Temática: A língua portuguesa na educação, na literatura e na comunicação
Programação
09/11, às 19h30 às 22h30 - Local: sala 333
Mesa de abertura com Nuno Camarneiro, escritor português vencedor do Prêmio LeYa 2012. Mediação: Gabriela Silva.
10/11, das 8h30 às 10h30 – sala 117 A
- Literatura I – coordenação Maria Aparecida Junqueira
1.1 Restos de carnaval e cheganças de Eulália: a brasilidade de dois amores.
1.2 A carnavalização na literatura infantil: as palavras possuem algum poder?
1.3 A princesa esperada: representações do feminino na literatura infantil.
1.4 Só a violência na literatura brasileira em textos contemporâneos? – Um estudo de materiais didáticos de ensino de literatura.
10/11, das 10h30 às 12h30 – sala 117 A
- Literatura II – coordenação Damares Barbosa
2.1 Fala, Gringuinho: Samuel Rawet e o conto Gringuinho, do livro Contos do imigrante.
2.2 A escrita epistolar em De mim já nem se lembra, de Luiz Rufatto.
2.3 A linguagem e a literatura nos projetos políticos do século XIX no Brasil e no México: os pontos de encontro entre José de Alencar e Guillermo Prieto na criação de sistemas literários.
2.4 O ensino de literatura e o acontecer da linguagem.
10/11, das 13h30 às 15h30 – sala 117A
- Educação I – coordenação Luiz Antonio Ferreira
3.1 Os direitos do leitor: uma proposta para a leitura em sala de aula.
3.2 Livros e leitura ao alcance daqueles que ainda não leem: uma realidade em construção.
3.3 Análise de discurso sobre leitura: representações de práticas de leitores na atualidade.
3.4 Leitura e produção textual em língua portuguesa e o protagonismo dos estudantes na construção do saber.
3.5 Leitura nas entrelinhas – desafio atual
10/11, das 15h30 às 18h – sala 117A
4.Educação II – coordenação Lilian Ghiuro Passarelli
4.1 A vivência subjetiva na redação escolar – um caminho rumo à alteridade.
4.2 A pedagogia de projetos como alternativa para retomada de valores: projeto Abrindo os olhos.
4.3 Intercompreensão: plurilinguismo nas aulas de língua portuguesa.
4.4 Normas em conflito na gramática escolar
10/11, das 15h30 às18h – sala 110
- Lusofonia – coordenação Regina Brito
1.1 Estudos sobre língua e literatura em Timor-Leste: produções acadêmicas em instituições brasileiras.
1.2 Moçambique multicultural e multilinguístico – um estudo de Niketche: uma história de poligamia.
1.3 Lusofonia: uma história em quadrinhos.
1.4 Reinventando práticas na formação de professores no Timor-Leste: a língua portuguesa, a co-docência e o fazer-cinema. Conexões em uma biosfera de estudos.
1.5 Lusofonia e acervos digitais.
11/11, das 10h30 às 12h30 – sala 117A
- Comunicação – coordenação Francis Manzoni
2.1 Uma tipografia vale mais do que mil palavras? O dialogismo no contexto tipográfico.
2.2 Modelo didático do gênero reportagem impressa: uma contribuição para a transposição didática.
2.3 As novas ferramentas midiáticas e a pedagogia da comunicação.
2.4 A contribuição indígena na língua portuguesa: memória e comunicação a partir da infância.
2.5 As representações textuais discursivas do caboclo amazonense em textos de músicas populares regionais.
Dia 11,das 13h30 às 17h30 - sala 333
Mesa de avaliação com membros da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP) + Professores e pesquisadores da PUC SP, Mackenzie e USP envolvidos com a realização do seminário + Representantes da Câmara Brasileira do Livro.
* Tempo de apresentação das pesquisas: 20 minutos.