{"id":67528,"date":"2023-12-07T11:31:18","date_gmt":"2023-12-07T14:31:18","guid":{"rendered":"https:\/\/cbl.org.br\/?p=67528"},"modified":"2023-12-07T11:37:14","modified_gmt":"2023-12-07T14:37:14","slug":"brasil-tem-25-milhoes-de-compradores-de-livros-69-deles-adquiriram-ate-5-obras-nos-ultimos-12-meses","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/2023\/12\/brasil-tem-25-milhoes-de-compradores-de-livros-69-deles-adquiriram-ate-5-obras-nos-ultimos-12-meses\/","title":{"rendered":"Brasil tem 25 milh\u00f5es de compradores de livros; 69% deles adquiriram at\u00e9 5 obras nos \u00faltimos 12 meses"},"content":{"rendered":"

Levantamento da C\u00e2mara Brasileira do Livro aponta que 54% compraram livros f\u00edsicos e que 74% pretendem fazer novas aquisi\u00e7\u00f5es nos pr\u00f3ximos tr\u00eas meses.<\/span><\/i><\/p>\n

 <\/p>\n

Pesquisa in\u00e9dita realizada pela Nielsen BookData, encomendada pela C\u00e2mara Brasileira do Livro (CBL), o\u00a0 \u201cPanorama do Consumo de Livros\u201d aponta que o Brasil tem aproximadamente 25 milh\u00f5es de consumidores de livros e, destes, 74% manifestaram inten\u00e7\u00e3o de realizar novas compras nos pr\u00f3ximos tr\u00eas meses. Al\u00e9m disso, 69% dos consumidores adquiriram entre 1 a 5 livros nos \u00faltimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no \u00faltimo ano.<\/span><\/p>\n

O estudo busca identificar o perfil e h\u00e1bitos dos compradores de livros no Brasil e ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023. Os dados indicam que 16% da popula\u00e7\u00e3o brasileira acima de 18 anos afirma ter comprado ao menos um livro nos \u00faltimos 12 meses.<\/span><\/p>\n

As principais raz\u00f5es apontadas para a compra de um livro s\u00e3o o 'crescimento pessoal' e o 'lazer'. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s atividades de lazer, al\u00e9m da leitura, a prefer\u00eancia ficou por conta da utiliza\u00e7\u00e3o de redes sociais (50,8%) e servi\u00e7os de streaming (44,3%). \u201cA pesquisa Panorama do Consumo de Livros foi pensada para tra\u00e7ar um perfil e h\u00e1bitos de compradores de livros no Brasil. As informa\u00e7\u00f5es sobre os h\u00e1bitos de consumo, prefer\u00eancias e comportamentos dos brasileiros mostram a import\u00e2ncia da realiza\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es efetivas de fomento \u00e0 leitura. O Brasil precisa de uma pol\u00edtica s\u00e9ria e eficiente de forma\u00e7\u00e3o de leitores e fortalecimento do livro\u201d, afirma Sevani Matos, presidente da C\u00e2mara Brasileira do Livro (CBL).<\/span><\/p>\n

Quanto aos h\u00e1bitos de compra, 55% dos consumidores de livros preferem fazer suas aquisi\u00e7\u00f5es online, atra\u00eddos pelas ofertas e pela conveni\u00eancia deste canal. Por outro lado, 40% dos consumidores ainda optam pela compra presencial, valorizando a experi\u00eancia de ter o livro em m\u00e3os antes de adquiri-lo. Para estes, a capa do livro e as recomenda\u00e7\u00f5es dos vendedores s\u00e3o aspectos importantes na hora de decidir pela compra. As datas especiais, como a Black Friday (21%) e a Semana do Consumidor (17%), tamb\u00e9m foram apontadas como bastante relevantes para os compradores.<\/span><\/p>\n

\u201cEm rela\u00e7\u00e3o \u00e0 produ\u00e7\u00e3o de dados, o estudo coloca o mercado brasileiro do livro em patamar semelhante \u00e0quele observado em mercados mais maduros, pois a partir de agora teremos uma pesquisa focada na ind\u00fastria, outra no varejo e outra no consumidor. \u00c9 uma nova ferramenta para apoiar a tomada de decis\u00e3o dos agentes da cadeia produtiva do livro\u201d, ressalta Mariana Bueno, coordenadora de pesquisa da Nielsen BookData.\u00a0<\/span><\/p>\n

Sobre os formatos, nos \u00faltimos 12 meses, 54% dos consumidores compraram exclusivamente livros f\u00edsicos, enquanto 15% adquiriram somente livros digitais. Dentre os consumidores de livros digitais, a prefer\u00eancia maior (81%) \u00e9 pelo formato e-book, sendo que 50% dos leitores digitais utilizam principalmente o celular para essa leitura. Os consumidores de e-books e audiolivros tendem a comprar com desconto, com 63% relatando ter adquirido um livro digital em promo\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

Referente a \u00faltima compra dos entrevistados, a pesquisa revela que a n\u00e3o-fic\u00e7\u00e3o para adultos \u00e9 o g\u00eanero mais popular, com 56,4%, seguido por fic\u00e7\u00e3o adulta (38,2%) e cient\u00edfico, t\u00e9cnico e profissional (17,3%).<\/p>\n

N\u00e3o compradores<\/b><\/p>\n

O estudo revela ainda que para os n\u00e3o compradores, o h\u00e1bito de leitura \u00e9 uma atividade importante, por\u00e9m a maioria aponta pre\u00e7o, aus\u00eancia de loja e falta de tempo como os maiores fatores para desmotivar ou n\u00e3o efetuar a compra de livros.<\/span><\/p>\n

Pr\u00eamios Liter\u00e1rios<\/b><\/p>\n

Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 popularidade dos pr\u00eamios liter\u00e1rios, 45,1% dos compradores de livros responderam que o Pr\u00eamio Jabuti, realizado anualmente pela CBL e que chega este ano \u00e0 sua 65\u00aa edi\u00e7\u00e3o, \u00e9 o mais conhecido no pa\u00eds. Entre os n\u00e3o compradores, 16,5% conhecem a premia\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

Quanto ao pre\u00e7o dos livros, os entrevistados responderam que consideram as promo\u00e7\u00f5es e descontos na hora de decidir pela compra de livros. 63% relataram ter adquirido livros com desconto, e 73% pretendem comprar livros nos pr\u00f3ximos tr\u00eas meses.<\/span><\/p>\n

Para acessar a pesquisa na \u00edntegra clique aqui<\/a><\/strong><\/p>\n

Metodologia<\/b><\/p>\n

Este estudo analisou o comportamento de compra de livros no Brasil atrav\u00e9s de uma metodologia rigorosa, envolvendo 16 mil entrevistas com pessoas maiores de 18 anos, cobrindo todas as regi\u00f5es (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste, Centro-Oeste) e estratos socioecon\u00f4micos (A, B, C, DE). O estudo, realizado entre 23 e 31 de outubro de 2023, incluiu tanto compradores quanto n\u00e3o compradores de livros, garantindo uma ampla representatividade com uma margem de erro de apenas 0,8% e um n\u00edvel de confian\u00e7a de 95%.<\/span><\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Levantamento da C\u00e2mara Brasileira do Livro aponta que 54% compraram livros f\u00edsicos e que 74% pretendem fazer novas aquisi\u00e7\u00f5es nos pr\u00f3ximos tr\u00eas meses.   Pesquisa in\u00e9dita realizada pela Nielsen BookData, encomendada pela C\u00e2mara Brasileira do Livro (CBL), o\u00a0 \u201cPanorama do Consumo de Livros\u201d aponta que o Brasil tem aproximadamente 25 milh\u00f5es de consumidores de livros […]<\/p>","protected":false},"author":9,"featured_media":67529,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-67528","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-nao-categorizado"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/67528","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=67528"}],"version-history":[{"count":7,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/67528\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":67559,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/67528\/revisions\/67559"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/67529"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=67528"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=67528"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=67528"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}