Câmara Brasileira do Livro lamenta o falecimento de José Xavier Cortez

Compartilhe:

24 de setembro de 2021

Câmara Brasileira do Livro lamenta o falecimento de José Xavier Cortez

É com muita tristeza que a Câmara Brasileira do Livro recebe a notícia do falecimento de José Xavier Cortez (1936-2021). Amigo dos livros, defendeu com paixão e esmero as causas dos direitos autorais e da disseminação da leitura no Brasil.

Cortez, como era conhecido pelos amigos do mercado editorial, além de fundar a Editora que leva seu nome, também foi diretor da CBL durante os anos de 1999 e 2003. Em sua passagem pela Câmara, esbanjou carisma, colecionou amigos e deu continuidade ao trabalho que transformou o setor. Como presidente da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, Cortez liderou uma pauta que nos é muito cara: a da defesa dos direitos autorais no Brasil.

Seu comprometimento e legado levaram ideias potentes às prateleiras de livrarias do Brasil inteiro. Ideias essas fundamentais para a formação de nossa nação, e luta pelas desigualdades sociais em nosso país.

O menino de 17 anos que saiu do sertão nordestino dedicou mais de 50 anos aos livros e à leitura. Em 2018, a CBL homenageou tal legado durante a Festa de Confraternização de Editores e Livreiros. Um momento que guardamos em nossas memórias e temos muito orgulho de fazer parte de nossa história.

Além de um legado sem igual, Cortez deixa saudades. Foi homem íntegro e muito querido por todos os amigos e profissionais do mercado editorial brasileiro.

Neste momento de luto, nossos pensamentos estão com seus familiares. Deixamos aqui nossos sentimentos e desejamos força e resiliência neste momento.

 

Informações da cerimônia de despedida:

Dia 25/09
Das 9h às 12h

Velório Ossel
Av Goiás, 459
São Caetano do Sul

(10 minutos - Crematório Vila Alpina)

Em virtude da pandemia, só podem 20 pessoas (poderá ser feito revezamento)

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais