Câmara Brasileira do Livro confirma participação do Brasil na 54ª Feira do Livro Infantil de Bolonha

27 de março de 2017

O país estará representado por 15 editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers e pretende

conquistar US$ 320 mil em novos negócios

De 3 a 6 de abril, acontece a 54ª Feira do Livro Infantil de Bolonha, considerado o evento de negócios mais importante para o setor nos segmentos infantil e juvenil. Como nas últimas edições, o Brasil estará representado pelo Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Para representar o país, um estande de 96m² do Brazilian Publishers contará com a presença de 15 editoras reconhecidas pela sua atuação no mercado infanto-juvenil. São elas: Autêntica, Bom Jesus, Callis, Companhia das Letras, Cortez, Cria, Editora do Brasil, Escala, FTD, Girassol, IMEPH, Melhoramentos, Sesi/Senai e Todolivro. “Já somos reconhecidos no exterior pela nossa produção infanto-juvenil, mas é preciso seguirmos investindo para alcançarmos cada vez mais o mercado internacional, marcando presença em eventos tão relevantes quanto a Feira de Bolonha”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

O retorno positivo conquistado nas feiras de Frankfurt e Guadalajara, que geraram bons resultados com a exportação de direitos autorais e livros físicos, reforça as grandes expectativas das editoras para Bolonha. “A Feira de Bolonha é um evento extremamente importante para o mercado Brasileiro uma vez que possuímos forte produção editorial infantil, grandes ilustradores e uma paleta de cores que encanta o mundo. Assim como nas outras edições, queremos trazer um ótimo resultado em negociações com outros países. Nossa expectativa para essa edição é conquistar 320 mil dólares em volume de negócios”, destaca o gerente de Relações Internacionais da CBL, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Além da participação na feira, o Brasil poderá conquistar um grande prêmio, recebido uma única vez, em 2013, pela Cosac Naify. Fruto do reconhecimento por seu trabalho, a Companhia das Letras – editora apoiada pelo Brazilian Publishers - concorre esse ano ao prêmio de melhor editora de livros infantis em Bolonha, o Bologna Prize Best Children´s Publishers of the Year. A editora concorre com a Babel Libros (Colômbia), Ediciones El Naranjo (México), Fondo de Cultura Económica (México) e Tecolote (México).