Livro aberto - Aumento nos custos afeta o consumo e, logo, investimentos em novos títulos

Share:

29 de October de 2020

Livro aberto - Aumento nos custos afeta o consumo e, logo, investimentos em novos títulos

Aumento no custo afeta o consumo e, logo, investimentos em novos títulos

Vitor Tavares da Silva Filho – Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL)

Folha de SP – 29/10/2020

A história que conto aqui é antiga. Mas não ultrapassada ou finalizada. Sua versão brasileira começou a ser escrita com a Constituição de 1946, e seu primeiro capítulo teve como protagonista Jorge Amado. O escritor e deputado federal que, com uma emenda, garantiu a isenção de impostos para o papel usado na impressão de livros e jornais. Tão atemporal e marcante quanto best-sellers como “Tieta do Agreste” são suas palavras à época: “Nossa emenda visa libertar o livro brasileiro daquilo que mais trabalha contra ele, daquilo que impede que a cultura brasileira mais rapidamente se popularize, daquilo que evita que chegue o livro facilmente a todas as mãos, fazendo dele no Brasil um objeto de luxo. Quando tanto o livro escolar quanto o de cultura mais alta constituem necessidade de todos os brasileiros”.

A reforma constitucional de 1967 estendeu a isenção ao objeto livro. E a Constituição de 1988 consolidou a jurisprudência que isenta o livro: estabeleceu que é vedado à União, estados, Distrito Federal e municípios criar impostos sobre ele. Mesmo quando surgiram as contribuições sociais, como PIS/Cofins, a lei nº 10.865, de 2004, reduziu a zero a alíquota de ambas nas vendas de livros. Isso permitiu a redução dos preços: entre 2006 e 2011, o valor médio diminuiu 33%. E o número de exemplares vendidos ao ano cresceu 90 milhões.

Mas eis que surgiu uma reviravolta no roteiro quando o Executivo enviou ao Congresso o projeto 3.887/2020, criando a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços. Se aprovada, a CBS, que estabelece uma alíquota única de 12%, revogará artigos da lei de 2004, atingindo o livro. Ou seja: a reforma tributária ameaça tributar produção, importação e venda de livros.

Com esse novo mote é preciso pensar em qual rumo se quer dar a esta história. Afinal, se estamos aqui (escrevendo ou lendo este artigo), é porque somos fruto do que lemos. Sabemos que 30% dos brasileiros jamais compraram um livro. Que 67% de nós não contaram com alguém que incentivasse a leitura. Ou que, no nosso país, só 56% leram ao menos um livro, ou parte dele, nos últimos três meses.

Qualquer aumento no custo afeta o consumo e, logo, investimentos em novos títulos. E o número de obras novas passou de 20.406 em 2011 para 14.639 em 2018 —uma perda de 28,2%. Também houve queda de 29% no número de livrarias físicas entre 2007 e 2017. Tudo isso sem considerar a eventual incidência da CBS e antes da crise do coronavírus.

Como bom livreiro, sou um contador de histórias. E desta somos todos protagonistas, podemos influir na trama, são muitos os papéis. O meu principal é propagar o livro, assim como editoras, distribuidores e livrarias, físicas e virtuais. Ao tomar partido do livro, defendemos sua bibliodiversidade e toda uma indústria: escritores, editores, gráficos, distribuidores, livreiros… Uma indústria criativa que não esmorece e se reinventa. Aproveite esta quinta-feira (29), Dia Nacional do Livro, para presentear com livros. Ajude a mudar essa história.

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media