{"id":50828,"date":"2018-03-05T00:00:00","date_gmt":"2018-03-05T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/cbl.org.br\/2018\/03\/05\/sem-metadados-sem-vendas\/"},"modified":"2022-05-26T15:42:21","modified_gmt":"2022-05-26T18:42:21","slug":"sem-metadados-sem-vendas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/2018\/03\/sem-metadados-sem-vendas\/","title":{"rendered":"Sem metadados, sem vendas"},"content":{"rendered":"

Em novo artigo, Ricardo Costa traz dados interessantes de pesquisas feitas nos EUA, Reino Unido e Alemanha que mostram a rela\u00e7\u00e3o direta entre metadados e vendas<\/p>\n

 <\/p>\n

Nos\u00a0tr\u00eas artigos anteriores que escrevi sobre metadados<\/a>, mencionei algumas pesquisas internacionais que mostram a rela\u00e7\u00e3o direta entre metadados e vendas. Hoje quero mostrar um pouco mais dessas pesquisas, mas sem aquela montoeira de n\u00fameros. Vou tentar n\u00e3o ser chato para a geral \u2014 eu sei que a galera do administrativo, do financeiro, da controladoria, adora esses n\u00fameros, mas acho que est\u00e3o em menor n\u00famero nesta leitura. N\u00e3o?<\/p>\n

Vamos l\u00e1.<\/p>\n

A Nielsen realizou pesquisas tanto no Reino Unido quanto nos EUA, sobre a influ\u00eancia de metadados corretos e de qualidade no resultado das vendas. Vamos deixar claro logo de in\u00edcio que \u00e9 necess\u00e1rio algum hist\u00f3rico para se poder comparar os resultados. Apesar de que j\u00e1 recebi, no in\u00edcio deste ano, tr\u00eas testemunhos de editores brasileiros que em menos de seis meses de uso da plataforma de metadados j\u00e1 notaram mudan\u00e7as muito positivas, significativas, nos seus processos, ainda n\u00e3o podemos dizer que temos dados suficientes do mercado brasileiro para fazer compara\u00e7\u00f5es e pesquisas.<\/p>\n

Neste texto, adiciono \u00e0s pesquisas da Nielsen, outro estudo, este realizado\u00a0pela GfK na Alemanha. E quero iniciar com uma vis\u00e3o mais geral:<\/p>\n

Na Alemanha, em 2014, os n\u00fameros demonstraram que a presen\u00e7a de sinopse nos metadados pode aumentar em 92% as vendas, e a informa\u00e7\u00e3o sobre disponibilidade dos t\u00edtulos chega a elevar em 82% as vendas.<\/p>\n

\"quadro<\/p>\n

A pesquisa da Nielsen no Reino Unido, em 2015,\u00a0 considerou, em uma das medi\u00e7\u00f5es, tr\u00eas informa\u00e7\u00f5es complementares sobre os livros -- Sinopse, biografia do autor e resenha -- e sua influ\u00eancia nas vendas. O resultado aponta para o crescimento de at\u00e9 72% quando todos os tr\u00eas dados s\u00e3o informados. Aten\u00e7\u00e3o! Isto quando os dados b\u00e1sicos j\u00e1 estavam completos e estes complementares foram adicionados.<\/p>\n

\"quadro<\/div>\n

J\u00e1 as palavras-chave podem aumentar as vendas de um t\u00edtulo em 34%, segundo essa mesma pesquisa. E outro dado importante \u00e9 a influ\u00eancia da anteced\u00eancia da informa\u00e7\u00e3o nos resultados de venda. O Reino Unido tem um padr\u00e3o que diz que os dados sobre um livro a ser lan\u00e7ado devem ser enviados \u00e0s livrarias com uma anteced\u00eancia superior a 100 dias. A gente conhece a realidade do mercado brasileiro, e n\u00e3o vai t\u00e3o longe nesse tipo de cobran\u00e7a. Pelo menos n\u00e3o\u00a0ainda<\/em>. Mas podemos come\u00e7ar a imaginar um momento n\u00e3o muito distante onde poderemos ter informa\u00e7\u00f5es com bastante anteced\u00eancia. Bem, de qualquer maneira, quero contar pra voc\u00ea que essa anteced\u00eancia chega a aumentar as vendas em 150%! Bastantinho, n\u00e9?<\/p>\n

Antes que voc\u00ea diga, de novo, que isso \u00e9 l\u00e1, que aqui \u00e9 diferente, vou repetir: estas pesquisas s\u00e3o um par\u00e2metro para o nosso mercado. Os trabalhos de padroniza\u00e7\u00e3o de metadados no Brasil est\u00e3o ainda no seu in\u00edcio, e temos um longo caminho pela frente; al\u00e9m disso, reconhe\u00e7o que n\u00e3o \u00e9 um trabalho muito f\u00e1cil no in\u00edcio.<\/p>\n

Voltando a falar do Reino Unido, veja no gr\u00e1fico a seguir a influ\u00eancia da capa e dos dados b\u00e1sicos no resultado das vendas. Por l\u00e1 eles t\u00eam esse BIC (mencionado no gr\u00e1fico), que \u00e9 um grupo de informa\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas que devem estar no banco de metadados. Em vermelho est\u00e1 o resultado quando todos os dados est\u00e3o completados.<\/p>\n

De verdade, espero que estes n\u00fameros sejam mais um motivador para que voc\u00ea se disponha a completar da melhor maneira poss\u00edvel os metadados do seu cat\u00e1logo. Vou terminar com um fato concreto de manuten\u00e7\u00e3o de metadados.<\/p>\n

\"quadro<\/div>\n

Na Alemanha, h\u00e1 cerca de dois anos, fizemos uma experi\u00eancia com um t\u00edtulo que estava na posi\u00e7\u00e3o 1.410 na lista de mais vendidos da Amazon.de. Melhoramos a categoriza\u00e7\u00e3o BISAC do t\u00edtulo, acrescentamos algumas palavras-chave e colocamos uma sinopse mais completa. Num pr\u00f3ximo artigo vou falar com mais detalhes sobre palavras-chave e categoriza\u00e7\u00e3o. J\u00e1 sei, j\u00e1 sei... estou prometendo isso j\u00e1 tem um tempo... mas \u00e9 que tem muita coisa pra falar neste t\u00f3pico de metadados. Aguenta a\u00ed s\u00f3 mais um pouco.<\/p>\n

Bom, voltando ao livro que estava na posi\u00e7\u00e3o 1.410 na lista geral na Amazon, depois das atualiza\u00e7\u00f5es que propusemos e a editora implementou, em um m\u00eas o livro passou para a posi\u00e7\u00e3o 71 na lista geral e nas tr\u00eas categorias que foi classificado, assumiu a posi\u00e7\u00e3o n\u00famero 1. N\u00e3o tem m\u00e1gica, tem trabalho. E todos podem fazer!<\/p>\n

Nos falamos novamente em breve.
\nAbra\u00e7o!<\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Em novo artigo, Ricardo Costa traz dados interessantes de pesquisas feitas nos EUA, Reino Unido e Alemanha que mostram a rela\u00e7\u00e3o direta entre metadados e vendas<\/p>\n

 <\/p>\n

Nos\u00a0tr\u00eas artigos anteriores que escrevi sobre metadados<\/a>, mencionei algumas pesquisas internacionais que mostram a rela\u00e7\u00e3o direta entre metadados e vendas. Hoje quero mostrar um pouco mais dessas pesquisas, mas sem aquela montoeira de n\u00fameros. Vou tentar n\u00e3o ser chato para a geral \u2014 eu sei que a galera do administrativo, do financeiro, da controladoria, adora esses n\u00fameros, mas acho que est\u00e3o em menor n\u00famero nesta leitura. N\u00e3o?<\/p>\n

Vamos l\u00e1.<\/p>\n

A Nielsen realizou pesquisas tanto no Reino Unido quanto nos EUA, sobre a influ\u00eancia de metadados corretos e de qualidade no resultado das vendas. Vamos deixar claro logo de in\u00edcio que \u00e9 necess\u00e1rio algum hist\u00f3rico para se poder comparar os resultados. Apesar de que j\u00e1 recebi, no in\u00edcio deste ano, tr\u00eas testemunhos de editores brasileiros que em menos de seis meses de uso da plataforma de metadados j\u00e1 notaram mudan\u00e7as muito positivas, significativas, nos seus processos, ainda n\u00e3o podemos dizer que temos dados suficientes do mercado brasileiro para fazer compara\u00e7\u00f5es e pesquisas.<\/p>\n

Neste texto, adiciono \u00e0s pesquisas da Nielsen, outro estudo, este realizado\u00a0pela GfK na Alemanha. E quero iniciar com uma vis\u00e3o mais geral:<\/p>\n

Na Alemanha, em 2014, os n\u00fameros demonstraram que a presen\u00e7a de sinopse nos metadados pode aumentar em 92% as vendas, e a informa\u00e7\u00e3o sobre disponibilidade dos t\u00edtulos chega a elevar em 82% as vendas.<\/p>\n

\"quadro<\/p>\n

A pesquisa da Nielsen no Reino Unido, em 2015,\u00a0 considerou, em uma das medi\u00e7\u00f5es, tr\u00eas informa\u00e7\u00f5es complementares sobre os livros -- Sinopse, biografia do autor e resenha -- e sua influ\u00eancia nas vendas. O resultado aponta para o crescimento de at\u00e9 72% quando todos os tr\u00eas dados s\u00e3o informados. Aten\u00e7\u00e3o! Isto quando os dados b\u00e1sicos j\u00e1 estavam completos e estes complementares foram adicionados.<\/p>\n

\"quadro<\/div>\n

J\u00e1 as palavras-chave podem aumentar as vendas de um t\u00edtulo em 34%, segundo essa mesma pesquisa. E outro dado importante \u00e9 a influ\u00eancia da anteced\u00eancia da informa\u00e7\u00e3o nos resultados de venda. O Reino Unido tem um padr\u00e3o que diz que os dados sobre um livro a ser lan\u00e7ado devem ser enviados \u00e0s livrarias com uma anteced\u00eancia superior a 100 dias. A gente conhece a realidade do mercado brasileiro, e n\u00e3o vai t\u00e3o longe nesse tipo de cobran\u00e7a. Pelo menos n\u00e3o\u00a0ainda<\/em>. Mas podemos come\u00e7ar a imaginar um momento n\u00e3o muito distante onde poderemos ter informa\u00e7\u00f5es com bastante anteced\u00eancia. Bem, de qualquer maneira, quero contar pra voc\u00ea que essa anteced\u00eancia chega a aumentar as vendas em 150%! Bastantinho, n\u00e9?<\/p>\n

Antes que voc\u00ea diga, de novo, que isso \u00e9 l\u00e1, que aqui \u00e9 diferente, vou repetir: estas pesquisas s\u00e3o um par\u00e2metro para o nosso mercado. Os trabalhos de padroniza\u00e7\u00e3o de metadados no Brasil est\u00e3o ainda no seu in\u00edcio, e temos um longo caminho pela frente; al\u00e9m disso, reconhe\u00e7o que n\u00e3o \u00e9 um trabalho muito f\u00e1cil no in\u00edcio.<\/p>\n

Voltando a falar do Reino Unido, veja no gr\u00e1fico a seguir a influ\u00eancia da capa e dos dados b\u00e1sicos no resultado das vendas. Por l\u00e1 eles t\u00eam esse BIC (mencionado no gr\u00e1fico), que \u00e9 um grupo de informa\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas que devem estar no banco de metadados. Em vermelho est\u00e1 o resultado quando todos os dados est\u00e3o completados.<\/p>\n

De verdade, espero que estes n\u00fameros sejam mais um motivador para que voc\u00ea se disponha a completar da melhor maneira poss\u00edvel os metadados do seu cat\u00e1logo. Vou terminar com um fato concreto de manuten\u00e7\u00e3o de metadados.<\/p>\n

\"quadro<\/div>\n

Na Alemanha, h\u00e1 cerca de dois anos, fizemos uma experi\u00eancia com um t\u00edtulo que estava na posi\u00e7\u00e3o 1.410 na lista de mais vendidos da Amazon.de. Melhoramos a categoriza\u00e7\u00e3o BISAC do t\u00edtulo, acrescentamos algumas palavras-chave e colocamos uma sinopse mais completa. Num pr\u00f3ximo artigo vou falar com mais detalhes sobre palavras-chave e categoriza\u00e7\u00e3o. J\u00e1 sei, j\u00e1 sei... estou prometendo isso j\u00e1 tem um tempo... mas \u00e9 que tem muita coisa pra falar neste t\u00f3pico de metadados. Aguenta a\u00ed s\u00f3 mais um pouco.<\/p>\n

Bom, voltando ao livro que estava na posi\u00e7\u00e3o 1.410 na lista geral na Amazon, depois das atualiza\u00e7\u00f5es que propusemos e a editora implementou, em um m\u00eas o livro passou para a posi\u00e7\u00e3o 71 na lista geral e nas tr\u00eas categorias que foi classificado, assumiu a posi\u00e7\u00e3o n\u00famero 1. N\u00e3o tem m\u00e1gica, tem trabalho. E todos podem fazer!<\/p>\n

Nos falamos novamente em breve.
\nAbra\u00e7o!<\/p>","protected":false},"author":1,"featured_media":51779,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[],"class_list":["post-50828","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50828","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=50828"}],"version-history":[{"count":5,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50828\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":52543,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50828\/revisions\/52543"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/media\/51779"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=50828"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=50828"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=50828"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}