Brasil participa da Feira do Livro de Frankfurt 2020 com extensa programação digital

Compartilhe:

8 de outubro de 2020

Brasil participa da Feira do Livro de Frankfurt 2020 com extensa programação digital

O país marca presença na versão virtual do evento em encontros de negócios, e também debatendo questões fundamentais sobre a literatura brasileira, suas bases e contextos. Confira os detalhes!

Há anos, o Brasil marca presença em um dos eventos mais importantes do mercado editorial, a Feira do Livro de Frankfurt. Essas ações são desenvolvidas pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Na edição 2020, que acontece de 14 a 18 de outubro por meio da plataforma digital da feira, o Brasil terá uma programação que leva ao público questões fundamentais sobre a literatura brasileira, suas bases e contextos. A delegação brasileira também participa dos espaços de matchmaking organizados pelo evento.

“O intercâmbio entre países em eventos internacionais como a Feira do Livro de Frankfurt fortalece o mercado como um todo. Editoras, escritores e leitores se encontram, e aumentam a diversidade de leituras e culturas pelo mundo. Além disso, essa é uma oportunidade de fazer negócios com diversos países”, analisa Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Projeto Brazilian Publishers.

Rodas de conversas ao vivo

O Brazilian Publishers promove uma série de encontros online e ao vivo sobre os mais diversos temas. Os bate-papos acontecem de 13 a 17 de outubro, sempre às 11h (horário de Brasília) e pelo Zoom. Confira os detalhes abaixo e clique aqui para se inscrever.

 

Webinar: São Paulo Capital Mundial do Livro 2022

Quando: 13 de outubro às 11h

Link para inscrição:

https://zoom.us/webinar/register/WN_dw2o0dFTSyeiR2RRvFFccg

O debate aborda os motivos pelos quais a maior cidade da América Latina merece o título da Unesco, e a importância desse reconhecimento não apenas para São Paulo, mas para a literatura brasileira.

Participante: Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Secretário Executivo de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo

Mediação: Fernanda Garcia, Diretora Executiva da CBL

 

Webinar: Histórias em quadrinhos, mangás e ilustrações – literatura onde o texto não é o principal

Quando: 14 de outubro às 11h

Link para inscrição:

https://zoom.us/webinar/register/WN_9UgHMSX5R4eKcGAt9U_EwA

Ilustradores brasileiros falam sobre seus trabalhos e o desafio de produzir literatura onde o texto não é o principal elemento. Eles ainda analisam o crescente mercado de HQ no Brasil.

Participantes: Fido Nesti e Eloar Guazzelli, ilustradores

Mediação: Rodrigo de Faria e Silva, escritor e editor

 

Webinar: Machado de Assis e os diversos aspectos de sua literatura

Quando: 15 de outubro às 11h

Link para inscrição:

https://zoom.us/webinar/register/WN_1SiCTtb6RTivux4Mbq4x9Q

 

O especialista na literatura de Machado de Assis, Helio Seixas, conversa com Flora Thomson-Deveaux, responsável pela recente tradução de "Póstumas de Brás Cubas”. A obra foi publicada pela Penguin nos Estados Unidos e ficou esgotada no segundo dia de lançamento. A mesa também aborda negritude de Machado em sua literatura e os desafios da tradução.

Participantes: Helio Seixas, especialista na literatura de Machado de Assis, e Flora Thomson-Deveaux, tradutora

Mediação: José Almeida Júnior, escritor e defensor público do Distrito Federal

 

Webinar: Parceria entre ilustrador e escritor nos livros infantis

Quando: 16 de outubro às 11h

Link para inscrição:

https://zoom.us/webinar/register/WN_0GM6W-m6Qoqwb1KrGY-bOg

Duas duplas de escritores e ilustradores batem um papo sobre esta importante parceria no universo dos livros infanto-juvenis.

Participantes: Sandra Javera, Tino Freitas, Eliandro Rocha e Thiago Lopes

Mediação: Isabel Coelho, publisher na FTD Educação

 

Webinar: Literatura indígena no Brasil

Quando: 17 de outubro às 11h

Link para inscrição: 

https://zoom.us/webinar/register/WN_lvMklzNZSKWLdHO0VPxOfQ

O escritor Daniel Munduruku e o Ilustrador Maurício Negro debatem a representatividade da literatura indígena brasileira e sua importância em tempos atuais.

Participantes: Daniel Munduruku, escritor, e Maurício Negro, ilustrador

Moderadora: Rita Carelli, atriz, escritora e diretora

 

Brasil na Bookfest Online

No dia 17 de outubro, das 5h às 17h (horário de Brasília) possível acompanhar a transmissão das ações da Bookfest Online. O Brasil participa do espaço com boas conversas entre autores e escritores. Em um primeiro momento, Paulo Scott e Jarid Arraes falam sobre poesia, literatura e cores. Em outra mesa, Socorro Acioli e Emilio Fraia contam um pouco sobre seus trabalhos e sobre literatura contemporânea no Brasil.

Para finalizar de um jeito bem brasileiro, o "Momento Caipirinha" reúne o mixologista Paulo Ravelli e o escritor de gastronomia brasileira Breno Lerner. Lerner traz a história da caipirinha e Ravelli ensina a receita em detalhes. Para acompanhar, os músicos Gian Correa e Henrique Araújo tocam "Noites Cariocas”, de Jacob do Bandolim.

 

No dia 15 de outubro, às 14h (horário de Brasília), Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL) participa de um painel no Publishing Perspectives Talks. O papo é mediado por Porter Anderson e fala sobre programas coletivos de direitos no mercado editorial, reunindo representantes de outros países.

Clique aqui e confira a programação de webinars do Brazilian Publishers: https://linktr.ee/brazilianpublishers.

Confira a programação completa do evento clicando aqui.

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

O Brazilian Publishers criou uma playlist especial para acompanhar momentos de leitura. Clique aqui e confira!

 

 

 

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais