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Jornada Profissional prospecta USD 650 mil em negócios para editoras brasileiras com vendas de direitos e livros para o mercado internacional

Jornada Profissional prospecta USD 650 mil em negócios para editoras brasileiras com vendas de direitos e livros para o mercado internacional

Entre os dias 29 de junho e 2 de julho de 2022, aconteceu a Jornada Profissional da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A terceira edição da iniciativa promovida pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — gerou a venda de USD 104.550 mil em direitos autorais, USD 119.100 mil em livros, e a estimativa de mais USD 432.500 mil em negócios para os próximos 12 meses. No total, o evento estima mais de USD 650 mil, somando negócios imediatos e a expectativa para os meses seguintes. Além disso, o programa também possibilitou um excelente networking, estabelecendo quase 500 novos contatos para as editoras presentes.

Neste ano, a jornada foi, assim como a Bienal, presencial. O programa, além de organizar a vinda de representantes de 20 editoras estrangeiras ao Brasil para  sessões de matchmaking, também promoveu mesas de discussão a respeito do mercado editorial. Um grupo de 46 editoras brasileiras participaram da programação, que misturou negócios e conteúdo em quatro dias de muita troca. 

Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e gerente do Brazilian Publishers, está extremamente orgulhosa do desempenho da iniciativa: “A Jornada Profissional trouxe às editoras participantes muitos acordos e oportunidades de bons negócios. O programa aproximou ainda mais os relacionamentos entre profissionais do mercado editorial global e possibilitou um rico networking para as casas brasileiras”, cita com satisfação. 

Fernanda também explica que os resultados da iniciativa excederam as expectativas. “Em 2020, ano no qual a Jornada aconteceu de maneira 100% online, tivemos a participação de 19 editoras, e os resultados foram de USD 133 mil em negócios. Tínhamos em mente que iríamos trazer resultados melhores, na casa dos USD 400 mil, mas com certeza chegar no valor de os USD 650 mil éuma grande conquista”, explica a gerente executiva. 

Vitor Tavares, presidente da CBL, também não poderia estar mais feliz com os resultados da jornada: “Essa edição nos trouxe excelentes frutos e reaqueceu ainda mais a retomada dos eventos e negócios presenciais. Também tivemos a honra de receber dez editoras portuguesas, país convidado de honra da Bienal, o que possibilitou uma aproximação ainda mais estreita entre o Brasil e Portugal”, encerra.

A Jornada Profissional

A edição de 2022 do programa selecionou um mix interessante de convidados, entre editores como Ricardo Sánchez-Riancho, da mexicana Textofilia Ediciones, que já publica obras brasileiras, até um jornalista. Leonard Porter Anderson III realizou uma cobertura inédita do evento para o veículo norte-americano Publishing Perspectives. Confira a lista completa de convidados que participaram da iniciativa clicando aqui.

A programação da jornada contou, também, com diversas mesas redondas, rodadas de negócios e visita técnica à FTD Educação e ao parque gráfico da editora. Destaque para o keynote da presidente da International Publishers Association (IPA), Boudor Al Qasimi, que falou sobre o International Sustainable Publishing and Industry Resilience Plan (InSPIRe), uma iniciativa da IPA para melhorar a cooperação em todo o espectro editorial, desde editores, livreiros e bibliotecas, até professores, empresas de tecnologia, reguladores e todos os demais.

Para saber detalhes da programação realizada durante o programa, clique aqui.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

 

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