Brasil escreve em Londres mais um capítulo da promoção e intercâmbio internacional do livro

10 de abril de 2018

Oito editoras brasileiras apoiadas pelo Brazilian Publishers estão na London Book Fair, um dos eventos do mercado mais importantes do mundo. Parceria da Câmara Brasileira do Livro com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o objetivo do projeto é fomentar negócios internacionais da indústria editorial brasileiro, levando editoras, autores e livros brasileiros ao exterior.

Entre hoje (10) e quinta (12), os editores brasileiros contam um espaço reservado para suas reuniões de negócios e participarão do International Rights Centre, uma grande oportunidade para venda de direitos autorais, oferecendo aos agentes, distribuidores e editores a possibilidade de fazer novos contatos e fortalecer relacionamentos.

Além disso, os profissionais do mercado editorial brasileiro têm acesso à Quantum, uma conferência global que aborda o mercado atual. Os temas incluem tendências e táticas publicitárias, novas audiências e modelos empresariais e de áudio.

Em mais uma ação para apresentar a produção editorial brasileira no exterior, o autor João Anzanello Carrascoza está na programação oficial do evento a convite da CBL e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

“Seja participando em mesa de debates, entrevistas, lançamento de livro, a presença de escritores brasileiros em feiras de livro internacionais, como a de Londres, é sempre uma oportunidade de divulgar a literatura nacional, clássica e contemporânea, e partilhar com os diversos públicos as singularidades da nossa língua e a riqueza de nosso universo literário”, ressaltou Carrascoza.

“A participação dos editores do Brazilian Publishers na London Book Fair é um importante passo não apenas para nossos negócios com o mercado de língua inglesa, mas para inserção do Brasil nas principais tendências do mercado editorial global”, destaca Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de Relação Internacionais da CBL.

Karine Pansa e Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes apresentaram hoje (10),  dados sobre o mercado editorial brasileiro para editores ingleses interessados em fazer negócios com empresas brasileiras na Export Thectre.

Conheça as editoras que estão na Feira de Londres 2018: Karine Pansa-Girassol Brasil, Rodrigo Pereira Lopes de Faria e Silva- SESI-SP, Lucinda Azevedo - IMEPH, Henrique Farinha- Évora, Cintia Marques- Letras do Pensamento, Anderson Santos- UBOOK, Carla Fontana- Edusp, Donaldo Buchweitz- Ciranda Cultural.

“A CBL, por meio da missão em parceria com a Apex-Brasil, da divulgação permanente do livro brasileiro e da intensificação dos contatos com instituições de outros países que vêm sendo feita, espera contribuir para que se repita em Londres o sucesso que a participação brasileira tem obtido em todos os eventos internacionais do setor”, enfatiza Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.