59º Prêmio Jabuti abre inscrições

Compartilhe:

18 de maio de 2017

59º Prêmio Jabuti abre inscrições

Livros publicados em primeira edição, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016,
poderão ser inscritos no prêmio até 18 de julho de 2017

 

O 59º Prêmio Jabuti, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), está com as inscrições abertas. O mais tradicional e prestigiado prêmio do livro brasileiro conta com 29 categorias, incluindo as duas novas anunciadas no início do mês: “História em Quadrinhos” e “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”. Podem ser inscritas, até o dia 18 de julho, obras publicadas em primeira edição, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016. As inscrições devem ser feitas pelo http://premiojabuti.com.br/.

Durante o biênio 2017/2018, o prêmio traz Luiz Armando Bagolin como curador. Consagrado acadêmico da Universidade de São Paulo e responsável pela direção da Biblioteca Mário de Andrade entre 2013 e 2016, Bagolin chega para trazer uma visão atual e assumir novos desafios com o Jabuti.

“Histórias em Quadrinhos”, que anteriormente era contemplada por “Adaptação”, passa a ter uma categoria dedicada exclusivamente a ela. Poderão ser premiados livros compostos por histórias originais ou adaptadas, contadas por meio de desenhos sequenciais, definidas pela união de cor, mensagem e imagem. Por conta de sua criação, a categoria “Adaptação” deixa de aceitar histórias em quadrinhos.

“Livro Brasileiro Publicado no Exterior”, categoria apoiada pelo Brazilian Publishers - projeto da Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vem para dar visibilidade à produção editorial brasileira que é produzida no exterior. Poderão ser inscritos livros de autor(es) brasileiro(s) nato(s)/naturalizado(s) publicados no exterior em primeira edição no período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016, em qualquer gênero, ficção ou não ficção.

As 29 categorias contempladas são: Adaptação; Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia; Capa; Biografia; Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Comunicação; Contos e Crônicas; Didático e Paradidático; Direito; Educação e Pedagogia; Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer; Engenharias, Tecnologias e Informática; Gastronomia; História em Quadrinhos; Ilustração; Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Infantil; Infantil Digital; Juvenil; Livro Brasileiro Publicado no Exterior; Poesia; Projeto Gráfico; Psicologia, Psicanálise e Comportamento; Reportagem e Documentário; Romance; Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas; e, Tradução.

Confira o regulamento no site:
http://premiojabuti.com.br/wp-content/uploads/2017/05/59-premio-jabuti-regulamento-2017.pdf

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais