{"id":50868,"date":"2018-07-25T00:00:00","date_gmt":"2018-07-25T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/cbl.org.br\/2018\/07\/25\/programacao-comunidade-educativa-cedac-na-25o-bienal-internacional-do-livro-de-sao-paulo\/"},"modified":"2022-05-26T15:41:38","modified_gmt":"2022-05-26T18:41:38","slug":"programacao-comunidade-educativa-cedac-na-25o-bienal-internacional-do-livro-de-sao-paulo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/2018\/07\/programacao-comunidade-educativa-cedac-na-25o-bienal-internacional-do-livro-de-sao-paulo\/","title":{"rendered":"Programa\u00e7\u00e3o Comunidade Educativa CEDAC na 25\u00ba Bienal Internacional do Livro de S\u00e3o Paulo"},"content":{"rendered":"

MESA REDONDA<\/strong><\/p>\n

Leitura para beb\u00eas: por que, como e o qu\u00ea<\/strong><\/p>\n

08\/08 das 9h30 \u00e0s 11h<\/p>\n

Espa\u00e7o Papo de Mercado \u2013 Rua N 02<\/p>\n

Convidadas: Ana Paula Yazbek e Edi Fonseca
\nMedia\u00e7\u00e3o: Sandra Medrano<\/p>\n

Muito se tem falado sobre a import\u00e2ncia de se ler para os beb\u00eas desde muito pequenos. Mas o que fundamenta tais afirma\u00e7\u00f5es? Como ler para envolve-los na leitura? Que tipo de livros \u00e9 mais adequado para os bem pequenos? Estas e outras reflex\u00f5es relacionadas ao tema ser\u00e3o abordadas nesta mesa.<\/em><\/p>\n

Ana Paula Yazbek<\/strong><\/p>\n

Pedagoga formada pela Faculdade de Educa\u00e7\u00e3o da USP, com especializa\u00e7\u00e3o em Educa\u00e7\u00e3o de Crian\u00e7as de zero a tr\u00eas anos pelo Instituto Singularidades.\u00a0Iniciou mestrado na FEUSP em 2018.<\/p>\n

\u00c9\u00a0s\u00f3cia-diretora do Espa\u00e7o da Vila. Trabalha com forma\u00e7\u00e3o de professores, e dedica-se ao aprofundamento dos estudos sobre as crian\u00e7as pequenas.<\/p>\n

Edi Fonseca <\/strong><\/p>\n

Graduada em Pedagogia pela USP. P\u00f3s-graduada pela FACON, no curso \u201cA Arte de Contar Hist\u00f3rias\u201d.<\/p>\n

S\u00f3cio-coordenadora da Roda Fiandeira - Consultoria em Educa\u00e7\u00e3o e Cultura.\u00a0Autora do livro\u00a0Com olhos de ler<\/em>, editora Blucher. Atualmente \u00e9 colaboradora do CENPEC, da Revista Em\u00edlia e atua como formadora de professores e gestores pela Comunidade Educativa\u00a0CEDAC e pelo Instituto Avisa L\u00e1.<\/p>\n

\u00a0<\/strong><\/p>\n

\u00a0Entre narrar oralmente e ler - o que aprendem as crian\u00e7as?<\/strong><\/p>\n

09\/08 das 9h30 \u00e0s 11h<\/p>\n

Espa\u00e7o Papo de Mercado \u2013 Rua N 02<\/p>\n

Convidadas: Claudiane Santos e Madalena Monteiro<\/p>\n

Media\u00e7\u00e3o: Cristiane Tavares<\/p>\n

\u00c9 muito comum presenciarmos nas salas de aula, principalmente da educa\u00e7\u00e3o infantil, a narra\u00e7\u00e3o oral (\u201cconta\u00e7\u00e3o\u201d) e leituras convivendo no dia a dia. Quais as diferen\u00e7as entre narrar oralmente e ler para as crian\u00e7as? O que elas podem aprender em cada uma dessas propostas? De que forma elas colaboram para a forma\u00e7\u00e3o do leitor? Saber mais sobre esse tema pode contribuir para a forma\u00e7\u00e3o do leitor na escola.<\/em><\/p>\n

Claudiane Santos<\/strong><\/p>\n

Coordenadora pedag\u00f3gica de Educa\u00e7\u00e3o Infantil e professora efetiva da Rede Municipal de Lagoinha. Licenciada em Letras pela Universidade de Taubat\u00e9 e Pedagogia pelo Centro Universit\u00e1rio de Jales, especialista em Educa\u00e7\u00e3o Especial Inclusiva e em Metodologia da L\u00edngua Portuguesa.<\/p>\n

Madalena Monteiro<\/strong><\/p>\n

Educadora e Contadora de hist\u00f3rias. Formada em Pedagogia, pela PUC\/SP e p\u00f3s-graduada em Did\u00e1tica da Alfabetiza\u00e7\u00e3o, pelo Instituto Superior de Educa\u00e7\u00e3o Vera Cruz (ISEVEC).\u00a0Atuou como professora alfabetizadora e formadora de educadores na \u00e1rea de leitura, escrita e comunica\u00e7\u00e3o oral pelo CENPEC, Comunidade Educativa CEDAC e Movimenta Educa\u00e7\u00e3o. \u00c9\u00a0Formadora do Projeto Comunidade de Aprendizagem, pelo Instituto Natura e assessora\u00a0do projeto \"Aprender com prazer\", da UNIBES. Coautora do livro \u201cO filho do ca\u00e7ador e outras hist\u00f3rias dilema da \u00c1frica\u201d.<\/p>\n

 <\/p>\n

PALESTRAS<\/strong><\/p>\n

\u00a0<\/strong><\/p>\n