Notícias

Brasil estará representado por 28 editoras na Feira do Livro de Frankfurt  

Brasil estará representado por 28 editoras na Feira do Livro de Frankfurt  

As editoras brasileiras já estão se preparando para participar do maior evento literário do mundo, a 70ª Feira do Livro de Frankfurt, que acontece de 10 a 14 de outubro de 2018.

O Brasil estará representado por 28 editoras, em um espaço de 176m², por meio do Brazilian Publishers (BP), projeto de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Os autores Bianca Santana, Geovani Martins e João Paulo Cuenca fazem parte da delegação brasileira de Frankfurt. Geovani vai participar da mesa “A Nova Literatura da América Latina” em 13 de outubro, às 14h (Horário de Frankfurt), e João Paulo marca presença em dois debates: ”Literatura Política”, que acontece em 11 de outubro, às 14h  (Horário de Frankfurt) e “Língua Portuguesa”, que ocorre em 13 de outubro, às 10h30 (Horário de Frankfurt).

“Quando Me Descobri Negra” (2015) é a publicação de maior destaque na carreira de Bianca e traz crônicas e relatos sobre racismo, gênero e raça.  “A repercussão tem sido muito boa. Os leitores me dizem que o livro é importante tanto para as pessoas que não são negras compreenderam o que é o racismo e as experiências que os negros vivenciam, quanto para as pessoas negras que se identificam com as narrativas presentes no livro”, explicou Bianca. A obra foi traduzida para o inglês e vai ser publicada na Nigéria. Durante o evento, a escritora vai participar de um debate com o tema “Escritoras da América Latina”, que ocorre dia 14 de outubro, às 15h (Horário de Frankfurt), e pretende contribuir para a expansão do conteúdo editorial brasileiro.

O estande coletivo brasileiro também contará com uma área reservada para exposição da Jabuteca, uma biblioteca formada por títulos brasileiros ganhadores do Prêmio Jabuti. A Jabuteca conta com o apoio da Suzano Papel e Celulose, que apresenta a edição 2018 do Prêmio Jabuti, para divulgar os premiados autores brasileiros na maior feira literária do mundo.

Além disso, serão realizados três matchmakings exclusivos para as editoras do Brazilian Publishers, sendo um deles com países da América Latina e dois com a China, proporcionando encontros de editores brasileiros com players de outros países.  A programação também inclui palestras, eventos, reuniões e o lançamento do catálogo de books and rights, com conteúdo das editoras apoiadas do Brazilian Publishers.

Na edição de 2017, foram fechados cerca de US$ 680 mil em exportação de direitos autorais e livros físicos com negociações durante o evento e para os próximos 12 meses. Este ano nossa expectativa é que atinjamos os US$ 650 mil, já que o mercado editorial brasileiro segue chamando a atenção internacional.

Das 28 editoras confirmadas, vinte e duas são apoiadas pelo Brazilian Publishers. Confira abaixo a lista, em ordem alfabética, das editoras que irão expor na 70ª Feira do Livro Internacional de Frankfurt:

Boitempo, Callis Editora, Cortez Editora, DSOP Financial Education, Edições Loyola, Editora Catarse, Editora Cuore, Editora da Universidade Federal do Pará – ed.ufpa, Editora IMEPH, Editora Melhoramentos, Editora Moderna/ Salamandra, Editora Unesp, FTD Educação, Girassol Brasil, Global Editora, Grupo A Educação, Grupo Companhia das Letras, Oficina Raquel, SENAI-SP Editora, SESI-SP Editora, Solisluna Editora, TODOLIVRO, Trilha Editorial, Ubook Editora e University of São Paulo Press.

 

 

Voltar
OKN Group