Panorama CBL 2017 - por Luís Antonio Torelli

Compartilhe:

19 de dezembro de 2017

Panorama CBL 2017 - por Luís Antonio Torelli

Caros colegas,

Ao final de mais um ano, permeado de desafios, é preciso vislumbrar o futuro, que nos exige imensas responsabilidades. Temos muito a fazer pelo livro, na sequência do muito que já foi realizado.

Sabemos da importância em investir na cultura para o desenvolvimento do povo brasileiro. Trabalhamos firmemente nas ações políticas em defesa do nosso mercado, sempre com a meta de ampliação das oportunidades para o livro e a leitura.

A CBL monitora mais de 500 projetos de lei no Congresso Nacional. Foram diversas idas à Brasília para tratar de assuntos pertinentes do setor, como o PNLE – (Política Nacional de Leitura e Escrita) que está em reta final para ser aprovado na comissão de Constituição e Justiça e depois seguirá para sansão presidencial.

Destaco também que os projetos prejudiciais ao setor foram fortemente combatidos e tiveram resultados satisfatórios.

Com o Ministério da Educação, fizemos diversas reuniões para pressionar o governo a cumprir seu papel junto ao estado, adquirindo mais livros aos nossos estudantes e nossas bibliotecas.

Ainda não atingimos nossa meta sobre a compra de livros, mas a batalha continua em 2018. Um mercado sólido e forte, com políticas claras, significa mais oportunidade de acesso à cultura a milhões de brasileiros.

E para tudo isso, somos intransigentes na defesa dos valores fundamentais do nosso setor e das sociedades democráticas: a liberdade de pensamento e de ideias e a valorização da nossa cultura. A CBL busca constantemente que suas posições e atitudes possam refletir essas nossas crenças.

Este ano foi marcado por muitos êxitos para nosso setor e para a CBL. Foram importantes conquistas em prol da leitura e do livro.

Também quero destacar algumas ações onde empenhamos grandes esforços: Trabalhamos muito para o estímulo ao livro, ampliando o apoio em feiras e eventos literários em todo o Brasil.

Em outubro lançamos a 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, inovadora e vitoriosa – é assim que a consagramos. Promovemos mudanças importantes, sempre buscando o aperfeiçoamento e adequação às transformações do mercado.

O desafio é grande, mas estamos trabalhando firmemente para que o maior evento literário da América Latina seja um sucesso de público e de vendas.

Não podemos deixar de mencionar nossa atuação internacional. Entre as iniciativas do Brazilian Publishers, uma parceria da CBL com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) destaca-se o fomento à participação das editoras em diversas feiras internacionais, para alavancar a participação global do conteúdo editorial brasileiro.

Participamos das principais feiras internacionais - Bolonha, Frankfurt, Guadalajara, Medelin e Sharjah, além das rodadas de negócios realizadas na CBL com editores da China, dos Emirados Árabes e com os editores vencedores da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior do Prêmio Jabuti.

Esta atuação nos permite acompanhar o que tem acontecido mundo afora com o mercado editorial e livreiro, e, também, avaliar iniciativas e práticas internacionais que nos dão subsídios para pensar em soluções para nossas questões nacionais.

Fechamos nosso calendário de grandes eventos em 2017 com o Prêmio Jabuti; prova incontestável da qualidade do livro brasileiro, de nossos autores, todos os profissionais que participam de sua produção, editoras e empresários do setor.

É preciso enfatizar, ainda, o êxito do Prêmio Jabuti, no qual incluímos algumas boas novidades, somadas à sua alta credibilidade e inigualável prestígio.

Ao término deste ano, as palavras que quero dizer neste momento são de agradecimento.
Enalteço o excelente trabalho e profissionalismo dos colaboradores da CBL, agradeço o empenho dos diretores e a dedicação dos vice-presidentes Hubert Alqueres, Luciano Monteiro e Vitor Tavares e da diretora executiva Fernanda Garcia. Com o comprometimento de toda esta equipe, conseguimos atingir nossas realizações ao longo do ano.

Agradeço também aos associados da CBL, ao mercado editorial e a todos os nossos parceiros pela confiança depositada.

Em 2018 vem aí mais uma edição da 25ª Bienal Internacional do Livro de SP. A Bienal é o espaço ideal para comemorar vitórias e compartilhar da alegria em favor do livro e da leitura.

O livro e a leitura são a nossa causa! Que sejamos vitoriosos na sua defesa e fomento!

Muita saúde, paz, alegria e realizações para todos vocês e suas famílias neste Natal e no novo ano!

Muito obrigado!

Luís Antonio Torelli
Presidente da Câmara Brasileira do Livro

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais