Nós de língua

3 de maio de 2019

Nós de língua

Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa - CPCLP, coordenada pela Câmara Brasileira do Livro, organiza a ação Nós de Língua

Coordenada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa - CPCLP promove a ação Nós de língua com agentes de promoção da língua portuguesa.

Com intuito de somar esforços com outros grupos que atuam nessa direção, o objetivo do evento é envolver não apenas a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, mas entidades culturais de outros países que representam agremiações de falantes do português.

O resultado dessas interligações é um pequeno audiovisual que dá voz a alguns desses profissionais da língua portuguesa. Colaboraram com o vídeo Nós de Língua: Museu da Língua Portuguesa, Revista Pessoa, Printemps Littéraires Brésilien, Kuvanunga - Moçambique, Elo Europeu de Educadores de Português como Língua de Herança, Centro Cultural Brasil-Angola, Consulado Geral de Portugal em São Paulo e Consulado Geral de Cabo Verde em São Paulo e Edições Sesc São Paulo. O audiovisual será veiculado no dia mundial da língua portuguesa, dia de 5 de maio como parte das comemorações.

Assim como a CPLP, a Câmara Brasileira do Livro trabalha para o fortalecimento da língua portuguesa, por meio da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa – CPCLP. A Comissão foi instituída em 2015, em três pilares: a valorização da Língua Portuguesa no Brasil; a internacionalização do nosso conhecimento, da nossa literatura e da nossa cultura, em especial nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); e a aproximação da CBL aos demais segmentos da economia criativa brasileira.

Participam do encontro Carlos Moura Carvalho (....)  e Francis Manzoni, mestre em história pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), doutor em história pelaPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com passagem pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, na França.  Atuou na área de literatura e bibliotecas do Sesc São Paulo e, atualmente, é editor nas Edições Sesc e coordenador da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL.