{"id":67528,"date":"2023-12-07T11:31:18","date_gmt":"2023-12-07T14:31:18","guid":{"rendered":"https:\/\/cbl.org.br\/?p=67528"},"modified":"2023-12-07T11:37:14","modified_gmt":"2023-12-07T14:37:14","slug":"brasil-tem-25-milhoes-de-compradores-de-livros-69-deles-adquiriram-ate-5-obras-nos-ultimos-12-meses","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/2023\/12\/brasil-tem-25-milhoes-de-compradores-de-livros-69-deles-adquiriram-ate-5-obras-nos-ultimos-12-meses\/","title":{"rendered":"Brasil tem 25 milh\u00f5es de compradores de livros; 69% deles adquiriram at\u00e9 5 obras nos \u00faltimos 12 meses"},"content":{"rendered":"
Levantamento da C\u00e2mara Brasileira do Livro aponta que 54% compraram livros f\u00edsicos e que 74% pretendem fazer novas aquisi\u00e7\u00f5es nos pr\u00f3ximos tr\u00eas meses.<\/span><\/i><\/p>\n <\/p>\n Pesquisa in\u00e9dita realizada pela Nielsen BookData, encomendada pela C\u00e2mara Brasileira do Livro (CBL), o\u00a0 \u201cPanorama do Consumo de Livros\u201d aponta que o Brasil tem aproximadamente 25 milh\u00f5es de consumidores de livros e, destes, 74% manifestaram inten\u00e7\u00e3o de realizar novas compras nos pr\u00f3ximos tr\u00eas meses. Al\u00e9m disso, 69% dos consumidores adquiriram entre 1 a 5 livros nos \u00faltimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no \u00faltimo ano.<\/span><\/p>\n O estudo busca identificar o perfil e h\u00e1bitos dos compradores de livros no Brasil e ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023. Os dados indicam que 16% da popula\u00e7\u00e3o brasileira acima de 18 anos afirma ter comprado ao menos um livro nos \u00faltimos 12 meses.<\/span><\/p>\n As principais raz\u00f5es apontadas para a compra de um livro s\u00e3o o 'crescimento pessoal' e o 'lazer'. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s atividades de lazer, al\u00e9m da leitura, a prefer\u00eancia ficou por conta da utiliza\u00e7\u00e3o de redes sociais (50,8%) e servi\u00e7os de streaming (44,3%). \u201cA pesquisa Panorama do Consumo de Livros foi pensada para tra\u00e7ar um perfil e h\u00e1bitos de compradores de livros no Brasil. As informa\u00e7\u00f5es sobre os h\u00e1bitos de consumo, prefer\u00eancias e comportamentos dos brasileiros mostram a import\u00e2ncia da realiza\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es efetivas de fomento \u00e0 leitura. O Brasil precisa de uma pol\u00edtica s\u00e9ria e eficiente de forma\u00e7\u00e3o de leitores e fortalecimento do livro\u201d, afirma Sevani Matos, presidente da C\u00e2mara Brasileira do Livro (CBL).<\/span><\/p>\n Quanto aos h\u00e1bitos de compra, 55% dos consumidores de livros preferem fazer suas aquisi\u00e7\u00f5es online, atra\u00eddos pelas ofertas e pela conveni\u00eancia deste canal. Por outro lado, 40% dos consumidores ainda optam pela compra presencial, valorizando a experi\u00eancia de ter o livro em m\u00e3os antes de adquiri-lo. Para estes, a capa do livro e as recomenda\u00e7\u00f5es dos vendedores s\u00e3o aspectos importantes na hora de decidir pela compra. As datas especiais, como a Black Friday (21%) e a Semana do Consumidor (17%), tamb\u00e9m foram apontadas como bastante relevantes para os compradores.<\/span><\/p>\n \u201cEm rela\u00e7\u00e3o \u00e0 produ\u00e7\u00e3o de dados, o estudo coloca o mercado brasileiro do livro em patamar semelhante \u00e0quele observado em mercados mais maduros, pois a partir de agora teremos uma pesquisa focada na ind\u00fastria, outra no varejo e outra no consumidor. \u00c9 uma nova ferramenta para apoiar a tomada de decis\u00e3o dos agentes da cadeia produtiva do livro\u201d, ressalta Mariana Bueno, coordenadora de pesquisa da Nielsen BookData.\u00a0<\/span><\/p>\n Sobre os formatos, nos \u00faltimos 12 meses, 54% dos consumidores compraram exclusivamente livros f\u00edsicos, enquanto 15% adquiriram somente livros digitais. Dentre os consumidores de livros digitais, a prefer\u00eancia maior (81%) \u00e9 pelo formato e-book, sendo que 50% dos leitores digitais utilizam principalmente o celular para essa leitura. Os consumidores de e-books e audiolivros tendem a comprar com desconto, com 63% relatando ter adquirido um livro digital em promo\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n Referente a \u00faltima compra dos entrevistados, a pesquisa revela que a n\u00e3o-fic\u00e7\u00e3o para adultos \u00e9 o g\u00eanero mais popular, com 56,4%, seguido por fic\u00e7\u00e3o adulta (38,2%) e cient\u00edfico, t\u00e9cnico e profissional (17,3%).<\/p>\n N\u00e3o compradores<\/b><\/p>\n O estudo revela ainda que para os n\u00e3o compradores, o h\u00e1bito de leitura \u00e9 uma atividade importante, por\u00e9m a maioria aponta pre\u00e7o, aus\u00eancia de loja e falta de tempo como os maiores fatores para desmotivar ou n\u00e3o efetuar a compra de livros.<\/span><\/p>\n Pr\u00eamios Liter\u00e1rios<\/b><\/p>\n Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 popularidade dos pr\u00eamios liter\u00e1rios, 45,1% dos compradores de livros responderam que o Pr\u00eamio Jabuti, realizado anualmente pela CBL e que chega este ano \u00e0 sua 65\u00aa edi\u00e7\u00e3o, \u00e9 o mais conhecido no pa\u00eds. Entre os n\u00e3o compradores, 16,5% conhecem a premia\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n Quanto ao pre\u00e7o dos livros, os entrevistados responderam que consideram as promo\u00e7\u00f5es e descontos na hora de decidir pela compra de livros. 63% relataram ter adquirido livros com desconto, e 73% pretendem comprar livros nos pr\u00f3ximos tr\u00eas meses.<\/span><\/p>\n