Prêmio Jabuti 2024, foi dada a largada

Share:

21 de June de 2024

Prêmio Jabuti 2024, foi dada a largada

Por Hubert Alquéres

O Prêmio Jabuti, um dos mais consagrados reconhecimentos literários do Brasil comemora mais um ano de grande sucesso. Em 2024, o prêmio alcançou um total de 4.170 inscrições, demonstrando a contínua relevância e o prestígio que mantém no cenário literário brasileiro.

Criado há 66 anos pela Câmara Brasileira do Livro, quando laureou “Gabriela Cravo e Canela” de Jorge Amado, o Prêmio afirmou-se como referência nacional e prova viva da pujança e dinamismo do nosso mercado editorial e do seu parque industrial. Ele representa um momento ímpar da rica e diversificada cultura brasileira. O Jabuti contribui para a projeção internacional da literatura brasileira  e para a conquista de novos mercados.

Este ano vários segmentos tiveram um crescimento significativo em comparação ao ano passado. Nas 18 categorias comuns entre 2023 e 2024 houve um aumento de 3.576 para 3.885 inscrições.

O Eixo Literatura, composto por oito categorias -como Romance Literário, Romance de Entretenimento e Poesia-, também registrou um crescimento expressivo, com 14% mais inscrições do que em 2023. Este aumento reflete um fortalecimento do Jabuti em sua vertente mais exclusiva e tradicional: a Literatura.

O Prêmio é um espelho da fecundidade da produção brasileira. Ao longo de suas edições foram laureados autores que, a partir de sua premiação, ganharam projeção nacional. É o caso de grandes talentos literários, como Jeferson Tenório, Itamar Vieira Junior, Aline Bei, Mailson Furtado Viana ou Cida Pedrosa. Inúmeros autores já consagrados também fizeram por merecer o mais importante prêmio da nossa literatura, como Lygia Fagundes Telles, Ferreira Gullar, Marina Colasanti, Milton Hatoum, Adélia Prado, Chico Buarque de Hollanda, Ruth Rocha e tantos outros.

Outro destaque deste ano, a categoria Livro Publicado no Exterior experimentou o maior crescimento percentual, com um aumento de 53% nas inscrições em comparação ao ano passado. É uma demonstração da expansão, com força e qualidade, da  nossa literatura  para o mundo.

As categorias de Ilustração e Infantil seguiram este crescimento expressivo, com aumentos de 37% e 33%, respectivamente. O Jabuti tradicionalmente também reconhece ilustradores e tradutores que têm um trabalho de autoria fundamental. Também destacará o trabalho de capistas e autores de projetos gráficos, essenciais para garantir a qualidade do design e apresentação do livro. E não podemos esquecer dos realizadores de projetos de estímulo e manutenção do hábito de ler, contemplados na categoria Fomento à Leitura, e tendo em vista que, sem leitores, não há livros.

Entre as novas categorias introduzidas em 2024, Saúde e Bem-Estar teve a maior participação, seguida por Educação e depois por Negócios. A ideia é premiar os destaques em áreas voltadas ao bem-estar individual e coletivo, seja do ponto de vista físico, mental ou espiritual. É também uma oportunidade para o reconhecimento de trabalhos que procuram refletir, difundir e valorizar o empreendedorismo e a educação. São categorias que refletem um movimento contemporâneo e atual na demanda do público leitor.

A categoria Escritor Estreante - Poesia, uma subdivisão da categoria Poesia, contribuiu significativamente para o total geral de inscrições deste gênero, principalmente de jovens. Como no Escritor Estreante-Romance Literário, a ideia é revelar novos talentos e incentivar potenciais escritores a produzirem suas obras.

De olho na produção editorial brasileira, a CBL possibilitou outra novidade neste ano: a criação do Jabuti Acadêmico. Voltado para premiar obras científicas, técnicas e profissionais, o Prêmio Jabuti Acadêmico busca valorizar ainda mais a diversidade e a excelência da nossa produção.

A criação do Prêmio Jabuti Acadêmico estava prevista por Sevani Matos desde quando foi eleita presidente da Câmara Brasileira do Livro. Ela e a atual diretoria assumiram a CBL com a firme intenção de criar esta nova premiação. Com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Prêmio Jabuti Acadêmico, que conta com a curadoria de Marcelo Knobel, está em sua primeira edição e recebeu 1.953 inscrições. Este número reflete o entusiasmo da comunidade acadêmica e o nosso reconhecimento da importância de dar visibilidade a essas produções.

Dessa forma o Prêmio Jabuti 2024 reafirma seu compromisso com a literatura e a produção acadêmica, consolidando-se como uma plataforma vital para o reconhecimento e a promoção das obras que enriquecem a cultura brasileira.

Hubert Alquéres é Vice-Presidente da Câmara Brasileira do Livro e Curador do Prêmio Jabuti 2024.

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media