Os holofotes se voltam para livros infantis brasileiros e portugueses que tratam de sustentabilidade e igualdade por meio do Clube de Leitura ODS da ONU

Compartilhe:

23 de setembro de 2020

Os holofotes se voltam para livros infantis brasileiros e portugueses que tratam de sustentabilidade e igualdade por meio do Clube de Leitura ODS da ONU

A Semana dos Objetivos Globais vê as entidades do mercado editorial do Brasil e de Portugal unidas e comprometidas com o Clube de Leitura relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com um acervo de livros infantis em língua portuguesa sobre os diferentes objetivos para as crianças.

Vitor Tavares, Presidente da CBL, disse: Há muitos livros excelentes em português que tratam dos diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Eles podem ensinar as crianças sobre os desafios atuais e, talvez, nos ajudem a atingir os objetivos até 2030.

Amir Piedade
, Presidente da FNLIJ (seção brasileira do IBBY): Parte da missão do IBBY é promover o entendimento internacional unindo crianças e livros. Quer jeito melhor de fazer isso do que por meio do Clube de Leitura ODS? Estamos muito felizes por fazer parte deste projeto.

Adriana Ferrari, Vice-Presidente da FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições): Precisamos de toda a sociedade para atingir os ODS. Fico feliz em saber que as bibliotecas são parceiras estratégicas deste projeto, e o Clube de Leitura ODS será uma poderosa ferramenta para explicar e promover a agenda ODS.

Bruno Duarte Eiras, Diretor dos Serviços de Bibliotecas (DGLAB Portugal), disse: Os livros têm o poder de nos ajudar a entender o mundo à nossa volta e nós mesmos. Estamos muito animados em fazer parte do Clube de Leitura ODS da ONU para trazer estes objetivos às crianças que falam português.  

Pedro Sobral, Diretor Geral da Leya e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros: Esperamos que o Clube de Leitura ODS da ONU ofereça recursos fantásticos aos pais, professores e bibliotecas, para que estes comecem a conversar com as crianças sobre os temas relacionados à sustentabilidade.

Sherri Aldis, Diretora das Publicações da ONU: estamos muito entusiasmados em ver a expansão do Clube de Leitura ODS, fazendo com que os livros em língua portuguesa sejam descobertos por milhões de crianças no mundo todo e que estes ensinem sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o que nós podemos fazer para alcançá-los.

O clube em língua portuguesa segue os recentes lançamentos de clubes na Noruega e na Indonésia. A comunidade editorial mundial, por meio da IPA, apoia os ODS como sendo um investimento em futuras gerações de líderes, inovadores e agentes de transformação.
Os membros fundadores do Clube de Leitura em língua portuguesa são:

- APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros;

- CBL - Câmara Brasileira do Livro;

- FEBAB - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições;

-  FNLIJ - Seção Brasileira do IBBY;

- DGLAB - Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Organizações interessadas em fazer parte da iniciativa estão convidadas a entrar em contato:

No Brasil: Lis Ribeiro - lisribeiro@cbl.org.br

Em Portugal: Bruno Duarte Eiras: bruno.eiras@dglab.gov.pt

 

Sobre o Clube de Leitura ODS

O Clube de Leitura relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas foi lançado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em 2019. Seu objetivo é usar os livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de uma lista de livros de várias partes do mundo. Essas obras foram selecionadas de acordo com os 17 ODS, e estão disponíveis nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

https://www.un.org/sustainabledevelopment/sdgbookclub/

 


Sobre o Clube de Leitura em Língua Portuguesa

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), se uniram para viabilizar o projeto Clube de Leitura com temáticas ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) em Língua Portuguesa. Este clube irá reunir obras brasileiras infantis e juvenis abordem essas temáticas. Os títulos vão estar disponíveis na plataforma da ONU, que já conta com livros de diversos países e idiomas.

A CBL está trabalhando para lançar uma plataforma onde será possível inscrever as obras brasileiras e a FNLIJ será a responsável pela seleção dos títulos e a FEBAB vai dar todo apoio relacionado às bibliotecas públicas. Estar nesta lista é interessante porque, além contribuir para a formação de crianças e jovens sobre temas tão importantes, essa é uma oportunidade de fazer com que esses livros se tornem referências bibliográficas em escolas públicas e particulares, com a chancela da ONU. O lançamento deste Clube de Leitura em Língua Portuguesa acontecerá na Feira do Livro de Bolonha em 2021.

Com o projeto, o Brasil passa a integrar um movimento global chamado SDG Book Club, desenvolvido pela ONU com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA). Essa iniciativa tem a missão de disseminar os conteúdos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre crianças e jovens de todo o mundo por meio do acesso a livros e à literatura. A ONU espera alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável e transformar o mundo para melhor até 2030.

Karine Pansa, diretora da CBL, entrevistou Vitor Tavares, Amir Piedade e Adriana Ferrari para falar sobre o projeto. Confira aqui o vídeo.

 

 

Sobre os ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados por líderes mundiais na histórica Cúpula das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. Englobando assuntos que vão de saúde a igualdade de gêneros e educação, os Objetivos mobilizam esforços ao redor do mundo para erradicar todas as formas de pobreza, combater desigualdades e lidar com mudanças climáticas, garantindo que ninguém seja esquecido.


Sobre a semana dos objetivos globais 2020

A Semana dos Objetivos Globais (18 - 26 setembro, com um calendário expandido por todo o mês de setembro e início de outubro) será realizada neste ano de modo virtual, em um momento decisivo para a recuperação das pessoas e do planeta. A semana foi projetada para reunir desde líderes até cidadãs e cidadãos comuns a fim de acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - também conhecidos como Objetivos Globais - na medida em que a COVID-19 ameaça reverter décadas de progresso.

A Organização das Nações Unidas (ONU) reunirá líderes mundiais para a 75ª sessão da Assembleia Geral da ONU, por meio de uma combinação de representações presenciais e virtuais. Neste ano, a histórica Assembleia Geral não marcará apenas o 75º aniversário da ONU, mas também os cinco anos de adoção dos Objetivos Globais por 193 países no dia 25 de setembro.

Para mais informações: www: https://globalgoalsweek.org/

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais