Um case de sucesso – Editora Contexto

Compartilhe:

1 de agosto de 2017

Um case de sucesso – Editora Contexto

Confira o depoimento de Prof. Jaime Pinsky - Diretor Editorial

A Editora Contexto surgiu em 1987, com o objetivo de estabelecer um compromisso sério e consequente entre o conhecimento e o mercado, com muita agilidade operacional. Eu era um historiador e trabalhava em universidade, mas paralelamente tratei de ganhar experiência como consultor, editor e coordenador de coleções em diversas editoras. De resto, havia criado e dirigido por 5 anos a Editora da Unicamp.

Faltava capital, mas isso foi contornado com a eliminação, ao máximo, dos custos fixos: a Editora foi montada em minha própria casa. Esposa e filhos se envolveram. Mirna coordenava a área de livros infanto-juvenis, Daniel emitia notas e ajudava na logística.

A Contexto começou com pequenos livros escritos por especialistas, nas áreas de História, Geografia, Língua Portuguesa e Linguística. O conteúdo bem elaborado e preços competitivos garantiram um bom resultado, base do que viria depois.

A trajetória foi trabalhosa, mas exitosa. A Contexto arriscou até três títulos em livros didáticos de primeiro grau, com vendas que superaram um milhão de exemplares. Sucessos relâmpagos, fundo de catálogo, bom nome na praça: chegara o momento de crescer. A Editora tinha distribuidores competentes, ótimos prestadores de serviços, dedicados coordenadores de coleção. Começava a ser muita coisa para um diretor solitário que, além de tudo, dedicava um dia por semana à CBL, participando da diretoria da entidade. Para minha alegria dois de meus filhos, em diferentes momentos e circunstâncias, demonstraram interesse em participar da Editora. A entrada de Daniel como sócio (há mais de duas décadas) manteve a Editora na sua trajetória de crescimento sólido, num período de muita turbulência no mercado. Há pouco mais de dez anos juntou-se a nós minha caçula, Luciana.

Graças ao modelo que estabelecemos tem sido possível ousar um pouco mais, produzir excelentes livros-texto, obras destinadas a um público mais amplo, traduções e títulos de referência. Mas não dormimos sobre os louros e continuamos criando e nos renovando, em todos os setores da empresa. A criação de um novo site moderno e mais funcional, participação assídua nas mídias sociais, presença em eventos no Brasil todo e, mais que tudo, o enriquecimento do nosso catálogo são mostras de nossa preocupação com a atualização permanente na forma para viabilizar o compromisso que assumimos desde a inauguração da Editora.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais