FIL Guadalajara: oportunidade de negócios para as editoras brasileiras

FIL Guadalajara: oportunidade de negócios para as editoras brasileiras

FIL Guadalajara: oportunidade de negócios para as editoras brasileiras

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara – FIL 2014 traz, todos os anos, oportunidades de negócios para as editoras brasileiras participantes através do Projeto Setorial Brazilian Publishers, uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Na edição de 2014, que acontece de 29 de novembro a 07 de dezembro, duas ações merecem destaque: o Matchmaking e o Programa de Desconto a Bibliotecas.

O primeiro ocorrerá no dia 1º de dezembro e tem como objetivo estimular o potencial produtivo dos mercados de compra e venda de direitos autorais. Trata-se de rodadas de negócios, nas quais os editores brasileiros, colombianos e mexicanos têm um espaço para discutir possíveis parcerias.

O segundo projeto é mais abrangente e envolve, inclusive, instituições pertencentes ao CONPABIES – Conselho Nacional para Assuntos Bibliotecários das Instituições de Educação Superior e à Universidade de Guadalajara. Diversas bibliotecas mexicanas têm, em seu orçamento, uma quantia reservada às compras durante a FIL. As compradoras e as editoras se cadastram no programa e a própria organização da Feira se encarrega de colocar os interessados em contato. A principal obrigação dos vendedores é oferecer um desconto fixo mínimo de 20% sobre o preço de lista.

Em 2013, as iniciativas do BP para a internacionalização do mercado editorial brasileiro geraram US$ 3 milhões em negócios fechados.

Sobre a FIL

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara – FIL já está em sua 28ª edição, tendo sido fundada pela Universidad de Guadalajara. É realizada no Centro de Exposições da cidade e sempre conta com um país homenageado. Este ano, o convidado de honra é a Argentina.

As editoras brasileiras presentes este ano são: Callis, Edições Sesc, FTD, Moderna, Girassol Brasil, Global, Grupo GEN, DSOP, Hub Editorial, Todolivro, Imeph, Edições Loyola, Oficina de Textos, Susan Bach Books, Melhoramentos, Viajante do Tempo, Companhia das Letras, além das seguintes editoras universitárias, representadas pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU): Universidade Federal de Pernambuco (PE), PUC Rio Grande do Sul (RS), Universidade Comunitário Regional de Chapecó (SC), Editora Diário Oficial de Sergipe (SE), Fundação Oswaldo Cruz (RJ), Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), Universidade Federal da Grande Dourados (MS), Universidade Estadual Paulista (SP), Universidade Estadual de Campinas (SP),Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), Universidade do Extremo Sul Catarinense (SC), Universidade Federal de Alagoas (AL), Universidade Federal da Bahia (BA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (BA) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN).

 

Voltar
OKN Group