Notícias

Reunião do Grupo Iberoamericano de Editores (GIE)

Reunião do Grupo Iberoamericano de Editores (GIE)

No último dia 26 de novembro, aconteceu a reunião do GIE durante a Feira do Livro de Guadalajara. A reunião contou com a participação de Antonio Erivan Gomes, representando a Câmara Brasileira do Livro.

Marisol Schulz Manaut, diretora da Feira do Livro de Guadalajara, falou sobre a importância da FIL como evento cultural para o país e sobre a presença das crianças no evento que é um grande incentivo à leitura e também enfatizou a importância dos dias dos profissionais na feira.

Marianne Ponsford, diretora do CERLALC, contou dos projetos e propostas que a entidade está programando para 2018. Serão 18 projetos que entre muitas ações, pretendem dar assistência técnica a governos latino-americanos para fomentar a leitura e a livre circulação do livro. Também apresentou o projeto que tem o objetivo de criar um catálogo online de livros disponíveis em língua espanhola, que tem como objetivo principal disponibilizar todos os livros  para universidades, editores, governos, etc. Erivan, diretor da CBL, sugeriu que incluíssem os livros brasileiros nesse projeto, uma vez que ele tem o objetivo de atender todos os países latino-americanos.

Outros assuntos tratados foram: intervenções e comunicações da International Publishers Association (IPA), onde foi citado o Fórum de Editores realizado em Madrid e La Paz, a pretensão de realizar no próximo ano um seminário do GIE na Feira do Livro de Bogotá ou em La Paz e por fim, a divulgação da próxima capital da cultura latino-americana em 2018 que será em La Paz.

 

Voltar
OKN Group