{"id":50835,"date":"2018-03-23T00:00:00","date_gmt":"2018-03-23T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/cbl.org.br\/2018\/03\/23\/novo-guia-vai-mostrar-como-a-leitura-no-ambiente-escolar-pode-ser-transformadora\/"},"modified":"2022-05-26T15:42:12","modified_gmt":"2022-05-26T18:42:12","slug":"novo-guia-vai-mostrar-como-a-leitura-no-ambiente-escolar-pode-ser-transformadora","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/2018\/03\/novo-guia-vai-mostrar-como-a-leitura-no-ambiente-escolar-pode-ser-transformadora\/","title":{"rendered":"Novo guia vai mostrar como a leitura no ambiente escolar pode ser transformadora"},"content":{"rendered":"

Na \u00faltima pesquisa Retratos da Leitura, as m\u00e3es com n\u00edvel universit\u00e1rio m\u00e9dio e das classes A e B apareceram como as maiores influenciadoras da leitura. No entanto, esse n\u00e3o \u00e9 o perfil majorit\u00e1rio das fam\u00edlias brasileiras. Diante disso, Zoara Failla, coordenadora da pesquisa dentro do Instituto Pr\u00f3-Livro\u00a0(IPL), sugere que a escola deve (ou deveria) assumir protagonismo maior nesse desafio de despertar o h\u00e1bito e o gosto pela leitura. \u201cEsse \u00e9 o principal desafio para o mediador \/ professor: conhecer! Mas \u00e9 tamb\u00e9m, saber doar um pouquinho de suas emo\u00e7\u00f5es e experi\u00eancias de leitura. Mais do que dominar um repert\u00f3rio de leituras e escolas liter\u00e1rias, ele deve despertar interesse, emo\u00e7\u00f5es e o desejo de desvendar mist\u00e9rios, personagens e hist\u00f3rias\u201d, defende.<\/p>\n

Indo pelo mesmo caminho, Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa Cedac, acredita que garantir o acesso \u00e0 leitura e \u00e0 literatura na escola \u00e9 fundamental para a forma\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as e jovens. Para ela, o papel dos professores como mediadores entre\u00a0livrose estudantes se d\u00e1 justamente pela imers\u00e3o possibilitada no universo leitor. \u201cEssa media\u00e7\u00e3o acontece na medida em que os professores podem trazer para a sala de aula situa\u00e7\u00f5es semelhantes \u00e0s vivenciadas fora da escola, ou seja, nas pr\u00e1ticas sociais, para que crian\u00e7as e jovens possam ter oportunidade de se colocar como leitores, ouvindo e dando opini\u00f5es, elaborando argumentos, criando repert\u00f3rios e compondo assim, suas bibliotecas pessoais e inserindo-se como participantes dessas culturas do escrito. Diante destes argumentos, aC\u00e2mara\u00a0Brasileira\u00a0do\u00a0Livro\u00a0(CBL) prepara o projeto Caminhos para a Leitura \u2013 guia de orienta\u00e7\u00e3o para mediadores de leitura, dirigido aos professores. O objetivo \u00e9 mostrar de maneira pr\u00e1tica, como a leitura no ambiente escolar pode e deve ser transformadora do conhecimento desde a inf\u00e2ncia. O manual, \u00e9 uma iniciativa da\u00a0CBL\u00a0e do IPL e ser\u00e1 lan\u00e7ado na Bienal Internacional do\u00a0Livro\u00a0de S\u00e3o Paulo (3 a 12\/08).<\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Na \u00faltima pesquisa Retratos da Leitura, as m\u00e3es com n\u00edvel universit\u00e1rio m\u00e9dio e das classes A e B apareceram como as maiores influenciadoras da leitura. No entanto, esse n\u00e3o \u00e9 o perfil majorit\u00e1rio das fam\u00edlias brasileiras. Diante disso, Zoara Failla, coordenadora da pesquisa dentro do Instituto Pr\u00f3-Livro\u00a0(IPL), sugere que a escola deve (ou deveria) assumir protagonismo maior nesse desafio de despertar o h\u00e1bito e o gosto pela leitura. \u201cEsse \u00e9 o principal desafio para o mediador \/ professor: conhecer! Mas \u00e9 tamb\u00e9m, saber doar um pouquinho de suas emo\u00e7\u00f5es e experi\u00eancias de leitura. Mais do que dominar um repert\u00f3rio de leituras e escolas liter\u00e1rias, ele deve despertar interesse, emo\u00e7\u00f5es e o desejo de desvendar mist\u00e9rios, personagens e hist\u00f3rias\u201d, defende.<\/p>\n

Indo pelo mesmo caminho, Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa Cedac, acredita que garantir o acesso \u00e0 leitura e \u00e0 literatura na escola \u00e9 fundamental para a forma\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as e jovens. Para ela, o papel dos professores como mediadores entre\u00a0livrose estudantes se d\u00e1 justamente pela imers\u00e3o possibilitada no universo leitor. \u201cEssa media\u00e7\u00e3o acontece na medida em que os professores podem trazer para a sala de aula situa\u00e7\u00f5es semelhantes \u00e0s vivenciadas fora da escola, ou seja, nas pr\u00e1ticas sociais, para que crian\u00e7as e jovens possam ter oportunidade de se colocar como leitores, ouvindo e dando opini\u00f5es, elaborando argumentos, criando repert\u00f3rios e compondo assim, suas bibliotecas pessoais e inserindo-se como participantes dessas culturas do escrito. Diante destes argumentos, aC\u00e2mara\u00a0Brasileira\u00a0do\u00a0Livro\u00a0(CBL) prepara o projeto Caminhos para a Leitura \u2013 guia de orienta\u00e7\u00e3o para mediadores de leitura, dirigido aos professores. O objetivo \u00e9 mostrar de maneira pr\u00e1tica, como a leitura no ambiente escolar pode e deve ser transformadora do conhecimento desde a inf\u00e2ncia. O manual, \u00e9 uma iniciativa da\u00a0CBL\u00a0e do IPL e ser\u00e1 lan\u00e7ado na Bienal Internacional do\u00a0Livro\u00a0de S\u00e3o Paulo (3 a 12\/08).<\/p>","protected":false},"author":1,"featured_media":46725,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[],"class_list":["post-50835","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50835","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=50835"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50835\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":51382,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/50835\/revisions\/51382"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/46725"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=50835"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=50835"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/cbl.org.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=50835"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}