A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) renovaram no último dia 31 o convênio que visa o fomento à exportação de conteúdo editorial brasileiro por meio de ações do projeto Brazilian Publishers (BP), que desde 2008 promove o setor editorial brasileiro no mercado global.
Durante o período de dois anos de vigência do convênio, a promoção da literatura brasileira terá como principais alvos os mercados da Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México e Portugal. Também há ações para os mercados da China e da França. Para isso, além das já tradicionais participações nas principais feiras internacionais do livro, como Guadalajara, Bolonha, Londres, Buenos Aires, Bogotá, Gotemburgo e Frankfurt, estão previstas novas ações de promoção. Entre os destaques, está a organização de uma missão comercial focada no segmento de HQs e a promoção da vinda de editores internacionais ao Brasil para negociar direitos com as editoras participantes do programa.
Para Vitor Tavares, presidente da CBL, a renovação do convênio com a ApexBrasil reafirma uma parceria de sucesso: “Por meio do projeto Brazilian Publishers, temos levado obras e autores brasileiros para novos públicos do mercado editorial global”, afirma. “Com a renovação do convênio, estamos ansiosos por todas as novas oportunidades de apresentar as vozes brasileiras para o mundo que poderemos criar juntos nesses próximos anos”, conclui Vitor.
No novo biênio, o Brazilian Publishers também intensifica a comunicação e o marketing digital com a intenção de aumentar o reconhecimento de autores e obras brasileiras de prestígio no mercado internacional. Para isso, todo o projeto passará por um reposicionamento de marca, o que inclui a reformulação de seu website, a fim de modernizá-lo e deixá-lo mais alinhado com o atual mercado editorial global e seus leitores. A plataforma ganhará uma integração inédita com o Pubmatch - que reúne informações sobre autores, editoras, agentes e profissionais de direitos autorais de todo o mundo - com o objetivo de otimizar ainda mais o trabalho de venda e aquisição de direitos autorais de obras brasileiras no exterior.
“Para muitos autores, o Brazilian Publishers é uma oportunidade única para ser visto e reconhecido no mercado internacional”, afirma Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL. “Poder continuar contando com o apoio e parceria da ApexBrasil nessa jornada não apenas reforça a importância do nosso trabalho, como também assegura que continuaremos no caminho certo para tornar o mercado editorial brasileiro conhecido no mundo todo”, conclui.
No último convênio com o ApexBrasil, 2020/2021, as cerca de 60 empresas apoiadas pelo projeto durante o período ultrapassaram os USD 2,5 milhões em exportações de livros, direitos autorais e serviços.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.