Série Ideias do Sesc SP celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Compartilhe:

3 de maio de 2022

Série Ideias do Sesc SP celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa

A convidada para a mesa é a chefe da agência oficial de notícias da ONU News em português Monica Villela Grayley

São Paulo, maio 2022 – A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (CPF), celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio, com uma live com a presença da chefe da agência oficial de notícias da ONU News em português Monica Villela Grayley. 

Uma iniciativa da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), esse evento é realizado pela Câmara Brasileira do Livro  (CBL) e pelo Sesc São Paulo, por meio do seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF). A programação tem por objetivo trazer reflexões sobre os espaços, sujeitos e usos reais da língua portuguesa nos cinco continentes.

Intitulada A Notícia em Língua Portuguesa na ONU, a mesa aborda o uso da língua portuguesa no canal multimídia da Organização das Nações Unidas, a ONU News, e suas conexões com outros centros de informação que usam o português no mundo. 

Monica Villela Grayley foi a primeira brasileira a se tornar porta-voz da presidente da Assembleia Geral da ONU, de 2018-2019, cargo que ocupou pela segunda vez em 2021. Nas Nações Unidas, ela foi diretora do Centro de Informação da ONU no México, Cuba e República Dominicana, chefe de Parcerias do Departamento de Comunicação Global e realizou várias missões e coberturas na África, na Europa e na América Latina incluindo a Rio +20 e a Primeira Assembleia do Meio Ambiente, no Quênia. Jornalista internacional, ela trabalhou anteriormente na BBC de Londres e na Deutsche Welle, na Alemanha, como redatora, editora, gerente de projetos e gestora de comunicação corporativa. É doutora em Ciências Políticas e autora do livro A língua portuguesa como ativo político, pela Editora Appris. Também participará do encontro o jornalista, Eleutério Guevane, que exerce a profissão na Unidade de Língua Portuguesa da ONU News desde 2010. 

A mediação será feita por Francis Manzoni, historiador, coordenador editorial nas Edições Sesc, coordenador da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa da Câmara Brasileira do Livro.   É autor do livro Mercados e feiras livres em São Paulo, pelas Edições Sesc.

A apresentação é de Emily Fonseca, doutoranda em História Social e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

 

Podcast

Ainda como parte da programação do Dia Mundial da Língua Portuguesa, há o lançamento de um podcast que conduzirá os ouvintes pelos sotaques e histórias dos países falantes da língua portuguesa. O episódio será apresentado por Oscar Garcia, do Brasil, e Leyla Varella, de Cabo Verde, e trará depoimentos de crianças e jovens dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre livros, leituras e palavras. O programa comemorativo conta com o apoio do projeto Escolas que se Abraçam e do podcast Prazer de Ler. O lançamento acontecerá no próprio dia 5 de maio e estará disponível nas plataformas Anchor, Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts, RadioPublic e Stitcher.

 

Sobre o Sesc Ideias

A série Ideias traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais