4º Congresso Internacional CBL do Livro Digital

4º Congresso Internacional CBL do Livro Digital

4º Congresso Internacional CBL do Livro Digital

Com o tema “O Livro Além do Livro” o objetivo do Congresso é discutir os rumos do livro digital, principalmente sua importância para a educação e o fomento da leitura

Nos últimos anos os livros digitais começaram a fazer parte do dia a dia dos brasileiros. As livrarias virtuais têm apresentado um aumento gradual na venda dos e-books e hoje se estima que o Brasil tenha o décimo maior catálogo de livros digitais do mundo, com 11 mil títulos. É um número ainda pequeno, quando comparado, por exemplo, com o número de 1 milhão de obras em e-books no Reino Unido, mas demonstra a abertura de um novo mercado, com várias possibilidades de expansão.

Para mostrar os novos horizontes desse caminho, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizará o 4° Congresso Internacional CBL do Livro Digital, que acontece nos dias 13 e 14 de junho de 2013, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. O tema será “O Livro Além do Livro” e suas palestras abordarão assuntos como o papel do livro digital na educação, o limite entre os games e os livros digitais infantis, a influência do livro digital na leitura e o livro nas redes sociais.

A palestra de abertura será de Silvio Meira, professor de Engenharia de Software e História e Futuro da Computação na UFPE. Ele abrirá o Congresso com o tema O Futuro do Livro e o Livro do Futuro – O que leremos em 2020, dialogando com a situação do leitor, do editor e do autor frente às novas tecnologias de comunicação.

Entre os palestrantes nacionais e internacionais já confirmaram presença Rainer Just, o novo Presidente da International Federation of Reproduction Rights Organizations (IFRRO), Magdalena Vincent, Presidente do Centro Espanhol de Direitos Reprográficos (CEDRO, na sigla espanhola) e Victoriano Colozon, da Copyright Clearence Center. Eles vão discutir sobre a evolução dos direitos autorais digitais. O espanhol Javier Celaya, vice-presidente da Associação de Revistas Digitais Espanholas, também confirmou sua presença para falar sobre os desafios das pequenas e médias livrarias no mundo do livro Digital. Ele também é sócio-fundador do portal Dosdoce.com, página que analisa o uso das novas tecnologias no setor cultural e publica estudos sobre o tema anualmente. Confirmaram, também, David Langridge, diretor sênior de desenvolvimento de parcerias na Microsoft, que falará sobre a educação na era digital e Harald Henzler, CEO da Smart Digits, que tratará dos desafios que as editoras estão enfrentando no mercado digital.

Entre os nomes do Brasil, o Congresso contará com a presença de Lucia Santaella, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP) e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Ela participará do Painel “O livro digital e sua influência no aprendizado” junto com Patrícia Konder Lins e Silva, fundadora da Escola Parque. Para debater sobre o livro digital e seu papel para atrair os jovens na literatura, foi confirmado o nome de Toni Brandão, um dos poucos autores multimídia do Brasil, com projetos de êxito na literatura, teatro, televisão, cinema, internet, cd e cd-rom. Ele escreve sobre o universo jovem, falando sobre temas como a descoberta do amor, novos casamentos dos pais e ciúmes entre irmãos. Deonísio da Silva, escritor e professor universitário, também marcará presença para conversar sobre o livro digital na universidade. Ele é Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Vice-reitor de Extensão e Diretor da TV Universitária da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, membro da Academia Brasileira de Filologia e consultor dos Dicionários Caldas Aulete. A autora e ilustradora Angela-Lago irá palestrar sobre o Livro Digital Infantil, uma pioneira no assunto no Brasil, com seus trabalhos que envolvem histórias, ilustrações e animações digitais, voltadas para o público infantil. A ensaísta, escritora e crítica literária Marisa Lajolo a acompanhará. Juntas, dialogarão sobre educação e tecnologia.

O evento também terá espaço para a divulgação de trabalhos científicos. Os candidatos poderão inscrever seus artigos, e os primeiros colocados na classificação geral serão exibidos no Congresso e publicados no site oficial. Os três primeiros lugares também receberão um prêmio em dinheiro e fast track para publicação na REGE – Revista de Gestão da USP. Já o trabalho que for considerado o melhor terá espaço para apresentação em plenária no Congresso Principal. Mais informações no site oficial www.congressodolivrodigital.com.br

 

Acompanhe a programação já confirmada:

13 e 14 de junho na Fecomercio/SP

 

13/junho

9h – O futuro do livro e o livro do futuro – como leremos em 2020?

Silvio Meira – Centro de Informática da UFPE; Cientista-chefe do C.E.S.A.R

 

10h – O Direito Autoral do Livro Digital – o quanto evoluímos?

Rainer Just – Presidente da IFFRO

Magdalena Vinent – Diretora Geral do CEDRO

Victoriano Colodrón – Copyright Clearance Center

Moderador: José Renato Nalini

 

12h – O livro digital e sua influência no aprendizado

Lucia Santaella – Pesquisadora e Drª em Teoria Literária pela PUC-SP

Patricia Konder Lins e Silva – Educadora e Orientadora Pedagógica

Mila Gonçalves – Gerente de Educação e Aprendizagem

 

14h30 – O Livro Digital na educação

Luciano Meira – Consultor em educação e multimídia do C.E.S.A.R

 

15h30 – O livro digital infantil e juvenil – livro ou game?

Angela Lago – Autora e Ilustradora

Marisa Lajolo – Escritora e Profª, com Pós Doutorado na Brown University

Toni Brandão – Autor Multimídia

Moderadora: Isabel Lopes Coelho – Diretora da Editora Cosac Naify

 

17h30 – O comportamento das pessoas que leem conteúdo digital

Ricardo Garrido – Diretor de operações do iba Sergio Herz – CEO da Livraria Cultura

 

14/junho

8h30 – Trabalho Científico vencedor

 

9h – Somos seres digitais?

Massimo Di Felice – Sociólogo e Autor

Mario Pireddu – Universidade de Roma III

Moderador: Julio Silveira

 

10h30 – Desafios para as pequenas e médias livrarias num mundo digital

Javier Celaya – Vice-presidente da ARDE

 

12h – Publicando para a área de educação em uma nova era

David Langridge – Diretor da Microsoft / Londres

 

14h30 – Mobile publishing – desafios para os editores

Harold Henzer – CEO da Smart-Digits GmBH

 

15h30 – O livro digital na Universidade

Deonísio da Silva – Vice-reitor da Universidade Estácio de Sá

José Roberto Whitaker Penteado – Diretor-presidente da ESPM

Jaime Pinsky – Editor, historiador e Prof. Titular da UNICAMP

 

17h30 – O que aprendemos e para onde vamos

* Programação sujeita a Alterações

 

Voltar
OKN Group