Um case de sucesso – 35 anos Grupo Scortecci

Compartilhe:

15 de agosto de 2017

Um case de sucesso – 35 anos Grupo Scortecci

por João Scortecci

Nasci em Fortaleza, Ceará, em 1956. Moro em São Paulo, capital, desde 1972. Fiz minha estreia literária em 1973, na Revista Poetação (FAU/USP) com a poesia Mulher de Rua. Fui membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, de 1997 até 2006, Diretor da União Brasileira de Escritores, em três gestões, Diretor Adjunto e Vice Presidente da Câmara Brasileira do Livro, em três gestões.

Sou Diretor-Presidente do Grupo Scortecci, Diretor do Espaço Scortecci, Diretor Editorial da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Membro do Conselho Editorial da Revista Abigraf, Editor do Portal Amigos do Livro e docente da Escola do Escritor.

Recebi como autor os prêmios literários: Prêmio Sesquicentenário da Independência (1972) e Prêmio Itajaí de Poesia, com o livro O Eu de Mim (1982) e como editor os prêmios Jabuti, APCA, Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras e PEN clube.
Tenho doze livros publicados, que somam mais de 40 edições, com destaque para as obras: A Morte e o Corpo, O Eu de Mim, Água e Sal, Na Linha do Cerol, A Maçã que Guardo na Boca, Guia do Profissional do Livro (coautoria com Maria Esther Mendes Perfetti), e os livros infanto-juvenis O Touro de Ouro, O Peixe Voador, A Pulga Elétrica e As Aventuras de Olga Wap.
As raízes da Scortecci estão no Poeco, grupo literário que nasceu em 1978, dentro da Universidade Mackenzie, em São Paulo. O grupo publicou quadro antologias, de nome ENSAIOS, livros individuais e coletivos, num total de 41 títulos. São dessa época são os livros Memória Interior (individual), Relógio de Sol e Papel Arroz (coautoria). Com o término do período universitário o grupo encerrou suas atividades. Na época fui o único interessado em continuar profissionalmente no negócio do livro, publicando antologias, livros de novos autores e organizando concurso e prêmios literários.

Em 1982 encerrei as atividades do Poeco, pedi demissão de Gerente Comercial da FK Equipamentos e em uma sexta-feira, no dia 13 de agosto de 1982, abri a Scortecci Editora, hoje Grupo Editorial Scortecci, com 9 mil títulos em primeira edição, 5 selos editorias, gráfica própria com tecnologia digital de ponta, livraria, central de logística, 11 sites da internet, 2 plataformas de serviços para autopublicação, espaço para eventos, lançamentos de livro, cursos, palestras e oficinais literárias.

A Scortecci em sua história conserva os mesmos objetivos e propósitos desde a sua fundação em 1982: publicar livros, organizar e apoiar concursos e prêmios literários, realizar recitais e eventos culturais, editar e coordenar antologias de novos talentos, desenvolver o mercado literário através de cursos, palestras e oficinas, trabalhar pela formação de bibliotecas e fomentar o hábito da leitura.

Viver é fazer da vida um poema sem-fim.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais