{"id":50878,"date":"2018-09-20T00:00:00","date_gmt":"2018-09-20T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/cbl.org.br\/2018\/09\/20\/resumos-selecionados-para-apresentacao-ii-seminario-a-lingua-portuguesa-na-literatura-e-na-educacao\/"},"modified":"2022-05-26T15:41:26","modified_gmt":"2022-05-26T18:41:26","slug":"resumos-selecionados-para-apresentacao-ii-seminario-a-lingua-portuguesa-na-literatura-e-na-educacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/2018\/09\/resumos-selecionados-para-apresentacao-ii-seminario-a-lingua-portuguesa-na-literatura-e-na-educacao\/","title":{"rendered":"Resumos selecionados para apresenta\u00e7\u00e3o - II Semin\u00e1rio A l\u00edngua Portuguesa na Literatura e na Educa\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"
Confira a lista dos trabalhos que foram selecionados para apresenta\u00e7\u00e3o, em mesas de comunica\u00e7\u00e3o, no semin\u00e1rio previsto para os dias 22 e 23 de novembro de 2018.<\/p>\n
Os pesquisadores selecionados que apresentarem seus trabalhos receber\u00e3o comprovante espec\u00edfico. Um segundo comprovante \u2013 relativo \u00e0 participa\u00e7\u00e3o no semin\u00e1rio \u2013 ser\u00e1 entregue a todos os participantes, sejam eles pesquisadores ou p\u00fablico comum, que tiverem 75% de presen\u00e7a comprovada no semin\u00e1rio.<\/p>\n
At\u00e9 o final de setembro, os pesquisadores receber\u00e3o, por e-mail, informa\u00e7\u00e3o sobre datas e hor\u00e1rios de suas apresenta\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
Os certificados ser\u00e3o emitidos e entregues, por e-mail, pela C\u00e2mara Brasileira do Livro, no prazo de 30 dias ap\u00f3s o t\u00e9rmino do semin\u00e1rio.<\/p>\n
A partir de 27 de outubro ser\u00e1 divulgada a programa\u00e7\u00e3o completa do evento no endere\u00e7o http:\/\/centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br <\/a><\/p>\n A participa\u00e7\u00e3o do p\u00fablico est\u00e1 sujeita \u00e0 lota\u00e7\u00e3o das salas.<\/p>\n Os pesquisadores selecionados dever\u00e3o confirmar participa\u00e7\u00e3o<\/u> at\u00e9 o dia 27\/09, encaminhando e-mail para cpclp@cbl.org.br<\/a><\/p>\n <\/p>\n Resumos: <\/strong><\/p>\n A produ\u00e7\u00e3o escrita no Ensino M\u00e9dio: uma proposta did\u00e1tico-metodol\u00f3gica<\/strong><\/p>\n Ana Fl\u00e1via Nejaim Mesquita<\/p>\n Literatura e mang\u00e1: o romantismo em Basilisk, de Fuutarou Yamada e Masaki Segawa<\/strong><\/p>\n Alessandro Cara\u00e7a Fonseca<\/p>\n Cortejo de fantasmas: os espa\u00e7os da mem\u00f3ria em Rainhas da Noite<\/em>, de Jo\u00e3o Paulo Borges Coelho<\/strong><\/p>\n Bruna Del Valle de N\u00f3brega<\/p>\n N\u00e3o tenhas medo de ser: o corpo da\/na poesia er\u00f3tica de Maria Teresa Horta e Olga Savary<\/strong><\/p>\n Bruna Renata Bernardo Escaleira<\/p>\n A puls\u00e3o ensa\u00edstica em Esse cabelo<\/em>, de Djaimilia Pereira de Almeida<\/strong><\/p>\n Bianca Mafra Gon\u00e7alves<\/p>\n Cultura popular e critica social em Malha\u00e7\u00e3o do Judas Carioca<\/em>, de Jo\u00e3o Ant\u00f4nio<\/strong><\/p>\n Clara \u00c1vila Ornellas<\/p>\n Vozes silenciadas: forma\u00e7\u00e3o inicial de professores e o papel da literatura na escola como a\u00e7\u00e3o afirmativa <\/strong><\/p>\n Denise Cenci<\/p>\n \u201cEu sei que vou te amar\u201d: uma an\u00e1lise transdisciplinar entre as estruturas musical e po\u00e9tica da can\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n Daniel de Thomaz<\/p>\n A cortesia no monitoramento do mal-entendido em tweets<\/strong><\/p>\n D\u00e9bora Cristina Longo Andrade<\/p>\n Uma exist\u00eancia at\u00f3pica: vida e obra de Carolina Maria de Jesus<\/strong><\/p>\n Edgar Godoi Gabriel<\/p>\n N\u00f3s matamos o c\u00e3o tinhoso: A narrativa sob o Imp\u00e9rio Portugu\u00eas<\/strong><\/p>\n F\u00e1bio Salem Daie<\/p>\n A representatividade da voz feminina no Ensaio sobre a cegueira<\/em>, de Jos\u00e9 Saramago<\/strong><\/p>\n Fabrizio Uechi<\/p>\n Uso de podcasts como estrat\u00e9gia de ensino de l\u00edngua portuguesa em curso de publicidade e propaganda<\/strong><\/p>\n Fernando Lu\u00eds Cazarotto Berlezzi<\/p>\n Educa\u00e7\u00e3o e l\u00edngua portuguesa <\/strong><\/p>\n Gabriella da Silva Ara\u00fajo<\/p>\n A roteiriza\u00e7\u00e3o na produ\u00e7\u00e3o de microdocument\u00e1rios nas aulas de l\u00edngua portuguesa: Uma proposta para o trabalho com a escrita e a oralidade<\/strong><\/p>\n Gisane M\u00e1rcia Carvalho Dinnouti<\/p>\n A experi\u00eancia migrat\u00f3ria em contos da literatura cabo-verdiana e mo\u00e7ambicana<\/strong><\/p>\n Giselle Rodrigues Ribeiro<\/p>\n O conceito de dialogismo bakhtiano na forma\u00e7\u00e3o continuada de professores, a partir do g\u00eanero propaganda<\/strong><\/p>\n Gisele Maria Souza Barachati\u00a0 \/ Thiago Vasquez Molina<\/p>\n A interface Hist\u00f3ria e fic\u00e7\u00e3o no romance Mad Maria<\/em> de M\u00e1rcio de Souza<\/strong><\/p>\n Jos\u00e9 Ferreira Costa<\/p>\n Fic\u00e7\u00e3o e Hist\u00f3ria em As visitas do Dr. Valdez<\/em><\/strong><\/p>\n Jo\u00e3o Paulo Borges Coelho<\/p>\n Ilustra\u00e7\u00f5es jornal\u00edsticas nas aulas de l\u00edngua portuguesa: a linguagem n\u00e3o verbal na forma\u00e7\u00e3o critica do leitor<\/strong><\/p>\n Losana Hada de Oliveira Prado<\/p>\n Salgar a carne morta: uma concep\u00e7\u00e3o tri\u00e1dica no espa\u00e7o em Vermelho Amargo<\/em>, de Bartolomeu Campos de Queir\u00f3s<\/strong><\/p>\n Luana J\u00e9ssika Dela-Flora<\/p>\n Corpo m\u00faltiplo de Serrano como corpo comunit\u00e1rio<\/strong><\/p>\n Luana Barossi<\/p>\n Aula de portugu\u00eas no Ensino Superior: um olhar para a aprendizagem significativa<\/strong><\/p>\n Luciana Paula Bento Luciani<\/p>\n O que o seu aluno realmente precisa aprender? Estrat\u00e9gias comunicativas e socioculturais em aulas de Portugu\u00eas L\u00edngua Adicional<\/strong><\/p>\n Marceli Cherchiglia Aquino<\/p>\n Descortesia nos debates pol\u00edticos de 1989 e de 2014 \u2013\u00a0 compara\u00e7\u00e3o das estrat\u00e9gias utilizadas<\/strong><\/p>\n Mariana Santos de Andrade<\/p>\n O repert\u00f3rio liter\u00e1rio dos livros did\u00e1ticos de l\u00edngua portuguesa e a tem\u00e1tica racial <\/strong><\/p>\n Nara Lasevicius Carreira<\/p>\n Ensino de l\u00edngua portuguesa por meio de tecnologias digitais<\/strong><\/p>\n N\u00edvea Eliane Farah<\/p>\n Leitura liter\u00e1ria no Ensino M\u00e9dio: entre a obriga\u00e7\u00e3o e a frui\u00e7\u00e3o <\/strong><\/p>\n Paula Crepaldi Campi\u00e3o<\/p>\n O perigo da literatura: considera\u00e7\u00f5es sobre leitura, cr\u00edtica e ensino<\/strong><\/p>\n Ricardo Alexandre Rodrigues<\/p>\n L\u00edngua portuguesa, forma\u00e7\u00e3o integral do educando e ferramenta pedag\u00f3gica Maprei: perspectivas<\/strong><\/p>\n Saraj Jimena Moreno de Paula<\/p>\n Marginalidade em viol\u00eancia na dramaturgia de Pl\u00ednio de Marcos<\/strong><\/p>\n Sergio Manoel Rodrigues<\/p>\n Literatura e instru\u00e7\u00e3o moral: uma an\u00e1lise inicial da fun\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica da obra ficcional de Figueiredo Pimentel (1889 \u2013 1896)<\/strong><\/p>\n Susana Palermo de Souza<\/p>\n Do alfabeto \u00e0 leitura significativa: constru\u00e7\u00e3o da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental<\/strong><\/p>\n Talita Alves Silva<\/p>\n <\/p>\n <\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Confira a lista dos trabalhos que foram selecionados para apresenta\u00e7\u00e3o, em mesas de comunica\u00e7\u00e3o, no semin\u00e1rio previsto para os dias 22 e 23 de novembro de 2018.<\/p>\n Os pesquisadores selecionados que apresentarem seus trabalhos receber\u00e3o comprovante espec\u00edfico. Um segundo comprovante \u2013 relativo \u00e0 participa\u00e7\u00e3o no semin\u00e1rio \u2013 ser\u00e1 entregue a todos os participantes, sejam eles pesquisadores ou p\u00fablico comum, que tiverem 75% de presen\u00e7a comprovada no semin\u00e1rio.<\/p>\n At\u00e9 o final de setembro, os pesquisadores receber\u00e3o, por e-mail, informa\u00e7\u00e3o sobre datas e hor\u00e1rios de suas apresenta\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Os certificados ser\u00e3o emitidos e entregues, por e-mail, pela C\u00e2mara Brasileira do Livro, no prazo de 30 dias ap\u00f3s o t\u00e9rmino do semin\u00e1rio.<\/p>\n A partir de 27 de outubro ser\u00e1 divulgada a programa\u00e7\u00e3o completa do evento no endere\u00e7o http:\/\/centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br <\/a><\/p>\n A participa\u00e7\u00e3o do p\u00fablico est\u00e1 sujeita \u00e0 lota\u00e7\u00e3o das salas.<\/p>\n