileiras. Diante disso, Zoara Failla, coordenadora da pesquisa dentro do Instituto Pró-Livro (IPL), sugere que a escola deve (ou deveria) assumir protagonismo maior nesse desafio de despertar o hábito e o gosto pela leitura. “Esse é o principal desafio para o mediador / professor: conhecer! Mas é também, saber doar um pouquinho de suas emoções e experiências de leitura. Mais do que dominar um repertório de leituras e escolas literárias, ele deve despertar interesse, emoções e o desejo de desvendar mistérios, personagens e histórias”, defende.

Indo pelo mesmo caminho, Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa Cedac, acredita que garantir o acesso à leitura e à literatura na escola é fundamental para a formação de crianças e jovens. Para ela, o papel dos professores como mediadores entre livrose estudantes se dá justamente pela imersão possibilitada no universo leitor. “Essa mediação acontece na medida em que os professores podem trazer para a sala de aula situações semelhantes às vivenciadas fora da escola, ou seja, nas práticas sociais, para que crianças e jovens possam ter oportunidade de se colocar como leitores, ouvindo e dando opiniões, elaborando argumentos, criando repertórios e compondo assim, suas bibliotecas pessoais e inserindo-se como participantes dessas culturas do escrito. Diante destes argumentos, aCâmara Brasileira do Livro (CBL) prepara o projeto Caminhos para a Leitura – guia de orientação para mediadores de leitura, dirigido aos professores. O objetivo é mostrar de maneira prática, como a leitura no ambiente escolar pode e deve ser transformadora do conhecimento desde a infância. O manual, é uma iniciativa da CBL e do IPL e será lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo (3 a 12/08).

Categoria: 

¿Te gustó el contenido?

Comparte ahora mismo

Cuota:

Newsletter

¡Suscríbete y recibe novedades en tu email!

    CBL se compromete a respetar su privacidad, utilizaremos sus datos con fines de marketing. Puede cambiar sus preferencias en cualquier momento.

    Sigue a @cbloficial en las redes sociales

    Resumen de privacidad

    Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.