{"id":50868,"date":"2018-07-25T00:00:00","date_gmt":"2018-07-25T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/cbl.org.br\/2018\/07\/25\/programacao-comunidade-educativa-cedac-na-25o-bienal-internacional-do-livro-de-sao-paulo\/"},"modified":"2022-05-26T15:41:38","modified_gmt":"2022-05-26T18:41:38","slug":"programacao-comunidade-educativa-cedac-na-25o-bienal-internacional-do-livro-de-sao-paulo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/2018\/07\/programacao-comunidade-educativa-cedac-na-25o-bienal-internacional-do-livro-de-sao-paulo\/","title":{"rendered":"Programa\u00e7\u00e3o Comunidade Educativa CEDAC na 25\u00ba Bienal Internacional do Livro de S\u00e3o Paulo"},"content":{"rendered":"
MESA REDONDA<\/strong><\/p>\n Leitura para beb\u00eas: por que, como e o qu\u00ea<\/strong><\/p>\n 08\/08 das 9h30 \u00e0s 11h<\/p>\n Espa\u00e7o Papo de Mercado \u2013 Rua N 02<\/p>\n Convidadas: Ana Paula Yazbek e Edi Fonseca Muito se tem falado sobre a import\u00e2ncia de se ler para os beb\u00eas desde muito pequenos. Mas o que fundamenta tais afirma\u00e7\u00f5es? Como ler para envolve-los na leitura? Que tipo de livros \u00e9 mais adequado para os bem pequenos? Estas e outras reflex\u00f5es relacionadas ao tema ser\u00e3o abordadas nesta mesa.<\/em><\/p>\n Ana Paula Yazbek<\/strong><\/p>\n Pedagoga formada pela Faculdade de Educa\u00e7\u00e3o da USP, com especializa\u00e7\u00e3o em Educa\u00e7\u00e3o de Crian\u00e7as de zero a tr\u00eas anos pelo Instituto Singularidades.\u00a0Iniciou mestrado na FEUSP em 2018.<\/p>\n \u00c9\u00a0s\u00f3cia-diretora do Espa\u00e7o da Vila. Trabalha com forma\u00e7\u00e3o de professores, e dedica-se ao aprofundamento dos estudos sobre as crian\u00e7as pequenas.<\/p>\n Edi Fonseca <\/strong><\/p>\n Graduada em Pedagogia pela USP. P\u00f3s-graduada pela FACON, no curso \u201cA Arte de Contar Hist\u00f3rias\u201d.<\/p>\n S\u00f3cio-coordenadora da Roda Fiandeira - Consultoria em Educa\u00e7\u00e3o e Cultura.\u00a0Autora do livro\u00a0Com olhos de ler<\/em>, editora Blucher. Atualmente \u00e9 colaboradora do CENPEC, da Revista Em\u00edlia e atua como formadora de professores e gestores pela Comunidade Educativa\u00a0CEDAC e pelo Instituto Avisa L\u00e1.<\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0Entre narrar oralmente e ler - o que aprendem as crian\u00e7as?<\/strong><\/p>\n 09\/08 das 9h30 \u00e0s 11h<\/p>\n Espa\u00e7o Papo de Mercado \u2013 Rua N 02<\/p>\n Convidadas: Claudiane Santos e Madalena Monteiro<\/p>\n Media\u00e7\u00e3o: Cristiane Tavares<\/p>\n \u00c9 muito comum presenciarmos nas salas de aula, principalmente da educa\u00e7\u00e3o infantil, a narra\u00e7\u00e3o oral (\u201cconta\u00e7\u00e3o\u201d) e leituras convivendo no dia a dia. Quais as diferen\u00e7as entre narrar oralmente e ler para as crian\u00e7as? O que elas podem aprender em cada uma dessas propostas? De que forma elas colaboram para a forma\u00e7\u00e3o do leitor? Saber mais sobre esse tema pode contribuir para a forma\u00e7\u00e3o do leitor na escola.<\/em><\/p>\n Claudiane Santos<\/strong><\/p>\n Coordenadora pedag\u00f3gica de Educa\u00e7\u00e3o Infantil e professora efetiva da Rede Municipal de Lagoinha. Licenciada em Letras pela Universidade de Taubat\u00e9 e Pedagogia pelo Centro Universit\u00e1rio de Jales, especialista em Educa\u00e7\u00e3o Especial Inclusiva e em Metodologia da L\u00edngua Portuguesa.<\/p>\n Madalena Monteiro<\/strong><\/p>\n Educadora e Contadora de hist\u00f3rias. Formada em Pedagogia, pela PUC\/SP e p\u00f3s-graduada em Did\u00e1tica da Alfabetiza\u00e7\u00e3o, pelo Instituto Superior de Educa\u00e7\u00e3o Vera Cruz (ISEVEC).\u00a0Atuou como professora alfabetizadora e formadora de educadores na \u00e1rea de leitura, escrita e comunica\u00e7\u00e3o oral pelo CENPEC, Comunidade Educativa CEDAC e Movimenta Educa\u00e7\u00e3o. \u00c9\u00a0Formadora do Projeto Comunidade de Aprendizagem, pelo Instituto Natura e assessora\u00a0do projeto \"Aprender com prazer\", da UNIBES. Coautora do livro \u201cO filho do ca\u00e7ador e outras hist\u00f3rias dilema da \u00c1frica\u201d.<\/p>\n <\/p>\n PALESTRAS<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n 07\/08 das 11h \u00e0s 11h45<\/p>\n Espa\u00e7o do Saber \/ Microsoft Rua D 050<\/p>\n Convidada: Cristiane Tavares<\/p>\n Apesar de todos concordarem que ler \u00e9 importante, \u00e9 comum professores afirmarem que n\u00e3o s\u00e3o leitores de livros liter\u00e1rios. Qual impacto disso na atua\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica para formar alunos leitores? \u00c9 poss\u00edvel que um professor que n\u00e3o l\u00ea forme alunos leitores? Esses ser\u00e3o alguns pontos para a reflex\u00e3o desse tema t\u00e3o relevante para pensar a forma\u00e7\u00e3o na escola.<\/em><\/p>\n Cristiane Tavares<\/strong><\/p>\n Mestre em Literatura e Cr\u00edtica Liter\u00e1ria pela PUC-SP, coordena a P\u00f3s-Gradua\u00e7\u00e3o \u201cLivros, crian\u00e7as e jovens: teoria, media\u00e7\u00e3o e cr\u00edtica\u201d, no Instituto Vera Cruz-SP. \u00c9 colaboradora da Comunidade Educativa CEDAC na \u00e1rea de L\u00edngua Portuguesa. Escreve sobre literatura infantojuvenil para a Revista 451 e Blog das Letrinhas. Participou como jurada em concursos e pr\u00eamios liter\u00e1rios, como Barco a Vapor (Edi\u00e7\u00f5es SM), Destaques Em\u00edlia (Revista Em\u00edlia) e Os 30 melhores livros do ano (Revista Crescer). \u00c9 autora de Quintais (Salesiana, 2007) e Aos olhos do mar (MovPalavras, 2015).<\/p>\n <\/p>\n Quem s\u00e3o os respons\u00e1veis pela forma\u00e7\u00e3o do leitor? E lan\u00e7amento do guia Itiner\u00e1rios de leitura<\/strong><\/p>\n 06\/08 das 18h \u00e0s 19h30<\/p>\n Espa\u00e7o do Saber\/Microsoft, Rua D 050<\/p>\n Convidada: Bel Santos Mayer<\/p>\n Quais s\u00e3o os desafios para a forma\u00e7\u00e3o de leitores? Quem s\u00e3o os respons\u00e1veis por essa forma\u00e7\u00e3o? Que a\u00e7\u00f5es s\u00e3o poss\u00edveis? Quais resultados s\u00e3o esperados?<\/em><\/p>\n \u00a0<\/em><\/strong><\/p>\n \u00a0Nesta palestra ser\u00e3o apresentadas alguns projetos em que esses desafios est\u00e3o sendo enfrentados e com muitos resultados positivos alcan\u00e7ados.<\/em><\/strong><\/p>\n Bel Santos Mayer\u00a0<\/strong><\/p>\n Educadora social, mestranda do Programa de P\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o\u00a0em Lazer e Turismo (PPTur\/EACH\/USP). Desde 1988 atua em organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais e facilita processos de cria\u00e7\u00e3o de Bibliotecas Comunit\u00e1rias gerenciadas por jovens. \u00c9 empreendedora social da Ashoka. Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunit\u00e1rio \u2013 IBEAC. \u00c9 membro do grupo gestor da Rede LiteraSampa\/RNBC<\/p>\n <\/p>\n OFICINAS<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n 06\/08 das 9h30 \u00e0s 11h30<\/p>\n Espa\u00e7o Infantil C 080<\/p>\n Convidada: F\u00e1tima Fonseca<\/p>\n A leitura que adultos compartilham com as crian\u00e7as antes de dormir \u00e9 cercada de afetividade. Mas quais livros s\u00e3o adequados para ler nessa hora? Como instalar essa rotina no dia a dia da fam\u00edlia? Como realizar essa leitura? Venha conhecer livros e conversar sobre a media\u00e7\u00e3o da leitura com as crian\u00e7as nesta oficina.<\/em><\/p>\n F\u00e1tima Fonseca<\/strong><\/p>\n Pedagoga e Mestre em Educa\u00e7\u00e3o pela Pontif\u00edcia Universidade Cat\u00f3lica de S\u00e3o Paulo - PUC\/SP. Atualmente \u00e9 coordenadora pedag\u00f3gica de L\u00edngua Portuguesa do Programa AlfaParagominas<\/em>, no Par\u00e1 e formadora no Programa<\/em> Myra, juntos pela leitura<\/em> \u2013 programa inspirado no Lecxcit \u2013 Leitura para o \u00eaxito escolar<\/em> (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Funda\u00e7\u00e3o SM. Faz parte da equipe do Destaques da Revista Em\u00edlia.<\/p>\n <\/p>\n Crit\u00e9rios para an\u00e1lise e sele\u00e7\u00e3o de livros<\/strong><\/p>\n 10\/08 das 9h30 \u00e0s 11h30<\/p>\n Local: Espa\u00e7o Infantil \u2013 C 080<\/p>\n Convidada: F\u00e1tima Fonseca<\/p>\n Existe um universo quase infinito de livros destinados \u00e0s crian\u00e7as. Como analisar e avaliar a qualidade de cada um? O que \u00e9 importante considerar em se tratando da forma\u00e7\u00e3o liter\u00e1ria das crian\u00e7as? Esta oficina tem como objetivo possibilitar uma reflex\u00e3o sobre poss\u00edveis crit\u00e9rios para an\u00e1lise e sele\u00e7\u00e3o de livros quando se objetiva proporcionar experi\u00eancias est\u00e9ticas liter\u00e1rias \u00e0s crian\u00e7as.<\/em><\/p>\n F\u00e1tima Fonseca<\/strong><\/p>\n Pedagoga e Mestre em Educa\u00e7\u00e3o pela Pontif\u00edcia Universidade Cat\u00f3lica de S\u00e3o Paulo - PUC\/SP. Atualmente \u00e9 coordenadora pedag\u00f3gica de L\u00edngua Portuguesa do Programa AlfaParagominas<\/em>, no Par\u00e1 e formadora no Programa<\/em> Myra, juntos pela leitura<\/em> \u2013 programa inspirado no Lecxcit \u2013 Leitura para o \u00eaxito escolar<\/em> (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Funda\u00e7\u00e3o SM. Faz parte da equipe do Destaques da Revista Em\u00edlia.<\/p>\n <\/p>\n 08\/08 das 16h30 \u00e0s 18h30<\/p>\n Local: Espa\u00e7o Infantil \u2013 C 080<\/p>\n Convidada: Alda Beraldo<\/p>\n Livro ilustrado ou livro \u00e1lbum \u00e9 um artefato contempor\u00e2neo que tem proporcionado bel\u00edssimas obras para leitores de todas as idades. Mas de que forma a rela\u00e7\u00e3o entre o texto escrito, as imagens e o projeto gr\u00e1fico do livro narram uma hist\u00f3ria permitindo uma experi\u00eancia leitora \u00fanica? Venha analisar alguns exemplares e conhecer a pot\u00eancia destes livros!<\/em><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n Alda Beraldo<\/strong><\/p>\n Formada em Letras pela USP e especializa\u00e7\u00e3o em alfabetiza\u00e7\u00e3o pelo Instituto Vera Cruz. Formadora da Comunidade Educativa CEDAC h\u00e1 15 anos, atuando em v\u00e1rios Estados do Brasil presencialmente. Atua como formadora do curso a dist\u00e2ncia Itiner\u00e1rios Liter\u00e1rios Virtuais, pela Comunidade Educativa CEDAC. Participou da equipe de elabora\u00e7\u00e3o do material adaptado para o Brasil, Myra, juntos pela leitura<\/em> \u2013 programa inspirado no Lecxcit \u2013 Leitura para o \u00eaxito escolar<\/em> (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Funda\u00e7\u00e3o SM. Faz parte da equipe de apoio permanente da Revista Em\u00edlia.<\/p>\n <\/p>\n 07\/08 das 14h30 \u00e0s 16h30<\/p>\n Local: Espa\u00e7o Infantil \u2013 C 080<\/p>\n Convidada: Alda Beraldo<\/p>\n Quer conhecer mais as obras dessa incr\u00edvel e premiada autora? Sabia que ela tem publica\u00e7\u00f5es de diferentes g\u00eaneros e temas? Esta oficina ir\u00e1 proporcionar uma imers\u00e3o no universo liter\u00e1rio da autora, possibilitando identificar e apreciar como Marina \u201cesculpe\u201d as palavras produzindo obras de artes em hist\u00f3rias que s\u00e3o consideradas contos de fadas modernos.<\/em><\/p>\n Alda Beraldo<\/strong><\/p>\n Formada em Letras pela USP e especializa\u00e7\u00e3o em alfabetiza\u00e7\u00e3o pelo Instituto Vera Cruz. Formadora da Comunidade Educativa CEDAC h\u00e1 15 anos, atuando em v\u00e1rios Estados do Brasil presencialmente. Atua como formadora do curso a dist\u00e2ncia Itiner\u00e1rios Liter\u00e1rios Virtuais, pela Comunidade Educativa CEDAC. Participou da equipe de elabora\u00e7\u00e3o do material adaptado para o Brasil, Myra, juntos pela leitura<\/em> \u2013 programa inspirado no Lecxcit \u2013 Leitura para o \u00eaxito escolar<\/em> (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Funda\u00e7\u00e3o SM. Faz parte da equipe de apoio permanente da Revista Em\u00edlia.<\/p>\n <\/p>\n \u00a0Explorando novelas gr\u00e1ficas e HQ<\/strong><\/p>\n 09\/08 das 14h30 \u00e0s 16h30<\/p>\n Local: Espa\u00e7o Infantil<\/p>\n Convidado: V\u00edtor Massao<\/p>\n O mundo das hist\u00f3rias em quadrinhos j\u00e1 n\u00e3o se resume a meia d\u00fazia de personagens conhecidos da d\u00e9cada de 50 e 60 do s\u00e9culo passado. Os HQ tiveram um enorme desenvolvimento nos \u00faltimos tempos e s\u00e3o diversos autores, temas e estilos dispon\u00edveis. Nesta oficina ser\u00e3o apresentados alguns autores e obras de destaque para que os participantes possam experimentar uma leitura bastante peculiar. <\/em><\/p>\n V\u00edtor Massao<\/strong><\/p>\n T\u00e9cnico em Artes Gr\u00e1ficas pelo SENAI Theobaldo De Nigris e forma\u00e7\u00e3o em Design Gr\u00e1fico pela Universidade Anhembi Morumbi, desde jovem atua com comunica\u00e7\u00e3o comunit\u00e1ria, pensando em como gerar a comunica\u00e7\u00e3o de forma coletiva. Com a escuta ativa na comunica\u00e7\u00e3o e processo coletivo, faz parte desde 2010 do Coletivo EntreLinhas, empresa de facilita\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica com participa\u00e7\u00e3o ativa em pol\u00edticas p\u00fablicas, meio ambiente, direitos humanos e comunica\u00e7\u00e3o. Acreditando no processo visual e sist\u00eamico para gerar novas solu\u00e7\u00f5es e maneiras de interagir com o mundo.<\/p>\n <\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":" MESA REDONDA<\/strong><\/p>\n Leitura para beb\u00eas: por que, como e o qu\u00ea<\/strong><\/p>\n 08\/08 das 9h30 \u00e0s 11h<\/p>\n Espa\u00e7o Papo de Mercado \u2013 Rua N 02<\/p>\n Convidadas: Ana Paula Yazbek e Edi Fonseca Muito se tem falado sobre a import\u00e2ncia de se ler para os beb\u00eas desde muito pequenos. Mas o que fundamenta tais afirma\u00e7\u00f5es? Como ler para envolve-los na leitura? Que tipo de livros \u00e9 mais adequado para os bem pequenos? Estas e outras reflex\u00f5es relacionadas ao tema ser\u00e3o abordadas nesta mesa.<\/em><\/p>\n Ana Paula Yazbek<\/strong><\/p>\n Pedagoga formada pela Faculdade de Educa\u00e7\u00e3o da USP, com especializa\u00e7\u00e3o em Educa\u00e7\u00e3o de Crian\u00e7as de zero a tr\u00eas anos pelo Instituto Singularidades.\u00a0Iniciou mestrado na FEUSP em 2018.<\/p>\n \u00c9\u00a0s\u00f3cia-diretora do Espa\u00e7o da Vila. Trabalha com forma\u00e7\u00e3o de professores, e dedica-se ao aprofundamento dos estudos sobre as crian\u00e7as pequenas.<\/p>\n Edi Fonseca <\/strong><\/p>\n Graduada em Pedagogia pela USP. P\u00f3s-graduada pela FACON, no curso \u201cA Arte de Contar Hist\u00f3rias\u201d.<\/p>\n S\u00f3cio-coordenadora da Roda Fiandeira - Consultoria em Educa\u00e7\u00e3o e Cultura.\u00a0Autora do livro\u00a0Com olhos de ler<\/em>, editora Blucher. Atualmente \u00e9 colaboradora do CENPEC, da Revista Em\u00edlia e atua como formadora de professores e gestores pela Comunidade Educativa\u00a0CEDAC e pelo Instituto Avisa L\u00e1.<\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n \u00a0Entre narrar oralmente e ler - o que aprendem as crian\u00e7as?<\/strong><\/p>\n 09\/08 das 9h30 \u00e0s 11h<\/p>\n Espa\u00e7o Papo de Mercado \u2013 Rua N 02<\/p>\n Convidadas: Claudiane Santos e Madalena Monteiro<\/p>\n Media\u00e7\u00e3o: Cristiane Tavares<\/p>\n \u00c9 muito comum presenciarmos nas salas de aula, principalmente da educa\u00e7\u00e3o infantil, a narra\u00e7\u00e3o oral (\u201cconta\u00e7\u00e3o\u201d) e leituras convivendo no dia a dia. Quais as diferen\u00e7as entre narrar oralmente e ler para as crian\u00e7as? O que elas podem aprender em cada uma dessas propostas? De que forma elas colaboram para a forma\u00e7\u00e3o do leitor? Saber mais sobre esse tema pode contribuir para a forma\u00e7\u00e3o do leitor na escola.<\/em><\/p>\n Claudiane Santos<\/strong><\/p>\n Coordenadora pedag\u00f3gica de Educa\u00e7\u00e3o Infantil e professora efetiva da Rede Municipal de Lagoinha. Licenciada em Letras pela Universidade de Taubat\u00e9 e Pedagogia pelo Centro Universit\u00e1rio de Jales, especialista em Educa\u00e7\u00e3o Especial Inclusiva e em Metodologia da L\u00edngua Portuguesa.<\/p>\n Madalena Monteiro<\/strong><\/p>\n Educadora e Contadora de hist\u00f3rias. Formada em Pedagogia, pela PUC\/SP e p\u00f3s-graduada em Did\u00e1tica da Alfabetiza\u00e7\u00e3o, pelo Instituto Superior de Educa\u00e7\u00e3o Vera Cruz (ISEVEC).\u00a0Atuou como professora alfabetizadora e formadora de educadores na \u00e1rea de leitura, escrita e comunica\u00e7\u00e3o oral pelo CENPEC, Comunidade Educativa CEDAC e Movimenta Educa\u00e7\u00e3o. \u00c9\u00a0Formadora do Projeto Comunidade de Aprendizagem, pelo Instituto Natura e assessora\u00a0do projeto \"Aprender com prazer\", da UNIBES. Coautora do livro \u201cO filho do ca\u00e7ador e outras hist\u00f3rias dilema da \u00c1frica\u201d.<\/p>\n <\/p>\n PALESTRAS<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n 07\/08 das 11h \u00e0s 11h45<\/p>\n Espa\u00e7o do Saber \/ Microsoft Rua D 050<\/p>\n Convidada: Cristiane Tavares<\/p>\n Apesar de todos concordarem que ler \u00e9 importante, \u00e9 comum professores afirmarem que n\u00e3o s\u00e3o leitores de livros liter\u00e1rios. Qual impacto disso na atua\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica para formar alunos leitores? \u00c9 poss\u00edvel que um professor que n\u00e3o l\u00ea forme alunos leitores? Esses ser\u00e3o alguns pontos para a reflex\u00e3o desse tema t\u00e3o relevante para pensar a forma\u00e7\u00e3o na escola.<\/em><\/p>\n Cristiane Tavares<\/strong><\/p>\n Mestre em Literatura e Cr\u00edtica Liter\u00e1ria pela PUC-SP, coordena a P\u00f3s-Gradua\u00e7\u00e3o \u201cLivros, crian\u00e7as e jovens: teoria, media\u00e7\u00e3o e cr\u00edtica\u201d, no Instituto Vera Cruz-SP. \u00c9 colaboradora da Comunidade Educativa CEDAC na \u00e1rea de L\u00edngua Portuguesa. Escreve sobre literatura infantojuvenil para a Revista 451 e Blog das Letrinhas. Participou como jurada em concursos e pr\u00eamios liter\u00e1rios, como Barco a Vapor (Edi\u00e7\u00f5es SM), Destaques Em\u00edlia (Revista Em\u00edlia) e Os 30 melhores livros do ano (Revista Crescer). \u00c9 autora de Quintais (Salesiana, 2007) e Aos olhos do mar (MovPalavras, 2015).<\/p>\n <\/p>\n Quem s\u00e3o os respons\u00e1veis pela forma\u00e7\u00e3o do leitor? E lan\u00e7amento do guia Itiner\u00e1rios de leitura<\/strong><\/p>\n 06\/08 das 18h \u00e0s 19h30<\/p>\n Espa\u00e7o do Saber\/Microsoft, Rua D 050<\/p>\n Convidada: Bel Santos Mayer<\/p>\n Quais s\u00e3o os desafios para a forma\u00e7\u00e3o de leitores? Quem s\u00e3o os respons\u00e1veis por essa forma\u00e7\u00e3o? Que a\u00e7\u00f5es s\u00e3o poss\u00edveis? Quais resultados s\u00e3o esperados?<\/em><\/p>\n \u00a0<\/em><\/strong><\/p>\n \u00a0Nesta palestra ser\u00e3o apresentadas alguns projetos em que esses desafios est\u00e3o sendo enfrentados e com muitos resultados positivos alcan\u00e7ados.<\/em><\/strong><\/p>\n Bel Santos Mayer\u00a0<\/strong><\/p>\n Educadora social, mestranda do Programa de P\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o\u00a0em Lazer e Turismo (PPTur\/EACH\/USP). Desde 1988 atua em organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais e facilita processos de cria\u00e7\u00e3o de Bibliotecas Comunit\u00e1rias gerenciadas por jovens. \u00c9 empreendedora social da Ashoka. Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunit\u00e1rio \u2013 IBEAC. \u00c9 membro do grupo gestor da Rede LiteraSampa\/RNBC<\/p>\n <\/p>\n OFICINAS<\/strong><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n 06\/08 das 9h30 \u00e0s 11h30<\/p>\n Espa\u00e7o Infantil C 080<\/p>\n Convidada: F\u00e1tima Fonseca<\/p>\n A leitura que adultos compartilham com as crian\u00e7as antes de dormir \u00e9 cercada de afetividade. Mas quais livros s\u00e3o adequados para ler nessa hora? Como instalar essa rotina no dia a dia da fam\u00edlia? Como realizar essa leitura? Venha conhecer livros e conversar sobre a media\u00e7\u00e3o da leitura com as crian\u00e7as nesta oficina.<\/em><\/p>\n F\u00e1tima Fonseca<\/strong><\/p>\n Pedagoga e Mestre em Educa\u00e7\u00e3o pela Pontif\u00edcia Universidade Cat\u00f3lica de S\u00e3o Paulo - PUC\/SP. Atualmente \u00e9 coordenadora pedag\u00f3gica de L\u00edngua Portuguesa do Programa AlfaParagominas<\/em>, no Par\u00e1 e formadora no Programa<\/em> Myra, juntos pela leitura<\/em> \u2013 programa inspirado no Lecxcit \u2013 Leitura para o \u00eaxito escolar<\/em> (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Funda\u00e7\u00e3o SM. Faz parte da equipe do Destaques da Revista Em\u00edlia.<\/p>\n <\/p>\n Crit\u00e9rios para an\u00e1lise e sele\u00e7\u00e3o de livros<\/strong><\/p>\n 10\/08 das 9h30 \u00e0s 11h30<\/p>\n Local: Espa\u00e7o Infantil \u2013 C 080<\/p>\n Convidada: F\u00e1tima Fonseca<\/p>\n Existe um universo quase infinito de livros destinados \u00e0s crian\u00e7as. Como analisar e avaliar a qualidade de cada um? O que \u00e9 importante considerar em se tratando da forma\u00e7\u00e3o liter\u00e1ria das crian\u00e7as? Esta oficina tem como objetivo possibilitar uma reflex\u00e3o sobre poss\u00edveis crit\u00e9rios para an\u00e1lise e sele\u00e7\u00e3o de livros quando se objetiva proporcionar experi\u00eancias est\u00e9ticas liter\u00e1rias \u00e0s crian\u00e7as.<\/em><\/p>\n F\u00e1tima Fonseca<\/strong><\/p>\n Pedagoga e Mestre em Educa\u00e7\u00e3o pela Pontif\u00edcia Universidade Cat\u00f3lica de S\u00e3o Paulo - PUC\/SP. Atualmente \u00e9 coordenadora pedag\u00f3gica de L\u00edngua Portuguesa do Programa AlfaParagominas<\/em>, no Par\u00e1 e formadora no Programa<\/em> Myra, juntos pela leitura<\/em> \u2013 programa inspirado no Lecxcit \u2013 Leitura para o \u00eaxito escolar<\/em> (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Funda\u00e7\u00e3o SM. Faz parte da equipe do Destaques da Revista Em\u00edlia.<\/p>\n <\/p>\n 08\/08 das 16h30 \u00e0s 18h30<\/p>\n Local: Espa\u00e7o Infantil \u2013 C 080<\/p>\n Convidada: Alda Beraldo<\/p>\n Livro ilustrado ou livro \u00e1lbum \u00e9 um artefato contempor\u00e2neo que tem proporcionado bel\u00edssimas obras para leitores de todas as idades. Mas de que forma a rela\u00e7\u00e3o entre o texto escrito, as imagens e o projeto gr\u00e1fico do livro narram uma hist\u00f3ria permitindo uma experi\u00eancia leitora \u00fanica? Venha analisar alguns exemplares e conhecer a pot\u00eancia destes livros!<\/em><\/p>\n \u00a0<\/strong><\/p>\n Alda Beraldo<\/strong><\/p>\n Formada em Letras pela USP e especializa\u00e7\u00e3o em alfabetiza\u00e7\u00e3o pelo Instituto Vera Cruz. Formadora da Comunidade Educativa CEDAC h\u00e1 15 anos, atuando em v\u00e1rios Estados do Brasil presencialmente. Atua como formadora do curso a dist\u00e2ncia Itiner\u00e1rios Liter\u00e1rios Virtuais, pela Comunidade Educativa CEDAC. Participou da equipe de elabora\u00e7\u00e3o do material adaptado para o Brasil, Myra, juntos pela leitura<\/em> \u2013 programa inspirado no Lecxcit \u2013 Leitura para o \u00eaxito escolar<\/em> (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Funda\u00e7\u00e3o SM. Faz parte da equipe de apoio permanente da Revista Em\u00edlia.<\/p>\n <\/p>\n 07\/08 das 14h30 \u00e0s 16h30<\/p>\n Local: Espa\u00e7o Infantil \u2013 C 080<\/p>\n Convidada: Alda Beraldo<\/p>\n Quer conhecer mais as obras dessa incr\u00edvel e premiada autora? Sabia que ela tem publica\u00e7\u00f5es de diferentes g\u00eaneros e temas? Esta oficina ir\u00e1 proporcionar uma imers\u00e3o no universo liter\u00e1rio da autora, possibilitando identificar e apreciar como Marina \u201cesculpe\u201d as palavras produzindo obras de artes em hist\u00f3rias que s\u00e3o consideradas contos de fadas modernos.<\/em><\/p>\n Alda Beraldo<\/strong><\/p>\n Formada em Letras pela USP e especializa\u00e7\u00e3o em alfabetiza\u00e7\u00e3o pelo Instituto Vera Cruz. Formadora da Comunidade Educativa CEDAC h\u00e1 15 anos, atuando em v\u00e1rios Estados do Brasil presencialmente. Atua como formadora do curso a dist\u00e2ncia Itiner\u00e1rios Liter\u00e1rios Virtuais, pela Comunidade Educativa CEDAC. Participou da equipe de elabora\u00e7\u00e3o do material adaptado para o Brasil, Myra, juntos pela leitura<\/em> \u2013 programa inspirado no Lecxcit \u2013 Leitura para o \u00eaxito escolar<\/em> (Catalunha), parceria Comunidade Educativa CEDAC e Funda\u00e7\u00e3o SM. Faz parte da equipe de apoio permanente da Revista Em\u00edlia.<\/p>\n <\/p>\n \u00a0Explorando novelas gr\u00e1ficas e HQ<\/strong><\/p>\n 09\/08 das 14h30 \u00e0s 16h30<\/p>\n Local: Espa\u00e7o Infantil<\/p>\n Convidado: V\u00edtor Massao<\/p>\n O mundo das hist\u00f3rias em quadrinhos j\u00e1 n\u00e3o se resume a meia d\u00fazia de personagens conhecidos da d\u00e9cada de 50 e 60 do s\u00e9culo passado. Os HQ tiveram um enorme desenvolvimento nos \u00faltimos tempos e s\u00e3o diversos autores, temas e estilos dispon\u00edveis. Nesta oficina ser\u00e3o apresentados alguns autores e obras de destaque para que os participantes possam experimentar uma leitura bastante peculiar. <\/em><\/p>\n V\u00edtor Massao<\/strong><\/p>\n T\u00e9cnico em Artes Gr\u00e1ficas pelo SENAI Theobaldo De Nigris e forma\u00e7\u00e3o em Design Gr\u00e1fico pela Universidade Anhembi Morumbi, desde jovem atua com comunica\u00e7\u00e3o comunit\u00e1ria, pensando em como gerar a comunica\u00e7\u00e3o de forma coletiva. Com a escuta ativa na comunica\u00e7\u00e3o e processo coletivo, faz parte desde 2010 do Coletivo EntreLinhas, empresa de facilita\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica com participa\u00e7\u00e3o ativa em pol\u00edticas p\u00fablicas, meio ambiente, direitos humanos e comunica\u00e7\u00e3o. Acreditando no processo visual e sist\u00eamico para gerar novas solu\u00e7\u00f5es e maneiras de interagir com o mundo.<\/p>\n <\/p>","protected":false},"author":1,"featured_media":51773,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[],"class_list":["post-50868","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50868","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=50868"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50868\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":51415,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50868\/revisions\/51415"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/media\/51773"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=50868"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=50868"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=50868"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
\nMedia\u00e7\u00e3o: Sandra Medrano<\/p>\n\n
\n
\n
\n
\nMedia\u00e7\u00e3o: Sandra Medrano<\/p>\n\n
\n
\n
\n