Brasil encerra participação nas feiras de Buenos Aires e Bogotá com USD 100 mil em vendas de livros e direitos autorais para os próximos 12 meses

Compartilhe:

24 de maio de 2022

Brasil encerra participação nas feiras de Buenos Aires e Bogotá com USD 100 mil em vendas de livros e direitos autorais para os próximos 12 meses

No mês de abril, o Brasil esteve presente em duas grandes feiras do mercado editorial latino-americano: a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires e a Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo). Juntas, as editoras presentes nos eventos geraram cerca de USD 100 mil em negócios para os próximos 12 meses. Além disso, os representantes realizaram mais de 30 reuniões, e fizeram 41 novos contatos. 

As editoras AL+ e Mais Ativos participaram da FILBo. Já o público da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires recebeu a InVerso. Todas as editoras são participantes do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Vitor Tavares, presidente da CBL, destaca que os eventos desempenham um grande papel na construção de um mercado editorial mais sólido e unido na América Latina: “A participação positiva do nosso país nas feiras latinas mostra o preparo e uma maturidade cada vez maior das editoras brasileiras em fechar acordos com o mercado estrangeiro”, cita ele confiante.

De acordo com Fernanda Dantas, gerente executiva do Brazilian Publishers, ambas as feiras são o grande encontro dos editores brasileiros com publishers latino-americanos. “Além do networking e negócios selados durante os eventos, também tivemos programações intensas de conteúdo. Autores como Itamar Vieira Junior e Tiago Ferro participaram de bate-papos e, durante a FILBo, o nosso estande chegou a sediar aulas de português. Em Buenos Aires tivemos a presença da escritora Paloma Vidal, lançamentos de livros e até uma roda de capoeira”, completa ela com alegria.

A Feira Internacional do Livro de Buenos Aires

A edição de 2022 da feira aconteceu presencialmente entre os dias 26 de abril e 16 de maio de 2022, na capital da Argentina, e gerou 65 mil dólares em negócios para os próximos 12 meses, após 30 reuniões entre editoras brasileiras e estrangeiras. 

O evento reúne todo mês de abril, há 45 anos, profissionais da indústria literária promovendo negócios, troca de experiências e informações. A feira acontece em Buenos Aires, na Argentina, mas recebe leitores e autores do mundo inteiro.

A Feira Internacional do Livro de Bogotá

A FILBo retornou ao formato presencial e ocorreu entre os dias 19 de abril e 2 de maio, em Corferias, centro comercial na cidade colombiana. O evento gerou 41 novos contatos e arrecadou 35 mil dólares em negócios imediatos e expectativas para os próximos 12 meses para as editoras brasileiras. 

Desde 1988, a Câmara Colombiana do Livro e a Corferias realizam a feira, uma aliança de sucesso que posicionou este evento cultural como um dos mais importantes do universo hispânico. Há 34 anos, a programação reúne todos os profissionais do mercado do livro, como autores, editores, revisores, tradutores, distribuidores, agentes e livreiros.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais