{"id":50688,"date":"2017-01-30T00:00:00","date_gmt":"2017-01-30T02:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/cbl.org.br\/2017\/01\/30\/o-livro-impresso-tambem-e-digital\/"},"modified":"2022-05-26T15:44:30","modified_gmt":"2022-05-26T18:44:30","slug":"o-livro-impresso-tambem-e-digital","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/2017\/01\/o-livro-impresso-tambem-e-digital\/","title":{"rendered":"\u200bO livro impresso tamb\u00e9m \u00e9 digital!"},"content":{"rendered":"

PUBLISHNEWS, ANDR\u00c9 PALME, 19\/01\/2017<\/em><\/p>\n

 <\/p>\n

Em sua coluna, Andr\u00e9 Palme elenca seis oportunidades que livreiros, editores e autores podem ter no \"universo digital\" para ampliar as vendas de livros f\u00edsicos<\/div>\n
\n

E se o universo digital - nossa querida internet - fosse um grande canal de divulga\u00e7\u00e3o e de venda de livros f\u00edsicos? Quando falo de digital, nem sempre estou falando de e-books. Por isso tenho preferido falar sobre o universo digital.<\/p>\n

O que \u00e9 o universo digital? Para que serve?<\/strong><\/p>\n

Este \u201clugar\u201d nada mais \u00e9 que a reuni\u00e3o de todas as ferramentas de comunica\u00e7\u00e3o e informa\u00e7\u00e3o da internet: blogs, redes sociais, sites, apps de mensagens, e-commerces, etc.<\/p>\n

As pessoas acessam o universo digital o tempo todo para buscar informa\u00e7\u00e3o, para seu entretenimento, comprar produtos digitais (no nosso caso e-books, audiobooks) e tamb\u00e9m produtos f\u00edsicos (neste caso livros impressos).<\/p>\n

Ou seja, o universo digital n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 um ambiente para venda de livros e conte\u00fados digitais, mas tamb\u00e9m de livros impressos.<\/p>\n

As vendas totais do e-commerce no Brasil em 2016, apesar da crise, tiveram um crescimento de 6%, segundo dados da ABComm (Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico).<\/p>\n

\"\"<\/div>\n

Por que o universo digital me ajudaria a vender mais?<\/strong><\/p>\n

Cada vez mais, existe muito conte\u00fado sendo produzido, que tem origem em diversas fontes: editoras, autores independentes, editoras independentes, etc. Ao mesmo tempo a busca e consumo de conte\u00fado tamb\u00e9m cresce, de maneira cada vez mais segmentada (as pessoas buscam por conte\u00fados de assuntos que lhes interessam).<\/p>\n

Para fazer a ponte entre a produ\u00e7\u00e3o e o consumo de livros impressos, existem os pontos de venda (livrarias, bancas de jornal, pontos de venda alternativos). A quest\u00e3o aqui \u00e9 que justamente por serem pontos f\u00edsicos, existe uma limita\u00e7\u00e3o \u2013 f\u00edsica \u2013 de capacidade de coloca\u00e7\u00e3o e oferta destes livros. Isto acaba por afunilar esta enxurrada de conte\u00fados produzidos e n\u00e3o consegue \u2013 porque seria humana e fisicamente imposs\u00edvel \u2013 atender a toda demanda de consumo de conte\u00fado que se busca.<\/p>\n

\"\"<\/div>\n

N\u00e3o estou dizendo com isso, que os pontos f\u00edsicos n\u00e3o s\u00e3o um canal importante de venda de produtos.<\/p>\n

Mas o universo digital conecta, de maneira mais direta e r\u00e1pida, quem busca conte\u00fado (o leitor) com quem produz este conte\u00fado (seja uma editora ou um autor).<\/p>\n

Isto facilita o acesso aos livros, que podem ser digitais ou impressos. Esta conex\u00e3o direta pode ser feita atrav\u00e9s das varejistas on-line, dos e-commerce das livrarias e direto pelo site da editora (um dos canais de venda menos utilizados).<\/p>\n

\"\"<\/div>\n

Como o universo digital me ajudaria a divulgar melhor?<\/strong><\/p>\n

Al\u00e9m de te ajudar a vender mais, o universo digital pode te ajudar a divulgar melhor seu livro. Sabemos da import\u00e2ncia de uma boa exposi\u00e7\u00e3o do livro na livraria, das pilhas, vitrines, cubos, pontas de g\u00f4ndola...<\/p>\n

O universo digital tamb\u00e9m tem suas ferramentas de exposi\u00e7\u00e3o de produtos. S\u00f3 que nesse caso, ela pode acontecer de v\u00e1rias maneiras e em v\u00e1rios canais, por exemplo:<\/p>\n

- no site da pr\u00f3pria editora, com um bot\u00e3o de compra direta do livro;<\/p>\n

- atrav\u00e9s do envio de um e-mail marketing, que direciona o cliente para o site de uma livraria;<\/p>\n

- atrav\u00e9s das rede sociais da editora, a partir da cria\u00e7\u00e3o de uma audi\u00eancia de leitores e consumidores engajada, ou seja, que acompanha e interage nos canais da editora;<\/p>\n

- atrav\u00e9s de plataformas digitais que unem divulga\u00e7\u00e3o e venda, como por exemplo a Book4You<\/a>;<\/p>\n

- atrav\u00e9s de redes sociais de leitura, como por exemplo o Skoob<\/a>;<\/p>\n

- atrav\u00e9s de influenciadores digitais liter\u00e1rios, tamb\u00e9m conhecidos como booktubers: blogs e vlogs que divulgam livros, editoras e conte\u00fados no universo digital.<\/p>\n

O processo editorial todo, do in\u00edcio da diagrama\u00e7\u00e3o e revis\u00e3o, at\u00e9 os pedidos de venda j\u00e1 acontece, em muito, no universo digital. Voc\u00ea j\u00e1 se perguntou quanto de tudo que \u00e9 feito na sua editora, todos os processos, rotinas do dia a dia, intera\u00e7\u00f5es com clientes, divulga\u00e7\u00e3o, \u00e9 feito de maneira digital? Seja ela de maneira local (nos computadores do escrit\u00f3rio) ou de forma on-line (conectado a internet).<\/p>\n

O universo digital tem uma infinidade de plataformas, oportunidades e caminhos a serem percorridos e que podem alavancar em muito o marketing e a venda de livros impressos. Muitos gratuitos e outros tantos com custos acess\u00edveis a empresas de todos os tamanhos.<\/p>\n

E seus livros, s\u00e3o divulgados e vendidos no universo digital?<\/p>\n

Aproveite para assistir \u00e0 entrevista que Andr\u00e9 concedeu a Pedro Herz, da Livraria Cultura. Nele, Palme e Herz falam sobre as potencialidades e as possibilidades de explora\u00e7\u00e3o deste universo digital para a venda e divulga\u00e7\u00e3o de livros.<\/p>\n<\/div>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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Em sua coluna, Andr\u00e9 Palme elenca seis oportunidades que livreiros, editores e autores podem ter no \"universo digital\" para ampliar as vendas de livros f\u00edsicos<\/div>\n
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E se o universo digital - nossa querida internet - fosse um grande canal de divulga\u00e7\u00e3o e de venda de livros f\u00edsicos? Quando falo de digital, nem sempre estou falando de e-books. Por isso tenho preferido falar sobre o universo digital.<\/p>\n

O que \u00e9 o universo digital? Para que serve?<\/strong><\/p>\n

Este \u201clugar\u201d nada mais \u00e9 que a reuni\u00e3o de todas as ferramentas de comunica\u00e7\u00e3o e informa\u00e7\u00e3o da internet: blogs, redes sociais, sites, apps de mensagens, e-commerces, etc.<\/p>\n

As pessoas acessam o universo digital o tempo todo para buscar informa\u00e7\u00e3o, para seu entretenimento, comprar produtos digitais (no nosso caso e-books, audiobooks) e tamb\u00e9m produtos f\u00edsicos (neste caso livros impressos).<\/p>\n

Ou seja, o universo digital n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 um ambiente para venda de livros e conte\u00fados digitais, mas tamb\u00e9m de livros impressos.<\/p>\n

As vendas totais do e-commerce no Brasil em 2016, apesar da crise, tiveram um crescimento de 6%, segundo dados da ABComm (Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico).<\/p>\n

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Por que o universo digital me ajudaria a vender mais?<\/strong><\/p>\n

Cada vez mais, existe muito conte\u00fado sendo produzido, que tem origem em diversas fontes: editoras, autores independentes, editoras independentes, etc. Ao mesmo tempo a busca e consumo de conte\u00fado tamb\u00e9m cresce, de maneira cada vez mais segmentada (as pessoas buscam por conte\u00fados de assuntos que lhes interessam).<\/p>\n

Para fazer a ponte entre a produ\u00e7\u00e3o e o consumo de livros impressos, existem os pontos de venda (livrarias, bancas de jornal, pontos de venda alternativos). A quest\u00e3o aqui \u00e9 que justamente por serem pontos f\u00edsicos, existe uma limita\u00e7\u00e3o \u2013 f\u00edsica \u2013 de capacidade de coloca\u00e7\u00e3o e oferta destes livros. Isto acaba por afunilar esta enxurrada de conte\u00fados produzidos e n\u00e3o consegue \u2013 porque seria humana e fisicamente imposs\u00edvel \u2013 atender a toda demanda de consumo de conte\u00fado que se busca.<\/p>\n

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N\u00e3o estou dizendo com isso, que os pontos f\u00edsicos n\u00e3o s\u00e3o um canal importante de venda de produtos.<\/p>\n

Mas o universo digital conecta, de maneira mais direta e r\u00e1pida, quem busca conte\u00fado (o leitor) com quem produz este conte\u00fado (seja uma editora ou um autor).<\/p>\n

Isto facilita o acesso aos livros, que podem ser digitais ou impressos. Esta conex\u00e3o direta pode ser feita atrav\u00e9s das varejistas on-line, dos e-commerce das livrarias e direto pelo site da editora (um dos canais de venda menos utilizados).<\/p>\n

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Como o universo digital me ajudaria a divulgar melhor?<\/strong><\/p>\n

Al\u00e9m de te ajudar a vender mais, o universo digital pode te ajudar a divulgar melhor seu livro. Sabemos da import\u00e2ncia de uma boa exposi\u00e7\u00e3o do livro na livraria, das pilhas, vitrines, cubos, pontas de g\u00f4ndola...<\/p>\n

O universo digital tamb\u00e9m tem suas ferramentas de exposi\u00e7\u00e3o de produtos. S\u00f3 que nesse caso, ela pode acontecer de v\u00e1rias maneiras e em v\u00e1rios canais, por exemplo:<\/p>\n

- no site da pr\u00f3pria editora, com um bot\u00e3o de compra direta do livro;<\/p>\n

- atrav\u00e9s do envio de um e-mail marketing, que direciona o cliente para o site de uma livraria;<\/p>\n

- atrav\u00e9s das rede sociais da editora, a partir da cria\u00e7\u00e3o de uma audi\u00eancia de leitores e consumidores engajada, ou seja, que acompanha e interage nos canais da editora;<\/p>\n

- atrav\u00e9s de plataformas digitais que unem divulga\u00e7\u00e3o e venda, como por exemplo a Book4You<\/a>;<\/p>\n

- atrav\u00e9s de redes sociais de leitura, como por exemplo o Skoob<\/a>;<\/p>\n

- atrav\u00e9s de influenciadores digitais liter\u00e1rios, tamb\u00e9m conhecidos como booktubers: blogs e vlogs que divulgam livros, editoras e conte\u00fados no universo digital.<\/p>\n

O processo editorial todo, do in\u00edcio da diagrama\u00e7\u00e3o e revis\u00e3o, at\u00e9 os pedidos de venda j\u00e1 acontece, em muito, no universo digital. Voc\u00ea j\u00e1 se perguntou quanto de tudo que \u00e9 feito na sua editora, todos os processos, rotinas do dia a dia, intera\u00e7\u00f5es com clientes, divulga\u00e7\u00e3o, \u00e9 feito de maneira digital? Seja ela de maneira local (nos computadores do escrit\u00f3rio) ou de forma on-line (conectado a internet).<\/p>\n

O universo digital tem uma infinidade de plataformas, oportunidades e caminhos a serem percorridos e que podem alavancar em muito o marketing e a venda de livros impressos. Muitos gratuitos e outros tantos com custos acess\u00edveis a empresas de todos os tamanhos.<\/p>\n

E seus livros, s\u00e3o divulgados e vendidos no universo digital?<\/p>\n

Aproveite para assistir \u00e0 entrevista que Andr\u00e9 concedeu a Pedro Herz, da Livraria Cultura. Nele, Palme e Herz falam sobre as potencialidades e as possibilidades de explora\u00e7\u00e3o deste universo digital para a venda e divulga\u00e7\u00e3o de livros.<\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":1,"featured_media":46712,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[],"class_list":["post-50688","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50688","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=50688"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50688\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":51235,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50688\/revisions\/51235"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/media\/46712"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=50688"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=50688"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/es\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=50688"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}