{"id":50878,"date":"2018-09-20T00:00:00","date_gmt":"2018-09-20T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/cbl.org.br\/2018\/09\/20\/resumos-selecionados-para-apresentacao-ii-seminario-a-lingua-portuguesa-na-literatura-e-na-educacao\/"},"modified":"2022-05-26T15:41:26","modified_gmt":"2022-05-26T18:41:26","slug":"resumos-selecionados-para-apresentacao-ii-seminario-a-lingua-portuguesa-na-literatura-e-na-educacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/2018\/09\/resumos-selecionados-para-apresentacao-ii-seminario-a-lingua-portuguesa-na-literatura-e-na-educacao\/","title":{"rendered":"Resumos selecionados para apresenta\u00e7\u00e3o - II Semin\u00e1rio A l\u00edngua Portuguesa na Literatura e na Educa\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"

Confira a lista dos trabalhos que foram selecionados para apresenta\u00e7\u00e3o, em mesas de comunica\u00e7\u00e3o, no semin\u00e1rio previsto para os dias 22 e 23 de novembro de 2018.<\/p>\n

Os pesquisadores selecionados que apresentarem seus trabalhos receber\u00e3o comprovante espec\u00edfico. Um segundo comprovante \u2013 relativo \u00e0 participa\u00e7\u00e3o no semin\u00e1rio \u2013 ser\u00e1 entregue a todos os participantes, sejam eles pesquisadores ou p\u00fablico comum, que tiverem 75% de presen\u00e7a comprovada no semin\u00e1rio.<\/p>\n

At\u00e9 o final de setembro, os pesquisadores receber\u00e3o, por e-mail, informa\u00e7\u00e3o sobre datas e hor\u00e1rios de suas apresenta\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Os certificados ser\u00e3o emitidos e entregues, por e-mail, pela C\u00e2mara Brasileira do Livro, no prazo de 30 dias ap\u00f3s o t\u00e9rmino do semin\u00e1rio.<\/p>\n

A partir de 27 de outubro ser\u00e1 divulgada a programa\u00e7\u00e3o completa do evento no endere\u00e7o http:\/\/centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br <\/a><\/p>\n

A participa\u00e7\u00e3o do p\u00fablico est\u00e1 sujeita \u00e0 lota\u00e7\u00e3o das salas.<\/p>\n

Os pesquisadores selecionados dever\u00e3o confirmar participa\u00e7\u00e3o<\/u> at\u00e9 o dia 27\/09, encaminhando e-mail para cpclp@cbl.org.br<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

Resumos: <\/strong><\/p>\n

A produ\u00e7\u00e3o escrita no Ensino M\u00e9dio: uma proposta did\u00e1tico-metodol\u00f3gica<\/strong><\/p>\n

Ana Fl\u00e1via Nejaim Mesquita<\/p>\n

Literatura e mang\u00e1: o romantismo em Basilisk, de Fuutarou Yamada e Masaki Segawa<\/strong><\/p>\n

Alessandro Cara\u00e7a Fonseca<\/p>\n

Cortejo de fantasmas: os espa\u00e7os da mem\u00f3ria em Rainhas da Noite<\/em>, de Jo\u00e3o Paulo Borges Coelho<\/strong><\/p>\n

Bruna Del Valle de N\u00f3brega<\/p>\n

N\u00e3o tenhas medo de ser: o corpo da\/na poesia er\u00f3tica de Maria Teresa Horta e Olga Savary<\/strong><\/p>\n

Bruna Renata Bernardo Escaleira<\/p>\n

A puls\u00e3o ensa\u00edstica em Esse cabelo<\/em>, de Djaimilia Pereira de Almeida<\/strong><\/p>\n

Bianca Mafra Gon\u00e7alves<\/p>\n

Cultura popular e critica social em Malha\u00e7\u00e3o do Judas Carioca<\/em>, de Jo\u00e3o Ant\u00f4nio<\/strong><\/p>\n

Clara \u00c1vila Ornellas<\/p>\n

Vozes silenciadas: forma\u00e7\u00e3o inicial de professores e o papel da literatura na escola como a\u00e7\u00e3o afirmativa <\/strong><\/p>\n

Denise Cenci<\/p>\n

\u201cEu sei que vou te amar\u201d: uma an\u00e1lise transdisciplinar entre as estruturas musical e po\u00e9tica da can\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n

Daniel de Thomaz<\/p>\n

A cortesia no monitoramento do mal-entendido em tweets<\/strong><\/p>\n

D\u00e9bora Cristina Longo Andrade<\/p>\n

Uma exist\u00eancia at\u00f3pica: vida e obra de Carolina Maria de Jesus<\/strong><\/p>\n

Edgar Godoi Gabriel<\/p>\n

N\u00f3s matamos o c\u00e3o tinhoso: A narrativa sob o Imp\u00e9rio Portugu\u00eas<\/strong><\/p>\n

F\u00e1bio Salem Daie<\/p>\n

A representatividade da voz feminina no Ensaio sobre a cegueira<\/em>, de Jos\u00e9 Saramago<\/strong><\/p>\n

Fabrizio Uechi<\/p>\n

Uso de podcasts como estrat\u00e9gia de ensino de l\u00edngua portuguesa em curso de publicidade e propaganda<\/strong><\/p>\n

Fernando Lu\u00eds Cazarotto Berlezzi<\/p>\n

Educa\u00e7\u00e3o e l\u00edngua portuguesa <\/strong><\/p>\n

Gabriella da Silva Ara\u00fajo<\/p>\n

A roteiriza\u00e7\u00e3o na produ\u00e7\u00e3o de microdocument\u00e1rios nas aulas de l\u00edngua portuguesa: Uma proposta para o trabalho com a escrita e a oralidade<\/strong><\/p>\n

Gisane M\u00e1rcia Carvalho Dinnouti<\/p>\n

A experi\u00eancia migrat\u00f3ria em contos da literatura cabo-verdiana e mo\u00e7ambicana<\/strong><\/p>\n

Giselle Rodrigues Ribeiro<\/p>\n

O conceito de dialogismo bakhtiano na forma\u00e7\u00e3o continuada de professores, a partir do g\u00eanero propaganda<\/strong><\/p>\n

Gisele Maria Souza Barachati\u00a0 \/ Thiago Vasquez Molina<\/p>\n

A interface Hist\u00f3ria e fic\u00e7\u00e3o no romance Mad Maria<\/em> de M\u00e1rcio de Souza<\/strong><\/p>\n

Jos\u00e9 Ferreira Costa<\/p>\n

Fic\u00e7\u00e3o e Hist\u00f3ria em As visitas do Dr. Valdez<\/em><\/strong><\/p>\n

Jo\u00e3o Paulo Borges Coelho<\/p>\n

Ilustra\u00e7\u00f5es jornal\u00edsticas nas aulas de l\u00edngua portuguesa: a linguagem n\u00e3o verbal na forma\u00e7\u00e3o critica do leitor<\/strong><\/p>\n

Losana Hada de Oliveira Prado<\/p>\n

Salgar a carne morta: uma concep\u00e7\u00e3o tri\u00e1dica no espa\u00e7o em Vermelho Amargo<\/em>, de Bartolomeu Campos de Queir\u00f3s<\/strong><\/p>\n

Luana J\u00e9ssika Dela-Flora<\/p>\n

Corpo m\u00faltiplo de Serrano como corpo comunit\u00e1rio<\/strong><\/p>\n

Luana Barossi<\/p>\n

Aula de portugu\u00eas no Ensino Superior: um olhar para a aprendizagem significativa<\/strong><\/p>\n

Luciana Paula Bento Luciani<\/p>\n

O que o seu aluno realmente precisa aprender? Estrat\u00e9gias comunicativas e socioculturais em aulas de Portugu\u00eas L\u00edngua Adicional<\/strong><\/p>\n

Marceli Cherchiglia Aquino<\/p>\n

Descortesia nos debates pol\u00edticos de 1989 e de 2014 \u2013\u00a0 compara\u00e7\u00e3o das estrat\u00e9gias utilizadas<\/strong><\/p>\n

Mariana Santos de Andrade<\/p>\n

O repert\u00f3rio liter\u00e1rio dos livros did\u00e1ticos de l\u00edngua portuguesa e a tem\u00e1tica racial <\/strong><\/p>\n

Nara Lasevicius Carreira<\/p>\n

Ensino de l\u00edngua portuguesa por meio de tecnologias digitais<\/strong><\/p>\n

N\u00edvea Eliane Farah<\/p>\n

Leitura liter\u00e1ria no Ensino M\u00e9dio: entre a obriga\u00e7\u00e3o e a frui\u00e7\u00e3o <\/strong><\/p>\n

Paula Crepaldi Campi\u00e3o<\/p>\n

O perigo da literatura: considera\u00e7\u00f5es sobre leitura, cr\u00edtica e ensino<\/strong><\/p>\n

Ricardo Alexandre Rodrigues<\/p>\n

L\u00edngua portuguesa, forma\u00e7\u00e3o integral do educando e ferramenta pedag\u00f3gica Maprei: perspectivas<\/strong><\/p>\n

Saraj Jimena Moreno de Paula<\/p>\n

Marginalidade em viol\u00eancia na dramaturgia de Pl\u00ednio de Marcos<\/strong><\/p>\n

Sergio Manoel Rodrigues<\/p>\n

Literatura e instru\u00e7\u00e3o moral: uma an\u00e1lise inicial da fun\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica da obra ficcional de Figueiredo Pimentel (1889 \u2013 1896)<\/strong><\/p>\n

Susana Palermo de Souza<\/p>\n

Do alfabeto \u00e0 leitura significativa: constru\u00e7\u00e3o da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental<\/strong><\/p>\n

Talita Alves Silva<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Confira a lista dos trabalhos que foram selecionados para apresenta\u00e7\u00e3o, em mesas de comunica\u00e7\u00e3o, no semin\u00e1rio previsto para os dias 22 e 23 de novembro de 2018.<\/p>\n

Os pesquisadores selecionados que apresentarem seus trabalhos receber\u00e3o comprovante espec\u00edfico. Um segundo comprovante \u2013 relativo \u00e0 participa\u00e7\u00e3o no semin\u00e1rio \u2013 ser\u00e1 entregue a todos os participantes, sejam eles pesquisadores ou p\u00fablico comum, que tiverem 75% de presen\u00e7a comprovada no semin\u00e1rio.<\/p>\n

At\u00e9 o final de setembro, os pesquisadores receber\u00e3o, por e-mail, informa\u00e7\u00e3o sobre datas e hor\u00e1rios de suas apresenta\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Os certificados ser\u00e3o emitidos e entregues, por e-mail, pela C\u00e2mara Brasileira do Livro, no prazo de 30 dias ap\u00f3s o t\u00e9rmino do semin\u00e1rio.<\/p>\n

A partir de 27 de outubro ser\u00e1 divulgada a programa\u00e7\u00e3o completa do evento no endere\u00e7o http:\/\/centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br <\/a><\/p>\n

A participa\u00e7\u00e3o do p\u00fablico est\u00e1 sujeita \u00e0 lota\u00e7\u00e3o das salas.<\/p>\n

Os pesquisadores selecionados dever\u00e3o confirmar participa\u00e7\u00e3o<\/u> at\u00e9 o dia 27\/09, encaminhando e-mail para cpclp@cbl.org.br<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

Resumos: <\/strong><\/p>\n

A produ\u00e7\u00e3o escrita no Ensino M\u00e9dio: uma proposta did\u00e1tico-metodol\u00f3gica<\/strong><\/p>\n

Ana Fl\u00e1via Nejaim Mesquita<\/p>\n

Literatura e mang\u00e1: o romantismo em Basilisk, de Fuutarou Yamada e Masaki Segawa<\/strong><\/p>\n

Alessandro Cara\u00e7a Fonseca<\/p>\n

Cortejo de fantasmas: os espa\u00e7os da mem\u00f3ria em Rainhas da Noite<\/em>, de Jo\u00e3o Paulo Borges Coelho<\/strong><\/p>\n

Bruna Del Valle de N\u00f3brega<\/p>\n

N\u00e3o tenhas medo de ser: o corpo da\/na poesia er\u00f3tica de Maria Teresa Horta e Olga Savary<\/strong><\/p>\n

Bruna Renata Bernardo Escaleira<\/p>\n

A puls\u00e3o ensa\u00edstica em Esse cabelo<\/em>, de Djaimilia Pereira de Almeida<\/strong><\/p>\n

Bianca Mafra Gon\u00e7alves<\/p>\n

Cultura popular e critica social em Malha\u00e7\u00e3o do Judas Carioca<\/em>, de Jo\u00e3o Ant\u00f4nio<\/strong><\/p>\n

Clara \u00c1vila Ornellas<\/p>\n

Vozes silenciadas: forma\u00e7\u00e3o inicial de professores e o papel da literatura na escola como a\u00e7\u00e3o afirmativa <\/strong><\/p>\n

Denise Cenci<\/p>\n

\u201cEu sei que vou te amar\u201d: uma an\u00e1lise transdisciplinar entre as estruturas musical e po\u00e9tica da can\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n

Daniel de Thomaz<\/p>\n

A cortesia no monitoramento do mal-entendido em tweets<\/strong><\/p>\n

D\u00e9bora Cristina Longo Andrade<\/p>\n

Uma exist\u00eancia at\u00f3pica: vida e obra de Carolina Maria de Jesus<\/strong><\/p>\n

Edgar Godoi Gabriel<\/p>\n

N\u00f3s matamos o c\u00e3o tinhoso: A narrativa sob o Imp\u00e9rio Portugu\u00eas<\/strong><\/p>\n

F\u00e1bio Salem Daie<\/p>\n

A representatividade da voz feminina no Ensaio sobre a cegueira<\/em>, de Jos\u00e9 Saramago<\/strong><\/p>\n

Fabrizio Uechi<\/p>\n

Uso de podcasts como estrat\u00e9gia de ensino de l\u00edngua portuguesa em curso de publicidade e propaganda<\/strong><\/p>\n

Fernando Lu\u00eds Cazarotto Berlezzi<\/p>\n

Educa\u00e7\u00e3o e l\u00edngua portuguesa <\/strong><\/p>\n

Gabriella da Silva Ara\u00fajo<\/p>\n

A roteiriza\u00e7\u00e3o na produ\u00e7\u00e3o de microdocument\u00e1rios nas aulas de l\u00edngua portuguesa: Uma proposta para o trabalho com a escrita e a oralidade<\/strong><\/p>\n

Gisane M\u00e1rcia Carvalho Dinnouti<\/p>\n

A experi\u00eancia migrat\u00f3ria em contos da literatura cabo-verdiana e mo\u00e7ambicana<\/strong><\/p>\n

Giselle Rodrigues Ribeiro<\/p>\n

O conceito de dialogismo bakhtiano na forma\u00e7\u00e3o continuada de professores, a partir do g\u00eanero propaganda<\/strong><\/p>\n

Gisele Maria Souza Barachati\u00a0 \/ Thiago Vasquez Molina<\/p>\n

A interface Hist\u00f3ria e fic\u00e7\u00e3o no romance Mad Maria<\/em> de M\u00e1rcio de Souza<\/strong><\/p>\n

Jos\u00e9 Ferreira Costa<\/p>\n

Fic\u00e7\u00e3o e Hist\u00f3ria em As visitas do Dr. Valdez<\/em><\/strong><\/p>\n

Jo\u00e3o Paulo Borges Coelho<\/p>\n

Ilustra\u00e7\u00f5es jornal\u00edsticas nas aulas de l\u00edngua portuguesa: a linguagem n\u00e3o verbal na forma\u00e7\u00e3o critica do leitor<\/strong><\/p>\n

Losana Hada de Oliveira Prado<\/p>\n

Salgar a carne morta: uma concep\u00e7\u00e3o tri\u00e1dica no espa\u00e7o em Vermelho Amargo<\/em>, de Bartolomeu Campos de Queir\u00f3s<\/strong><\/p>\n

Luana J\u00e9ssika Dela-Flora<\/p>\n

Corpo m\u00faltiplo de Serrano como corpo comunit\u00e1rio<\/strong><\/p>\n

Luana Barossi<\/p>\n

Aula de portugu\u00eas no Ensino Superior: um olhar para a aprendizagem significativa<\/strong><\/p>\n

Luciana Paula Bento Luciani<\/p>\n

O que o seu aluno realmente precisa aprender? Estrat\u00e9gias comunicativas e socioculturais em aulas de Portugu\u00eas L\u00edngua Adicional<\/strong><\/p>\n

Marceli Cherchiglia Aquino<\/p>\n

Descortesia nos debates pol\u00edticos de 1989 e de 2014 \u2013\u00a0 compara\u00e7\u00e3o das estrat\u00e9gias utilizadas<\/strong><\/p>\n

Mariana Santos de Andrade<\/p>\n

O repert\u00f3rio liter\u00e1rio dos livros did\u00e1ticos de l\u00edngua portuguesa e a tem\u00e1tica racial <\/strong><\/p>\n

Nara Lasevicius Carreira<\/p>\n

Ensino de l\u00edngua portuguesa por meio de tecnologias digitais<\/strong><\/p>\n

N\u00edvea Eliane Farah<\/p>\n

Leitura liter\u00e1ria no Ensino M\u00e9dio: entre a obriga\u00e7\u00e3o e a frui\u00e7\u00e3o <\/strong><\/p>\n

Paula Crepaldi Campi\u00e3o<\/p>\n

O perigo da literatura: considera\u00e7\u00f5es sobre leitura, cr\u00edtica e ensino<\/strong><\/p>\n

Ricardo Alexandre Rodrigues<\/p>\n

L\u00edngua portuguesa, forma\u00e7\u00e3o integral do educando e ferramenta pedag\u00f3gica Maprei: perspectivas<\/strong><\/p>\n

Saraj Jimena Moreno de Paula<\/p>\n

Marginalidade em viol\u00eancia na dramaturgia de Pl\u00ednio de Marcos<\/strong><\/p>\n

Sergio Manoel Rodrigues<\/p>\n

Literatura e instru\u00e7\u00e3o moral: uma an\u00e1lise inicial da fun\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica da obra ficcional de Figueiredo Pimentel (1889 \u2013 1896)<\/strong><\/p>\n

Susana Palermo de Souza<\/p>\n

Do alfabeto \u00e0 leitura significativa: constru\u00e7\u00e3o da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental<\/strong><\/p>\n

Talita Alves Silva<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>","protected":false},"author":1,"featured_media":47037,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[],"class_list":["post-50878","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50878","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=50878"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50878\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":51425,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50878\/revisions\/51425"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/47037"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=50878"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=50878"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=50878"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}