Notícias

A presença feminina na história brasileira – arte, literatura e educação

A presença feminina na história brasileira – arte, literatura e educação

Com curadoria de Rosane Pavam, o seminário “A presença feminina na história brasileira” trata do empoderamento em um viés literário, artístico e educacional com um time de mulheres que entendem do assunto.

O evento que começou ontem (6), é uma organização do Unibes Cultural.

Confira aqui as próximas palestras.
8/6

9h – O traço com sotaque: a charge de Hilde Weber. Com Andrea de Araujo Nogueira, historiadora, mestre em Artes Visuais e doutora em Ciências da Comunicação.

Conheça a múltipla artista Hilde Weber (1913-1994) que tratou a charge de modo singular, em sintonia com o cartoon, retratando o Brasil por mais de seis décadas de produção diária, sem nunca sofrer por falta de assunto. Precursora do trabalho feminino na imprensa, traçou de modo leve, irônico e sutil os conteúdos mais graves da vida.

11h – Condição Feminina no Brasil do Primeiro Reinado. Com Anna Paola Baptista, doutora em História Social e mestre em História da Arte.

Quando o pintor francês Jean-Baptiste Debret chegou ao Brasil, em 1816, surpreendeu-se com a ausência das senhoras livres e a profusão de escravas nas ruas do Rio de Janeiro. Saiba como as mulheres assumiram seus papeis em uma época de transição do Brasil colônia para nação independente.

Inscrições pelo e-mail inscricao@unibescultural.org.br

Mais informações: http://unibescultural.org.br/cursos/janela-para-o-conhecimento/presenca-feminina-historia-brasileira/88

 

Voltar
OKN Group