Bolonha: editores estimam fechar US$ 337 mil em negócios nos próximos 12 meses

19 de abril de 2017

Bolonha: editores estimam fechar US$ 337 mil em negócios nos próximos 12 meses

PublishNews, Leonardo Neto, 18/04/2017
Durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, cuja 54ª edição foi encerrada no último dia 6, 15 editoras brasileiras estiveram no estande coletivo do Brazilian Publishers (BP). Durante os dias do evento, as editoras participaram de 361 reuniões com empresas de 31 países e ainda de dois matchmakings, um com editores da América Latina e outro com editores dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Segundo estimativas do BP geradas a partir de declarações dos próprios participantes, essas reuniões e encontros redundarão em negócios na ordem de US$ 337 mil nos próximos 12 meses. A cifra está acima da meta estipulada pelo BP para esse ano, que foi de US$ 320 mil. No ano passado, a meta também foi superada. Antes da feira, o BP falava em US$ 300 mil, mas acabou fechando em US$ 470 mil em negócios nos 12 meses subsequentes ao evento.

"A queda na expectativa de negócios para os próximos 12 meses em relação a nossa participação no ano passado não é preocupante. Alteramos nossos principais mercados-alvo de atuação da Europa para América Latina e estamos focados também nos Emirados Árabes devido à homenagem que Sharjah [um dos emirados dos EAU] receberá na Bienal de São Paulo em 2018. Mudança e expectativa nem sempre são melhores amigas, mas estamos seguros de que o foco estratégico nesses mercados trará melhores frutos para o Brasil e para o mercado do livro no médio prazo", disse Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de relações internacionais da CBL e do Brazilian Publishers.