Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa lança catálogo com informações sobre obras selecionadas

Compartilhe:

16 de dezembro de 2021

Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa lança catálogo com informações sobre obras selecionadas

O Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa acaba de divulgar o catálogo “Capítulo Brasil”. O material, desenvolvido em português e inglês, reúne informações sobre os 175 títulos selecionados para o clube. 

A publicação digital, disponível gratuitamente nos sites dos parceiros do Clube de Leitura, é uma proposta do projeto para apoiar o trabalho dos educadores e bibliotecários, principais mediadores das leituras dos títulos junto às crianças e jovens.  

O Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY, e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Para o catálogo, o projeto contou com o apoio do Brazilian Publishers — programa de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro desenvolvido pela CBL em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Os livros apresentados no material foram todos publicados no Brasil, na língua portuguesa, no período entre primeiro de janeiro de 2016 e 30 de outubro de 2020. As obras são voltadas para crianças e jovens, de seis a doze anos, e funcionam como referência de leitura sobre os temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

A ilustração da capa do catálogo foi doada pelo autor da arte, Roger Mello, para a FNLIJ. Já o projeto gráfico foi assinado pelo estúdio Versalete. No material, os títulos são agrupados e apresentados por ODS. Ao final dos 17 capítulos, há, também, uma lista com os nomes dos escritores, dos ilustradores, dos tradutores e dos editores dos livros. 

O universo dos títulos que figuram no Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa se constituiu a partir dos inscritos no site da CBL, em uma plataforma criada especialmente para o projeto. De 1.111 títulos inscritos, 986 foram considerados aptos a participar.

A  FNLIJ/ IBBY Brasil, referência nacional e internacional pelo trabalho, pioneiro no Brasil, de valorização do livro infantil e juvenil de qualidade, foi a responsável pelo processo de seleção das obras. A leitura individual e a análise de cada livro, a troca de observações nos subgrupos e no grupo maior, se caracterizaram por um intenso engajamento dos especialistas na proposta do Clube de Leitura. 

A lista completa com os selecionados, além de aparecer no site do clube, também figura na página da ONU, como referência de leitura sobre os ODS.

De acordo com Vítor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro, o clube desperta curiosidade em crianças e adolescentes a conhecerem mais sobre os ODS, e ampliarem seu repertório de leitura. “Os títulos do clube são  incríveis e compõem uma coletânea completa. É com orgulho que lançamos esse catálogo e divulgamos com mais força a literatura brasileira”, completa Vitor.

“Com esse catálogo teremos maior facilidade para  disseminar as obras  com bibliotecas a fim de contribuir para a formação de cidadãos capazes de viver em uma sociedade alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mesmo depois de 2030”, conta Jorge Moisés do Prado, Presidente da FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições).

Elizabeth Serra, secretária geral da FNLIJ, acrescenta: "A literatura, como todas as artes, é vetor de mudança, a qual todos têm direito de conhecer e dela usufruir. O Brasil é extremamente rico em literatura e esse trabalho renderá frutos maravilhosos, não só para o país, mas para o mundo”.

O catálogo está disponível em inglês e português no site do Clube de Leitura ODS e, também, nos sites da CBL, FNLIJ, Febab e do Brazilian Publishers.

 

Confira aqui o catálogo em português.

Confira aqui o catálogo em inglês.

 

Sobre o Clube de Leitura ODS

É um projeto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA), e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS). Seu objetivo é usar livros como ferramenta que incentiva crianças entre seis e 12 anos a interagirem com os princípios dos ODS. Como? Por meio da divulgação de uma lista de obras de várias partes do mundo e que abordam temas ligados aos ODS. 

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais