Prêmio Jabuti recebe Troféu HQMIX

11 de setembro de 2018

Prêmio Jabuti recebe Troféu HQMIX

O Prêmio Jabuti foi anunciado como vencedor da categoria Grande Contribuição do Troféu HQMIX, o Óscar dos quadrinhos, na edição de 2018. O presidente da CBL, Luís Antonio Torelli, já confirmou presença na cerimônia de premiação, marcada para 16 de setembro, no Sesc Pompéia, em São Paulo.

Em 2017, as Histórias em Quadrinhos ganharam uma categoria exclusiva no Prêmio Jabuti, que permanece na edição atual, dentro do Eixo Literatura. “No ano que o Jabuti comemora sua 60ª edição, o reconhecimento dentro de uma premiação dedicada às histórias em quadrinhos mostra que estamos no caminho certo. As HQs constituem um importante gênero literário, que está em constante renovação e crescimento, sendo muitas vezes a porta de entrada para o universo da leitura. Estamos muito felizes com esse troféu e pelo reconhecimento conferido pelo HQMIX”, comenta Torelli.

"O Jabuti é o maior prêmio de literatura de nosso País. Quando abre essa honraria para a linguagem de quadrinhos valoriza toda uma área de profissionais entre editores, artistas gráficos e roteiristas que atingem cerca de vinte milhões de leitores. O destaque de 2017, lembrado pelos profissionais de todo o Brasil, para GRANDE CONTRIBUIÇÃO para as histórias em quadrinhos foi merecido e com louvor", comentam Jal e Gualberto Costa, criadores do Troféu HQMIX.

O Jabuti, o mais abrangente prêmio literário do País, valoriza, desde sua criação, todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Neste ano, criou a categoria “Formação de Novos Leitores” com o intuito de reconhecer e dar visibilidade às ações de incentivo à leitura e, dentro do processo de democratização e inclusão, ofereceu inscrições com valores mais acessíveis para os autores independentes.  Os ganhadores do Prêmio Jabuti serão conhecidos em 8 de novembro.