Metabooks é patrocinadora do 15º Salão de Negócios - maior evento do mercado editorial promovido pela ABDL

14 de fevereiro de 2017

A Metabooks, plataforma unificada de metadados do mercado brasileiro é patrocinadora do 15º Salão de Negócios - maior evento de canais alternativos de vendas para os livreiros, focado exclusivamente no mercado editorial e no setor de venda direta de livros, organizado pela Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL).

A Metabooks é uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em sociedade com a MVB e a Feira do Livro de Frankfurt, com a proposta de trazer soluções para editoras e distribuidores de todo Brasil no que tange a unificar o envio e recebimento dos metadados - informações que caracterizam e identificam um título e o acompanham por toda a cadeia do livro – detalhes que são fundamentais para potencializar as vendas. “A Metabooks é mais uma iniciativa de buscarmos na inovação soluções modernas para melhorar o negócio. Estamos na fase final de testes da customização e em breve iniciaremos a carga de dados no sistema, destaca Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.

Especialmente desenvolvida para o mercado brasileiro com base na experiência de sucesso da Alemanha, segundo maior mercado do mundo, a Metabooks quer proporcionar às  editoras nacionais um modelo de sistema que atue de forma padronizada, controle de qualidade e um robusto banco de dados. “O diferencial deste recurso será a gestão da qualidade dos dados e temos como expectativa colocar o sistema para operação a partir de junho deste ano”, completa.

Na ocasião, a CBL, por meio de seu presidente, Luís Antonio Torelli e o CEO da Metabooks Brasil, Ricardo Costa estarão presentes de 13 a 17 de fevereiro no Salão de Negócios para explicar aos presentes os benefícios e o funcionamento da plataforma. A metabooks também vai sortear duas assinaturas de 2 anos para as editoras que estiverem  participando das conferências.

Sobre a CBL

Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade. A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completa 70 anos.

Sobre a ABDL

A ABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro), fundada em 27 de outubro de 1987, é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega o setor chamado porta a porta, ou venda direta. A entidade também fomenta a venda de livro dentro de nossa cadeia produtiva, ou seja, entre os editores, atacadistas e credenciados. O canal de distribuição de livro porta a porta representa um importante segmento que viabiliza o acesso a bens culturais em metrópoles e em regiões distantes dos centros de produção, é se mantém em crescimento continuo ano após ano.