{"id":50870,"date":"2018-08-21T00:00:00","date_gmt":"2018-08-21T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/cbl.org.br\/2018\/08\/21\/comnovosexpositoreseespacosineditos-25a-bienal-internacional-do-livro-de-sao-paulo-tem-crescimento-de33no-ticket-medio\/"},"modified":"2022-05-26T15:41:35","modified_gmt":"2022-05-26T18:41:35","slug":"comnovosexpositoreseespacosineditos-25a-bienal-internacional-do-livro-de-sao-paulo-tem-crescimento-de33no-ticket-medio","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/2018\/08\/comnovosexpositoreseespacosineditos-25a-bienal-internacional-do-livro-de-sao-paulo-tem-crescimento-de33no-ticket-medio\/","title":{"rendered":"Com\tnovos\texpositores\te\tespa\u00e7os\tin\u00e9ditos 25\u00aa Bienal Internacional do Livro de S\u00e3o Paulo tem crescimento de\t33%\tno ticket\t m\u00e9dio"},"content":{"rendered":"
Evento que terminou neste domingo trouxe 1500 horas de programa\u00e7\u00e3o e superou as expectativas de vendas<\/em><\/p>\n <\/p>\n A 25\u00aa Bienal Internacional do Livro de S\u00e3o Paulo termina com saldo positivo e com otimismo do mercado editorial. Segundo pesquisa realizada pelo evento junto aos visitantes, 97% do p\u00fablico presente ficou satisfeito com o evento e 98% pretende voltar na pr\u00f3xima edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n O ticket m\u00e9dio de gasto por pessoa foi de R$161,57, 33% maior que em 2016. Os principais motivos que levaram os visitantes a comprar livros foram o gosto pela leitura e o tema do livro: 75% dos entrevistados comprou pelo menos 1 exemplar.<\/p>\n Ao longo dos 10 dias, 663 mil pessoas visitaram o evento e participaram de 1500 horas de programa\u00e7\u00e3o oficial, em 14 espa\u00e7os culturais, com mais de 300 autores nacionais e internacionais, al\u00e9m de uma extensa rela\u00e7\u00e3o de atividades dos expositores. Passaram pelo evento tamb\u00e9m 100 mil alunos e 15 mil escolas agendadas.<\/p>\n Com o conceito \u201cVenha fazer esse download de conhecimento\u201d, o evento destacou o livro como principal fonte do conhecimento em meio ao turbilh\u00e3o de est\u00edmulos e canais de acesso a conte\u00fados que a tecnologia hoje proporciona, enfatizando a import\u00e2ncia do di\u00e1logo e da abertura de perspectivas. Na programa\u00e7\u00e3o, nomes importantes como: A. J. Finn, de \u201cA Mulher na Janela\u201d, que em breve ganha as telas do cinema pela Fox Filmes; Victoria Aveyard, autora da s\u00e9rie \u201cA Rainha Vermelha\u201d trouxeram multid\u00f5es de f\u00e3s. Outros autores que passaram pela Bienal do Livro movimentaram o pavilh\u00e3o e deram aut\u00f3grafos para milhares de leitores, entre eles, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Moraes Moreira, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Eva Furnari, Mario S\u00e9rgio Cortella, Luiz Felipe Pond\u00e9, Fernanda Montenegro, Carolina Ferraz, Thiago Castanho, Helena Rizzo, Pam Gon\u00e7alves, Carol Christo, Babi Dewet, a turma do Casseta & Planeta, Antonio Prata, Miriam Leit\u00e3o, Djamila Ribeiro, L\u00e1zaro Ramos, Marcelo D\u2019Salete e os g\u00eameos Gabriel B\u00e1 e F\u00e1bio Moon Soman.<\/p>\n Pela primeira vez, a Bienal Internacional do Livro de S\u00e3o Paulo contou com intelig\u00eancia de dados, monitorando em tempo real a percep\u00e7\u00e3o dos usu\u00e1rios nas redes sociais, blogs e portais. A partir da an\u00e1lise das men\u00e7\u00f5es do p\u00fablico percebeu-se que os principais pontos positivos do evento foram: programa\u00e7\u00e3o cultural, intera\u00e7\u00e3o e encontro com autores, apelo visual dos estandes e pre\u00e7os acess\u00edveis.<\/p>\n \u201cTivemos o cuidado de trazer uma programa\u00e7\u00e3o capaz de atingir todos os p\u00fablicos \u2013 das crian\u00e7as aos adultos \u2013 buscando temas atuais, aperfei\u00e7oamos a infraestrutura para melhor circula\u00e7\u00e3o dos visitantes. Recebemos um p\u00fablico bastante \u00e1vido pela leitura que saiu extremamente feliz e satisfeito. Muitos, inclusive, ansiosos por estarem pela primeira vez na Bienal do Livro\u201d, afirma Lu\u00eds Antonio Torelli, presidente da C\u00e2mara Brasileira do Livro (CBL).<\/p>\n Entre os novos expositores, a HarperCollins superou suas expectativas. \u201c\u00c9 uma grande alegria para n\u00f3s ver corredores e estandes cheios, os leitores est\u00e3o ai para provar que, mais do que nunca, \u00e9 preciso ler\u201d, diz Daniela Kfuri, diretora editorial da HarperCollins. J\u00e1 a Intr\u00ednseca, que publica A sutil arte de ligar o f*da-se, vendeu cerca de 40 mil livros e teve um faturamento 55% superior ao da edi\u00e7\u00e3o de 2016. \u201cUm resultado maravilhoso, especialmente quando estamos completando 15 anos e lan\u00e7ando o Intr\u00ednsecos, nosso clube de assinatura, que teve o start aqui na Bienal e j\u00e1 nasce superando as expectativas\u201d, afirma o publisher Jorge Oakim. Outra editora que superou o faturamento de 2016 foi a Melhoramentos com crescimento de 40%. \u201cParticipo das bienais h\u00e1 50 anos e fazia tempo que n\u00e3o via uma Bienal t\u00e3o animada quanto essa, seja pelo p\u00fablico, seja pela participa\u00e7\u00e3o de expositores. Quem veio seguramente est\u00e1 colhendo os resultados\u201d, afirma Alfredo Weiszflog, presidente do conselho da Companhia Melhoramentos. A V&R e a editora Aut\u00eantica tamb\u00e9m apresentaram um resultado bastante positivo com vendas 27% e 20% maiores que em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 Bienal 2016, respectivamente. Para a Todavia, outra editora que veio pela primeira vez ao evento, a Bienal do Livro foi bastante positiva. \u201cA nossa presen\u00e7a serviu para nos colocar perto do grande p\u00fablico e para que todos conhe\u00e7am nossa cat\u00e1logo. Estar perto das pessoas nesta festa que \u00e9 a Bienal \u00e9 muito bom para n\u00f3s\u201d, diz Marcelo Levy, publisher da Todavia.<\/p>\n Este ano, o evento trouxe propostas in\u00e9ditas que refor\u00e7aram seu car\u00e1ter multicultural, entre elas, o Encontro de f\u00e3s, na Arena Cultural BIC\u00ae, o novo Papo de Mercado, 3 dedicado a reflex\u00f5es sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro como tend\u00eancias e futuro do setor, e o Espa\u00e7o do Saber Microsoft onde os visitantes puderem experimentar tecnologias voltadas para a educa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Principais n\u00fameros desta edi\u00e7\u00e3o da Bienal Internacional do Livro de S\u00e3o Paulo:<\/strong> Investimento estimado R$ 32 milh\u00f5es<\/p>\n P\u00fablico Visitante 663 mil<\/p>\n \u00c1rea ocupada total 75 mil metros quadrados<\/p>\n Expositores 197 expositores<\/p>\n Espa\u00e7os culturais 14<\/p>\n Horas de programa\u00e7\u00e3o 1500<\/p>\n Autores nacionais 291<\/p>\n Autores internacionais 22<\/p>\n Visita\u00e7\u00e3o Escolar 100 mil alunos e 15 mil escolas agendadas<\/p>\n A 25a Bienal Internacional do Livro de S\u00e3o Paulo contou com os seguintes patrocinadores e parceiros: Ita\u00fa, Microsoft, BIC\u00ae, Suzano, Submarino, Lupo, Lojas Americanas, EDP, Correios, SESC SP e Abigraf.<\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Evento que terminou neste domingo trouxe 1500 horas de programa\u00e7\u00e3o e superou as expectativas de vendas<\/em><\/p>\n <\/p>\n A 25\u00aa Bienal Internacional do Livro de S\u00e3o Paulo termina com saldo positivo e com otimismo do mercado editorial. Segundo pesquisa realizada pelo evento junto aos visitantes, 97% do p\u00fablico presente ficou satisfeito com o evento e 98% pretende voltar na pr\u00f3xima edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n O ticket m\u00e9dio de gasto por pessoa foi de R$161,57, 33% maior que em 2016. Os principais motivos que levaram os visitantes a comprar livros foram o gosto pela leitura e o tema do livro: 75% dos entrevistados comprou pelo menos 1 exemplar.<\/p>\n Ao longo dos 10 dias, 663 mil pessoas visitaram o evento e participaram de 1500 horas de programa\u00e7\u00e3o oficial, em 14 espa\u00e7os culturais, com mais de 300 autores nacionais e internacionais, al\u00e9m de uma extensa rela\u00e7\u00e3o de atividades dos expositores. Passaram pelo evento tamb\u00e9m 100 mil alunos e 15 mil escolas agendadas.<\/p>\n Com o conceito \u201cVenha fazer esse download de conhecimento\u201d, o evento destacou o livro como principal fonte do conhecimento em meio ao turbilh\u00e3o de est\u00edmulos e canais de acesso a conte\u00fados que a tecnologia hoje proporciona, enfatizando a import\u00e2ncia do di\u00e1logo e da abertura de perspectivas. Na programa\u00e7\u00e3o, nomes importantes como: A. J. Finn, de \u201cA Mulher na Janela\u201d, que em breve ganha as telas do cinema pela Fox Filmes; Victoria Aveyard, autora da s\u00e9rie \u201cA Rainha Vermelha\u201d trouxeram multid\u00f5es de f\u00e3s. Outros autores que passaram pela Bienal do Livro movimentaram o pavilh\u00e3o e deram aut\u00f3grafos para milhares de leitores, entre eles, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Moraes Moreira, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Eva Furnari, Mario S\u00e9rgio Cortella, Luiz Felipe Pond\u00e9, Fernanda Montenegro, Carolina Ferraz, Thiago Castanho, Helena Rizzo, Pam Gon\u00e7alves, Carol Christo, Babi Dewet, a turma do Casseta & Planeta, Antonio Prata, Miriam Leit\u00e3o, Djamila Ribeiro, L\u00e1zaro Ramos, Marcelo D\u2019Salete e os g\u00eameos Gabriel B\u00e1 e F\u00e1bio Moon Soman.<\/p>\n Pela primeira vez, a Bienal Internacional do Livro de S\u00e3o Paulo contou com intelig\u00eancia de dados, monitorando em tempo real a percep\u00e7\u00e3o dos usu\u00e1rios nas redes sociais, blogs e portais. A partir da an\u00e1lise das men\u00e7\u00f5es do p\u00fablico percebeu-se que os principais pontos positivos do evento foram: programa\u00e7\u00e3o cultural, intera\u00e7\u00e3o e encontro com autores, apelo visual dos estandes e pre\u00e7os acess\u00edveis.<\/p>\n \u201cTivemos o cuidado de trazer uma programa\u00e7\u00e3o capaz de atingir todos os p\u00fablicos \u2013 das crian\u00e7as aos adultos \u2013 buscando temas atuais, aperfei\u00e7oamos a infraestrutura para melhor circula\u00e7\u00e3o dos visitantes. Recebemos um p\u00fablico bastante \u00e1vido pela leitura que saiu extremamente feliz e satisfeito. Muitos, inclusive, ansiosos por estarem pela primeira vez na Bienal do Livro\u201d, afirma Lu\u00eds Antonio Torelli, presidente da C\u00e2mara Brasileira do Livro (CBL).<\/p>\n Entre os novos expositores, a HarperCollins superou suas expectativas. \u201c\u00c9 uma grande alegria para n\u00f3s ver corredores e estandes cheios, os leitores est\u00e3o ai para provar que, mais do que nunca, \u00e9 preciso ler\u201d, diz Daniela Kfuri, diretora editorial da HarperCollins. J\u00e1 a Intr\u00ednseca, que publica A sutil arte de ligar o f*da-se, vendeu cerca de 40 mil livros e teve um faturamento 55% superior ao da edi\u00e7\u00e3o de 2016. \u201cUm resultado maravilhoso, especialmente quando estamos completando 15 anos e lan\u00e7ando o Intr\u00ednsecos, nosso clube de assinatura, que teve o start aqui na Bienal e j\u00e1 nasce superando as expectativas\u201d, afirma o publisher Jorge Oakim. Outra editora que superou o faturamento de 2016 foi a Melhoramentos com crescimento de 40%. \u201cParticipo das bienais h\u00e1 50 anos e fazia tempo que n\u00e3o via uma Bienal t\u00e3o animada quanto essa, seja pelo p\u00fablico, seja pela participa\u00e7\u00e3o de expositores. Quem veio seguramente est\u00e1 colhendo os resultados\u201d, afirma Alfredo Weiszflog, presidente do conselho da Companhia Melhoramentos. A V&R e a editora Aut\u00eantica tamb\u00e9m apresentaram um resultado bastante positivo com vendas 27% e 20% maiores que em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 Bienal 2016, respectivamente. Para a Todavia, outra editora que veio pela primeira vez ao evento, a Bienal do Livro foi bastante positiva. \u201cA nossa presen\u00e7a serviu para nos colocar perto do grande p\u00fablico e para que todos conhe\u00e7am nossa cat\u00e1logo. Estar perto das pessoas nesta festa que \u00e9 a Bienal \u00e9 muito bom para n\u00f3s\u201d, diz Marcelo Levy, publisher da Todavia.<\/p>\n Este ano, o evento trouxe propostas in\u00e9ditas que refor\u00e7aram seu car\u00e1ter multicultural, entre elas, o Encontro de f\u00e3s, na Arena Cultural BIC\u00ae, o novo Papo de Mercado, 3 dedicado a reflex\u00f5es sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro como tend\u00eancias e futuro do setor, e o Espa\u00e7o do Saber Microsoft onde os visitantes puderem experimentar tecnologias voltadas para a educa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Principais n\u00fameros desta edi\u00e7\u00e3o da Bienal Internacional do Livro de S\u00e3o Paulo:<\/strong> Investimento estimado R$ 32 milh\u00f5es<\/p>\n P\u00fablico Visitante 663 mil<\/p>\n \u00c1rea ocupada total 75 mil metros quadrados<\/p>\n Expositores 197 expositores<\/p>\n Espa\u00e7os culturais 14<\/p>\n Horas de programa\u00e7\u00e3o 1500<\/p>\n Autores nacionais 291<\/p>\n Autores internacionais 22<\/p>\n Visita\u00e7\u00e3o Escolar 100 mil alunos e 15 mil escolas agendadas<\/p>\n A 25a Bienal Internacional do Livro de S\u00e3o Paulo contou com os seguintes patrocinadores e parceiros: Ita\u00fa, Microsoft, BIC\u00ae, Suzano, Submarino, Lupo, Lojas Americanas, EDP, Correios, SESC SP e Abigraf.<\/p>","protected":false},"author":1,"featured_media":47009,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[],"class_list":["post-50870","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50870","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=50870"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50870\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":51417,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50870\/revisions\/51417"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/47009"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=50870"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=50870"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=50870"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}