Impacto da Reforma Tributária no setor, Lei Cortez e Aplicação de Inteligência Artificial foram temas do 3º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos

Share:

10 de June de 2024

Impacto da Reforma Tributária no setor, Lei Cortez e Aplicação de Inteligência Artificial foram temas do 3º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos

 Evento realizado em Atibaia, SP, contou com mais de 430 participantes, palestrantes e representantes das principais entidades da cadeia do livro

A terceira edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, realizado em Atibaia, São Paulo, encerrou sua programação na última sexta-feira, 7 de junho. O evento organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), abordou os principais temas do setor editorial, como a regulamentação da reforma tributária, a Lei Cortez, a aplicação de Inteligência Artificial na produção editorial e oportunidades para autores independentes, entre outros assuntos. Durante os três dias de evento, participaram 433 pessoas. Foram 21 expositores e 31 patrocinadores, oferecendo uma programação com mais de 20 mesas e palestras.

Com um aumento de 28,5% no número de participantes em relação ao ano passado, Sevani Matos, presidente da CBL, comemorou o sucesso do evento: "Estamos muito felizes com a realização desta edição do encontro. A participação expressiva de mais de 430 pessoas demonstra a relevância e a força do nosso setor. Agradecemos a todos os participantes, palestrantes e patrocinadores por contribuírem para o êxito deste evento."

Na quinta-feira, 6 de junho, Adriano Vieira, Gerente Tributário da Cogna Educação, iniciou a programação do dia com a apresentação das principais mudanças da reforma tributária para o setor do livro, com a participação de Fernanda Garcia, Diretora Executiva da CBL. Vieira destacou que a reforma propõe a substituição de diversos tributos sobre consumo (ISSQN, ICMS, IPI, PIS e COFINS) pela CBS, IBS e IS, o que pode resultar em um aumento significativo nos custos da cadeia do livro. “Teremos um aumento médio de 16% na produção do livro”, explicou.

Fernanda Garcia complementou: “Agora o trabalho será junto ao parlamento. A CBL, juntamente com as entidades Abrelivros, Abraspe e SNEL, tem um grupo de trabalho dedicado a este assunto. Há um entendimento de que o livro não pode ficar mais caro, e trabalharemos para que isso não aconteça.”

Outro destaque foi a discussão sobre a Lei Cortez, com a participação de Guido Cervetti, Gerente Comercial da Big Sur, e mediação de Alexandre Martins Fontes, Presidente da ANL. Cervetti enfatizou a importância da lei que equipara o preço do livro na Argentina, destacando que a legislação fortaleceu o setor livreiro durante a pandemia e evitou o fechamento de livrarias independentes. “Sem livrarias, não há editores; sem editores, não há escritores. Precisamos formar mais leitores e ter mais bibliotecas públicas,” afirmou Cervetti. Os participantes debateram as diferenças entre os países que adotam leis e regras para organizar a prática de descontos por parte das editoras e livrarias.

O painel “Autores Independentes: Um Mercado de Oportunidades para o Setor Editorial” contou com Daniel Pinsky, fundador da Editora Labrador; Luciana Soares, fundadora e CEO da Aziza Editora; Lucy Miguel, líder de Kindle Direct Publishing (KDP) da Amazon Brazil; e mediação de Lilian Cardoso, fundadora da LC Agência de Comunicação. Pinsky recomendou que autores independentes submetam seus originais às editoras e participem de concursos. Soares destacou a importância de as editoras entenderem os mercados específicos e os públicos diversos. Miguel ressaltou a necessidade de entender o público para melhor organizar os gastos de publicação.

A distribuição também foi um tema central, com Luciana Borges, Líder Comercial no Grupo Companhia das Letras; Rodrigo Belinski Borges, Gerente Comercial da HarperCollins Brasil; e Simei Junior, Head de PoD da Bookwire, discutindo estratégias para descentralização e novas oportunidades de mercado, com mediação de Claudia Machado, Gerente de Marketing na Catavento. Os palestrantes enfatizaram a importância de estar presente em bibliotecas físicas e digitais, além de explorar novos canais de distribuição.

Gerson Ramos destacou a necessidade de garantir representatividade nas mesas de discussão, enquanto Hubert Alquéres falou sobre a importância de conhecer novas tecnologias e novos profissionais no mercado. Discussões sobre acessibilidade e o papel fundamental do livro impresso também foram abordadas.

Nesta sexta-feira, 7 de junho, último dia de programação do Encontro, a mesa “ESG: Práticas Reais para o Mercado Editorial” contou com as participações de Flávia Bravin, Sócia da Cogna Educação; Gerson Ramos, Diretor Comercial da Editora Planeta do Brasil; Viviane Lima, Gerente Comercial da Suzano Papel e Celulose; e mediação de Vanessa Pinsky, Especialista em Sustentabilidade ESG. Durante o painel, Flávia destacou a importância de estimular o hábito da leitura dentro da equipe das empresas como uma ação de sustentabilidade. “Cada vez que incentivamos a leitura, estamos promovendo letramento e sustentabilidade. Na Cogna, estabelecemos metas para impactar 150 mil professores em sua formação, o que é benéfico tanto para a educação pública quanto para nós. Metas claras ajudam a direcionar nossos esforços,” afirmou Flávia Bravin.

No painel “Inteligência Artificial e seus Impactos Práticos no Setor Editorial: O que Mudou no Dia-a-Dia do Seu Trabalho?”, participaram André Palme, Sócio e CMCO do Skeelo e Coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da CBL; Camila Cabete, Head de Conteúdo e Sócia na Árvore e Membro da Comissão de Inovação e Tecnologia da CBL; Ricardo Costa, CEO da MVB América Latina; e mediação de Fábio Uehara, Diretor Editorial da Tocalivros e Agente Comercial da Tocacast.

Camila Cabete compartilhou sua experiência com o uso de IA: “Gosto de treinar o ChatGPT com meu estilo de escrita. Tudo depende do seu prompt. Você precisa aprender a se expressar para tirar o melhor da plataforma que está usando. O produto humano será muito mais valorizado. Precisamos discutir a questão dos direitos autorais e garantir uma regulamentação adequada.” André Palme comentou sobre as expectativas em relação à IA: “Queremos que a inteligência artificial faça tudo por nós, mas precisamos sempre avaliar os conteúdos. É uma ferramenta para nos ajudar, para economizar tempo, mas não substitui a criatividade humana. Essa fagulha de insight e avaliação, a ferramenta nunca vai ter.”

Ricardo Costa destacou a importância da interação humana no processo de produção: “A produção é humana, e a IA é uma ferramenta que utilizamos para ganhar tempo, da revisão até a entrega do produto final. Não vejo a IA produzindo algo criativo por si só, mas ainda acho que está longe de atingir esse ponto.”

Na mesa que abordou “Drupa 2024: As Novidades e Tecnologias na Maior Feira da Indústria Gráfica”, participaram Diego Drumond, da Faro Editorial e Drummond Livraria; Reginaldo Damasceno, Diretor da ABIGRAF e Diretor de Produção Gráfica da FTD Gráfica e Logística; Wellington Rehder, Diretor da ABIGRAF e CEO da Viena Gráfica e Editora; e mediação de João Scortecci, Presidente do Grupo Editorial Scortecci e Presidente da Abigraf.

Para João Scortecci, o mercado está passando por um momento de fortalecimento do livro impresso: “Sentimos que o livro impresso está tendo um retorno forte e tem vida longa.” 

As tendências apresentadas na Drupa deste ano mostraram novas tecnologias, novos profissionais e novas profissões. “As gráficas do Brasil já estão se adaptando a essas novidades, e o investimento em departamentos de criação e equipamentos de produção é essencial. O grande destaque da Drupa foi o avanço dos softwares, que estão revolucionando a produção gráfica”, disse Scortecci. Diego Drumond complementa: “A Drupa deste ano apresentou possibilidades para a indústria. Observamos uma consolidação na impressão digital, com maior qualidade e velocidade. Automação permite a produção de livros mais customizados, democratizando o mercado com acesso e possibilidades para todos.”

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media